FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Veja como funciona o data logger do Chevrolet Corvette Stingray


Com a popularização dos track days, cada vez mais os data loggers (aqueles dispositivos que analisam e exibem os dados de performance do carro em movimento) se popularizam, como o Vbox da RaceLogic. Além disso, nunca se vendeu tantas câmeras GoPro como hoje. Sabendo disso, a Chevrolet se adiantou e incluiu um datalogger com câmera de fábrica no Corvette C7. Sweet!

O sistema opcional Performance Data Recorder poderá ser selecionado na hora da encomenda para os carros modelo 2015. O sistema foi projetado pela Cosworth, e inclui uma câmera frontal que registra imagens em HD (720p) e as exibe em tempo real na tela sensível ao toque no painel.

Mas a parte mais legal são os dados. Desenvolvido especialmente para direção em pista, o datalogger mostra dados como as rotações do motor, o ângulo de esterçamento, velocidade, a marcha atual e até uma miniatura do circuito, além dos tempos de volta.

O sistema é formado por uma câmera, que grava o vídeo e o áudio em um cartão SD instalado porta-luvas, e no sistema de captura por telemetria. A câmera fica posicionada na parte superior do para-brisa, no suporte do espelho retrovisor. O sistema de captura coleta dados de um receptor de GPS dedicado — que se atualiza com uma frequência cinco vezes maior do que a de um GPS comum —, e exibe tudo, em tempo real, na tela do painel.

A tela dispõe de três modos de exibição: Touring, Sport e Track. O primeiro exibe informações básicas e úteis em viagens, o modo Sport é o intermediário, e o modo Track traz até mesmo a intensidade das frenagens e a medição da força g, além da localização do carro no circuito. É praticamente um videogame, só que real. Depois você pode descarregar os vídeos no computador e analisar seu modo de direção.

Nós só achamos que a taxa de atualização dos dados traz um delay — é pequeno, porém perceptível. A taxa de frames dos gráficos também parece meio baixa. Uma animação mais fluida ajudaria o sistema não apenas a ficar mais atraente visualmente, como também a ser mais preciso.

corvett-2

O sistema, apresentado na CES 2014, não traz nada muito diferente do que os dataloggers e câmeras aftermarket já fazem, mas é bacana demais ver que um grande fabricante tomou a iniciativa de criar um sistema de fábrica.

Este Uno 1.5R pode ser seu!

Participe!

Clique aqui e veja como

Compartilhe agora