aproveitou o feriado para assistir a velozes e furiosos 8 a gente tambem por mais que a franquia tenha deixado de ser sobre carros e agora seja uma serie de filmes de açao e explosao com carros os numeros confirmam tudo pode conferir ja nos conformamos com isto alem disso de qualquer forma todo novo v&f tem ao menos uma corrida so para nao se desligar totalmente das raizes serve como premio de consolaçao para o gearheads e tambem para justificar o nome da franquia e e sobre a corrida de velozes e furiosos 8 que vamos falar agora na verdade mais especificamente sobre o carro que dom toretto usa na cena da corrida em cuba e uma cena curiosa pois dom costuma ficar com o melhor carro em toda corrida e so lembrar do seu dodge charger preto do plymouth superbird em velozes e furiosos 6 ou mesmo do plymouth road runner no fim de velozes e furiosos 3 desafio em toquio mas desta vez foi obrigado a ficar com o pior carro do role um chevrolet fleetline 1950 depenado que pertence a seu primo cubano nao vamos dar muitos detalhes da corrida em si afinal o filme acabou de sair e nao queremos estragar a festa de ninguem com spoilers mas a parte que nos interessa agora ja apareceu nos teasers dom precisa usar o fleetline na corrida porque ao ser desafiado diz que e o piloto quem faz a diferença na corrida e nao o carro a corrida vale as chaves dos carros caso vença toretto ficara com o carro de seu rival e seu plano e da lo de presente ao primo — que estava prestes a perder seu chevy devido a uma divida com o oponente e claro que nao sera facil primeiro quando um dos comparsas de fernando joga uma moto contra o fleetline a colisao danifica o motor e o carro começa a perder potencia dom entao arranca a mangueira da valvula wastegate do turbo ocasionando um enorme pico de potencia mas por que isto ocorre [youtube id= ot68naaifyc width= 620 height= 350 ] para responder a esta pergunta e preciso explicar um pouco sobre a funçao da wastegate e por extensao do proprio turbocompressor como voce deve saber nao ha uma conexao mecanica entre o turbo e o motor do carro o caracol esta ali para aproveitar parte dos gases do sistema de escape para pressurizar o ar que e admitido pelo motor que consequentemente gera mais potencia isto acontece quando as pas da turbina a parte quente saem da inercia com a pressao dos gases do escapamento adquirindo velocidade com isto o compressor a parte fria pressuriza o ar que sera admitido pelo motor foto entenda seu carro dito isto as turbinas atuais giram a ate 250 000 rpm como e que a pressao dentro delas se mantem estavel sem crescer de forma exponencial graças a valvula wastegate ate certo ponto a valvula se mantem fechada para que o sistema acumule pressao entao ela começa a se abrir reduzindo a pressao do escape na parte que impulsiona a turbina desse modo a pressao se mantem estavel sem ela toda a pressao do sistema de escape alimentaria a turbina e quanto mais pressao mais ar comprimido e admitido pelo motor gerando mais potencia e ainda mais pressao no escape no fim do ciclo tudo isto a uma velocidade impressionante na pratica o motor viraria uma bomba relogio [youtube id= vnmtfpa1ibw width= 620 height= 350 ] e exatamente isto que letty diz a dom quando ele prepara o esquema para travar a valvula na posiçao fechada dom diz que sabe que transformou o motor em uma bomba mas ele so precisa correr por uma milha as wastegates modernas sao ativadas eletronicamente com elas e possivel controlar a sua abertura em qualquer momento de trabalho do motor possibilitando maior controle do sistema antigamente elas eram pneumaticas como no chevy fleetline usado por dom quando dom puxa a mangueira que pressuriza a wastegate a chamada linha de pressao a mesma fica travada na posiçao fechada consequentemente nao ha alivio da pressao no turbo e o sistema todo fica sobrecarregado quase no mesmo instante o pico enorme de pressao aumenta a temperatura de tudo especialmente do escape e dos pistoes pois a mistura ficaria magerrima com muito mais ar do que combustivel e uma grande sobrecarga nas bielas mancais e demais componentes internos do motor o que acontece a partir dai o motor pode explodir por excesso de pressao e ai quem vai para o espaço sao as bielas ou os mancais do virabrequim que podem ate rasgar o bloco ou nos motores mais robustos por excesso de temperatura nos pistoes por caus do desequilibrio na mistura o motor funde nao e a toa que o escape do v8 começa a ficar vermelho e a pegar fogo — uma liberalidade artistica pois no mundo real o motor simplesmente explodiria com o calor o para brisa do carro estoura e o calor começa a ficar insuportavel dentro da cabine para evitar que as chamas entrem pela abertura onde estava o vidro dianteiro dom vira o carro em 180° e engata a marcha a re e continua acelerando como se nada tivesse acontecido esta e a segunda parte da charada como o carro consegue andar para tras tao rapido magia de hollywood talvez seja a primeira resposta que vem a mente no entanto parece que o carro foi mesmo feito para ser capaz disto quem explica e dennis mccarthy o cara por tras da vehicle effects a empresa que fica em hollywood na california e a responsavel pelos carros de velozes e furiosos desde o inicio e ate hoje mantem em seu acervo alguns dos automoveis usados nos filmes anteriores [youtube id= rzp2ka7itpq width= 620 height= 350 ] se quiser pular direto para a explicaçao avance para a marca dos 3 00 mccarthy conta que para começar foram feitos uns dez exemplares do carro usado por dom na corrida e que a filmagem da mesma levou varios dias o carro usado na cena em que dom anda de re tem chassi feito sob medida um motor v8 chevrolet small block 350 de 400 cv e o cambio de um trator antigo com quatro marchas para a frente e quatro marchas para tras mccarthy diz que nao e incomum que se faça este tipo de cirurgia em cuba onde componentes automotivos sao escassos e com um cambio robusto como o de um trator e com mais marchas a re andar para tras a mais de 160 km/h e ao menos plausivel ele admite porem que ha efeitos especiais na cena para nos de plausivel a possivel ha uma boa distancia o cambio das maquinas agricolas tem escalonamento bastante proximo ate porque sao veiculo lentos que priorizam o torque em baixa rotaçao tanto para a frente quanto para tras e provavelmente nao seriam suficientes para andar de re tao rapido alem disso ha outra questao com o carro andando de re as rodas dianteiras se tornam as rodas traseiras e na pratica o carro passa a esterçar com as rodas de tras se voce ja dirigiu um carro de re a 30 ou 40 km/h deve ter percebido como e mais dificil controla lo a todo momento parece que a dianteira quer voltar a sua posiçao normal isto acontece porque o caster da suspensao dianteira tem a funçao do torque auto alinhante aquela força que faz as rodas dianteiras se centralizarem com a velocidade do carro com o carro de re esse efeito fica ao contrario os pneus dianteiros que agora sao traseiros nao voltam ao centro entao o carro fica totalmente bobo andando de re alem disso o carro passa a esterçar so com as rodas de tras e literalmente comportamento sobre esterçante na propria reta ou seja a traseira fica o tempo todo querendo passar a dianteira por guinada a gente ate compreende que mccarthy tenha realizado todas as modificaçoes no chevrolet fleetline mas no fim das contas boa parte da açao foi possivel com a ajuda de efeitos especiais isto inclui claro a cena da wastegate o turbo nao tem miolo e sequer esta instalado de verdade o motor e naturalmente aspirado e o conjunto do turbocompressor foi reaproveitado como parte do sistema de admissao mccarthy diz que caso o sistema fosse de verdade uma turbina daquele tamanho sem a wastegate teria uma pressao adicional variando entre 0 4 e 0 7 bar sugestao do leitor tulio dourado
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