a historia de hoje e de um carro sim um carro sensacional que sobreviveu por suas qualidades inerentes apesar de envolvido numa trama que deixaria um roteirista de filmes do agente 007 ruborizado de le mans a monaco de bonneville salt flats ate paris a intriga e loucura em serie de todo o negocio impressiona o seu dono atual pretende inclusive fazer um novo carro para rodar na lua com a space x serio nao esta claro se vai se chamar venturi mas essa e a verdade aqui a venturi ainda existe ainda que pareça hoje um brinquedo de bilionario bom pensando bem quando nao foi o carro venturi e realmente sensacional e merece detalhamento aqui; mas antes temos que contar essa historia a da empresa venturi por ser ela tao sui generis que torna isso inevitavel prometo que vale a pena a empresa venturi a historia começa no carro e seus criadores originais o principal idealizador era um engenheiro da heuliez tradicional fornecedor de carrocerias da frança chamado claude poiraud conheceu na empresa o designer gerard godfroy e ambos começam a passar todo o tempo livre na garagem de poiraud durante 1983 criando um novo carro esporte frances que seria barato agil moderno e confiavel; motor cambio e suspensao viriam do vw golf gti mas o carro teria motor central traseiro [caption id= attachment_358394 align= aligncenter width= 999 ] o prototipo original 1984[/caption] em 1984 mostram o seu elegante desenho no salao de paris onde e apresentado com o nome de ventury com y no final prontamente atraem um investidor o primeiro de uma serie incrivelmente grande ele chamava se herve boulan e foi o primeiro dono e presidente da empresa que entao se chamou manufacture de voitures sport mvs outro herve este de sobrenome le jeune um executivo da citroen tambem se juntou a empresa [caption id= attachment_358371 align= aligncenter width= 999 ] um carro frances o prototipo[/caption] logo de cara as coisas começam a complicar o designer godfroy se desentende e vai embora; tambem nao dura muito o sonho de baixo preço de poiraud com o preço estimado aumentando se via a necessidade agora de no minimo 200 cv para ajudar nesse novo objetivo de alta velocidade e preço chega jean rondeau piloto vencedor de le mans e construtor de carros de competiçao mas tambem nao dura inexplicavelmente seu porsche 944 e atingido por um trem numa passagem de nivel e ele vem a falecer herve boulan depois disso resolve reprojetar o carro agora um motor prv v6 e cambio renault tudo longitudinal seria usado a suspensao seria feita em casa toda com geometria bem cuidada de duplo a sobreposto nos quatro cantos e assim nesta configuraçao e com uma nova fabrica na cidade francesa de coueron no loire que a produçao finalmente começa em maio de 1987 mas a historia do venturi coincide cronologicamente quase que exatamente com a do renault alpine gta a610 um carro moderno da renault com objetivo e motor igual ainda que este era um 2+2 com motor traseiro e o venturi um tecnicamente mais focado dois lugares de motor central traseiro ainda assim com preço semelhante e a garantia da entao estatal renault tornou vender os projetados 200 carros por ano um desafio para a venturi https //flatout com br/alpine a310 gta a610 quando a renault fez um 911 frances/ os bancos ficam preocupados e herve boulan e apresentado ao olho da rua em seu lugar os credores colocam claude poiraud o inventor original da coisa toda afinal poiraud chama o designer godfroy novamente que desenha um conversivel interessante de teto rigido retratil e lança versoes mais potentes; mas as vendas continuam aquem do esperado [caption id= attachment_358368 align= aligncenter width= 999 ] o bugatti 55 de le chapelle[/caption] e quando o ceo numero 4 chega calma que nao vamos nos perder aqui na conta um certo xavier de la chapelle cuja fama vinha da produçao de sensacionais replicas de bugatti t55 usando mecanica bmw moderna xavier sonha com um supercarro com motor jaguar v12 chamado venturi pc12 parcours mas tambem nao dura com dinheiro sendo consumido em quantidades e velocidade alarmantes de la chapelle vai embora tambem em 1991 o novo dono um certo rene aubert ceo numero 5 vem para uma dose de austeridade apontado pelos bancos credores e deveria fechar a torneira de grana entao ele imediatamente entra na formula 1 ein pois e nao se sabe ainda como apareceu dinheiro para isso mas o fato e que a equipe larrousse em 1992 virou venturi depois de uma temporada que viu 1 ponto ser ganho bertrand gachot em monaco a participaçao na equipe foi vendida para rainer waldorf; um cara gente fina que depois se revelou procurado por multiplos assassinatos e veio a falecer trocando tiros com a policia alema [caption id= attachment_358407 align= aligncenter width= 999 ] venturi lc92 na formula 1[/caption] em 1993 a empresa estava praticamente parada mas e salva por mais um investidor o piloto stephane ratel que bola uma categoria monomarca com venturi o venturi gentleman’s trophy usaria o novo 400 gt twin turbo reestilizado por godfroy a pedido de ratel para se parecer uma ferrari f40 francesa a categoria foi um grande sucesso mas o preço do carro de corrida foi calculado errado e o sucesso se transformou em mais prejuizo [caption id= attachment_358383 align= aligncenter width= 999 ] 400 gt um f40 frances [/caption] outro ceo numero 6 aparece ian dalziel dura quatro meses e o numero sete e bernard maguet quando chega vendas eram praticamente so do carro de corrida que voce lembra dava prejuizo o proximo comprador e o escoces hubert o neil ceo numero 8 em 1995 a empresa e vendida de novo para o grupo tailandes nakarin benz acaba em concordata e e comprada por quase nada em 2001 pelo proprietario atual gildo pallanca pastor um bilionario de monaco que herdara uma fortuna de sua mae misteriosamente assassinada [caption id= attachment_358401 align= aligncenter width= 999 ] venturi antartica eletrico o que ela faz hoje [/caption] de la para ca nada de carro esporte mas uma serie de conceitos eletricos inclusive um carro de recorde em bonneville salt flats e ate um berlingo venturi eletrico se voce pode acreditar participou tambem da formula e desde 2021 gildo pastor esta metido no desenvolvimento de um jipe lunar a empresa com sede na suiça que o desenvolve se chama venturi lab e planeja estar na lua com a space x em 2026 e mole o carro esta festa estranha com gente esquisita que foi a historia da empresa so existe porem por causa do carro e o que e afinal de contas um venturi desde o primeiro carro incrivelmente sempre foi algo excepcional quando finalmente colocado a venda em 1987 era o desenho original de godfrod um cupe classico e limpo que usava um chassi tipo espinha dorsal de seçao quadrada de aço como num lotus carroceria em fibra de vidro e motor central traseiro as suspensoes eram duplo a sobreposto nas quatro rodas com braços longos e desenho de geometrias bem pensadas e freios a disco nas quatro rodas de especificaçao de competiçao [gallery ids= 358391 358388 358387 ] o motor e o prv da renault; na verdade como o nome diz presente em peugeot renault e volvos donos da joint venture que os produziu o motor que ficaria famoso no de lorean de doc brown fora desenvolvido como a versao menor de um v8 e portanto e no incomum angulo de 90° entre bancadas que seria acalmado em vibraçoes depois com mancais bipartidos como no buick v6 https //flatout com br/motores lendarios prv o v6 bastardo/ e um motor todo em aluminio leve potente e bem desenhado ainda que nao seja exatamente subjetivamente esportivo a maioria dos venturi usavam a versao de apenas um turbo usada no reanult alpine contemporaneo mas nao sempre o venturi 160 de 1989 era aspirado usando a versao catalisada de 2 849 cm³ do prv v6 com 160 cv; este deveria ser vendido no japao e portanto tambem estava disponivel com transmissao automatica havia tambem o venturi 180 desenvolvido principalmente para a italia onde o limite de imposto de 2 litros era um fator importante usava o quatro em linha turbo de dois litros e 185 cv do renault 21 turbo mas a vasta maioria dos carros de 1987 a meados da decada de 1990 eram cupes e roadsters de motor central com motores prv turboalimentados e transeixo manual renault esta mesma caixa era usada nos lotus esprit nos alpine e no renault 25/30 tambem; um transeixo conhecido e popular nessa epoca a potencia variou de 200 a 260 cv e os carros se chamaram mvs venturi e apenas venturi; transcup era o nome do roadster em 1991 o redesenho da carroceria criaria o venturi atlantic inicialmente o atlantic 260 tinha um prv de um turbocompressor 2 8 litros e 260 cv; pesando apenas 1110 kg acelerava de 0 100 km/h em 5 3 segundos e chegava a 270 km/h em 1994 aparecia o atlantic 300 essencialmente com os dois motores oferecidos no alpine a610 aspirado 3 litros de 210 cv ou turbo de 2 8 litros e 281 cv mas o mais extremo dos venturi e o 400gt derivado diretamente da versao do campeonato monomarca a carroceria e muito parecida com a da ferrari f40 e a potencia e capacidade nao ficam muito atras com uma versao de 2975 cm³ do prv v6 tinha dois turbos garret t25 e com intercoolers parecidos com o da f40 dava 414 cv a 6000 rpm e 53 mkgf a 4000 rpm [gallery ids= 358404 358384 358378 ] as medidas gerais do carro eram as mesmas 4140 mm de comprimento num entre eixos de 2500 mm; era baixo aos 1170 mm de altura e ainda leve 1150 kg como e de se esperar o desempenho tambem e de f40 0 100 km/h em 4 7 segundos e 300 km/h de final richard haseltine disse em 2005 depois que voce se acostuma com o lag parece assustadoramente rapido de 3000 a 5500 rpm um simples toque no acelerador desencadeia outra debandada furiosa de potencia bruta e força atraves do torque turbo torque nao ha nenhuma surpresa ou subito aumento de barulho vai sempre uniforme mas parece realmente rapido rapido nem sempre parece rapido em supercarros; aqui voce nao tem duvida disso [caption id= attachment_358381 align= aligncenter width= 999 ] o 400 gt[/caption] alem da força de seus v6 turbo o carro tambem sempre foi muito elogiado em seu comportamento e sua direçao e freios diz de novo haseltine sobre o 400gt o 400gt e um monstro que pelo menos em uma pista parece quase confortavel e firme mas nao desconfortavel e os pneus michelin mxx3 realizando um trabalho admiravel de absorçao de imperfeiçoes apesar do perfil baixo 235/40 na frente 295/35 na traseira o cambio e bastante positivo com um som de engate satisfatorio mas a embreagem de competiçao nao permite quase deslizamento; um botao de liga desliga quase depois ha os freios os grandes discos da venturi a potencia de parada e impressionante sem fading ou resistencia no pedal um desenho inicial inspirado que durou praticamente 20 anos em produçao e isto que foi o venturi; mesmo com essa maluca desventura em serie de sua historia empresarial coisa de 750 carros foram produzidos em toda a historia da marca o que conhecendo ela e ate impressionante agora so precisamos que o tal monegasco la venda tudo para sei la um ex traficante do sri lanka que tudo pode começar de novo
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