em condiçoes normais o desenvolvimento de um novo modelo de automovel e estudado exaustivamente considerando se a necessidade do mercado e a viabilidade economica para tal mas nao e apenas no automovel em si que uma fabricante deve pensar os custos de distribuiçao venda e pos venda que incluem despesas com manutençao da rede de concessionarias tambem devem ser levados em conta no segmento automotivo nao se costuma dar ponto sem no [gt40 content tag= jdm widget= 1 title= fa de jdm confira esta seleçao ] no entanto houve uma epoca em que as fabricantes de automoveis japonesas mal sabiam onde gastar dinheiro aconteceu mais ou menos em meados da decada de 80 quando a economia do japao ja vinha crescendo havia quase duas decadas os japoneses estavam a todo vapor foi um periodo de grande inovaçao tecnologica em diversas areas pois havia recursos para bancar tal inovaçao consequentemente a cultura japonesa tambem se tornou influente eletroeletronicos japoneses invadiam as lojas do mundo todo carros japoneses se tornavam referencia em desempenho e inspiravam ate as fabricantes americanas e crianças ao redor do planeta consumiam todo tipo de desenho e historia em quadrinhos criados no japao [youtube id= z2e3qzwornc width= 620 height= 350 ] nao so as crianças nao e costuma se chamar este fenomeno de milagre economico do japao abrangendo geralmente o espaço entre o fim da segunda guerra mundial e o inicio da decada de 1990 ou seja cerca de quatro decadas de melhoria de poder aquisitivo geraçao de empregos e enriquecimento geral do pais mais ou menos na virada dos anos 1960 foi que a fabricaçao de automoveis começava a tomar força no japao algumas fabricantes ja flertavam com mercado automotivo desde antes da segunda guerra mundial como a mitsubishi nos anos 1930 mas a maioria delas começou a investir de verdade nos veiculos de quatro rodas depois do conflito foi o caso da honda que começou a fabricar motos em 1949 e carros em 1963 com o s500; e da mazda que apresentou o kei car r360 em 1960 e em meados daquela decada começou a dedicar se ao desenvolvimento do motor rotativo wankel a fim de diferenciar se das outras companhias linha de produçao do honda s600 tais atitudes eram corroboradas pela boa situaçao economica da epoca investir sem medo de errar se tornou regra e o resultado foram carros como o mazda cosmo um esportivo de luxo com motor rotativo; o toyota 2000gt cupe com motor de seis cilindros em linha feito para rivalizar com o jaguar e type e o nascimento de diversas linhagens que se tornariam icones nas decadas seguintes como o nissan skyline gt r de 1968 a tendencia continuou nas decadas seguintes mazda rx 7 e toyota supra por exemplo surgiram nos anos 1970 e seguiram ganhando prestigio ate os anos 1990 e justamente sobre os ultimos anos deste periodo que queremos falar mais ou menos de meados da decada de 1980 ate 1991 o ano em que a bolha estourou a fonte secou e o japao começou a se estagnar nesta epoca as companhias perceberam que poderiam direcionar seus modelos a diferentes publicos utilizando canais de vendas distintos a experiencia de comprar um carro passou a ficar mais proxima da aquisiçao de um acessorio pessoal que de uma ferramenta de transporte digamos assim e cada rede de concessionarias oferecia sua gama de modelos dentro de uma marca de acordo com seu apelo de mercado eram gastos desnecessarios em essencia qual seria por exemplo o beneficio pratico se a volkswagen decidisse separar as vendas do novo polo do restante da linha o que isto traria alem de gastos a mais foi por isso que estes canais de vendas nao sobreviveram para muito alem do inicio dos anos 1990 mais precisamente o inicio de 1992 quando a bolha estourou a bolsa de valores quebrou e o mercado imobiliario japones entrou em colapso empresas fecharam empregos foram perdidos e imoveis passaram anos perdendo valor a estagnaçao economica na terra do sol nascente contrastava com o crescimento dos quatro tigres asiaticos coreia do sul taiwan hong kong e singapura e deixou ainda mais evidente a situaçao delicada do japao corretores da bolsa no japao durante os anos 1990 nao e piada costumava se chamar o espaço de tempo transcorrido entre 1991 e 2001 como a decada perdida no entanto ha quem inclua toda a decada de 2000 ate 2010 na conta neste periodo a vizinha china mostrou se uma grande potencia enquanto o japao ainda nao dava sinais de recuperaçao economica nao por coincidencia foi neste periodo que a maioria das fabricantes japonesas deixou o brasil restando apenas honda e toyota tudo isto dito decidimos contar a historia de algumas destas concessionarias especiais abertas pelas fabricantes japonesas e o tipo de nerdice que voce so ve aqui mitsubishi car plaza e galant shop [youtube id= bscih_eb2vy width= 620 height= 350 ] em 1977 como resposta a crise do petroleo de 1973 a mitsubishi lançou o hatchback mirage de traçao e motor na dianteira era um carro pratico compacto e barato e a fabricante tinha altas expectativas para ele quem sabe ate brigar com o vw golf que foi a grande revelaçao dos hatches pequenos na decada de 1970 para isto foi aberta a rede de concessionarias car plaza criada especialmente para o mirage e foi um sucesso o mirage foi o grande responsavel pelo numero recorde de 628 000 carros vendidos em 1978 [youtube id= mkrifprhkgi width= 620 height= 350 ] nao era a primeira vez que a mitsubishi fazia algo assim desde 1969 havia a rede galant shop que da mesma forma fora criada especialmente para vender o mitsubishi galant no japao ambas as redes foram utilizadas ate o inicio dos anos 1990 quando foram incorporadas de volta a mitsubishi [gt40 content search= mitsubishi widget= 1 title= seleçao mit no gt40 ] mazda autozam eunos e ɛ̃fini [youtube id= faibog2lkb8 width= 620 height= 350 ] a mazda escolheu uma hora ruim para dividir seus modelos em submarcas o fim dos anos 1980 eram tres autozam eunos e ɛ̃fini voce conhece a primeira especialmente se curte os kei cars esportivos japoneses o autozam az 1 com um tres cilindros de 660 cm³ central traseiro e um dos mais famosos e emblematicos por seu design em forma de cunha e suas portas asa de gaivota tem ate quem o chame de mini delorean por conta disto ainda que fora as portas os dois carros nao se parecem em muita coisa a autozam tambem vendeu modelos da mazda e da suzuki rebatizados como o cupe mx 3 e a kei van wagon r que passaram a se chamar autozam az 3 e autozam az wagon respectivamente nos primeiros anos da decada de 1990 por meio de um acordo com a fiat as concessionarias autozam tambem distribuiram alguns modelos da lancia como o delta o seda prisma o thema e o y10 [youtube id= e2 fhacrik8 width= 620 height= 350 ] a eunos por sua vez tinha um apelo mais jovial e carros mais caros que a autozam que era vista como submarca de entrada entre os carros vendidos pelas redes da eunos estavam mazda mx 5 rebatizado eunos roadster o seda mazda cosmo eunos cosmo e o hatchback de cinco portas mazda 323 que curiosamente passou a se chamar mazda lantis a ɛ̃fini era a submarca premium em uma epoca quando este termo nao era usado com tanta frequencia bons tempos alias usar uma letra estrangeira passava a impressao de prestigio no caso o epsilon minusculo do alfabeto grego ε com til ~ ɛ̃ pronuncia se infini enfim entre os carros da ɛ̃fini estavam o mazda rx 7 rebatizado como ɛ̃fini rx 7 e o seda 626 com o nome ɛ̃fini ms 6 alem disso de forma semelhante a autozam com a lancia a ɛ̃fini vendia o citroen xantia e o citroen xm os dois modelos mais caros da fabricante francesa na epoca a mazda nao admitiu mas foi simplesmente um experimento de marketing a mazda foi uma das fabricantes que mais esbanjaram no fim dos anos 80 pouco antes de a economia entrar em colapso como dissemos uma pessima hora assim em 1996 depois de insistir nas tres submarcas por mais algum tempo talvez para nao dar o braço a torcer a mazda encerrou as operaçoes da autozam da eunos e da ɛ̃fini ficando apenas o nome mazda quer dizer algumas unidades da autozam ainda funciona usando a fachada antiga mas vendem os modelos da mazda normalmente outras fabricantes como a toyota e a honda tambem criaram submarcas lexus e acura por exemplo mas estas eram desenvolvidas especialmente para o mercado americano e vamos falar sobre elas em um post futuro fiquem ligados [gt40 content search= mazda widget= 1 title= seleçao mazda no gt40 ] toyopet corolla e netz a primeira vez que a toyota usou o nome toyopet foi em 1947 quando o compacto toyota sa foi lançado e atraves de um concurso cultural recebeu o apelido de toyopet por causa de seu tamanho diminuto e seu visual simpatico naquele mesmo ano todos os modelos compactos da toyota incluindo o sa começaram a ser vendidos como toyopet foi assim ate meados dos anos 1960 quando a toyopet passou a ser uma rede de concessionarias dedicada a alguns modelos especificos em 1966 foi estabelecida a toyota corolla store a ideia era vender o recem lançado toyota corolla que ainda era um subcompacto mas com o passar dos anos outros modelos foram incorporados a rede e 1980 foi criada a toyota vista store com foco em carros esportivos como o cupe mr 2 e compactos como o toyota starlet em 1998 a rede toyota vista store passou a se chamar toyota netz e um caso atipico de canais de vendas que continuaram funcionando mesmo depois do inicio da decada perdida que durou de 1991 a 2000 e levou as outras companhias a fechar seus canais para conter custos hoje em dia porem nao ha muita distinçao entre os modelos que sao vendidos em cada uma das redes o toyota 86 por exemplo pode ser encontrado em todas elas ainda bem ne [gt40 content search= toyota widget= 1 title= seleçao toyota no gt40 ] honda verno clio e primo [youtube id= 1 cwzkzfuqq width= 620 height= 350 ] a honda sempre dividiu suas concessionarias no japao pelo ramo de atuaçao motos carros e equipamentos como motores estacionarios geradores e cortadores de grama eram vendidos cada um em sua propria rede entao em 1978 a companhia decidiu fazer como algumas de suas rivais e oferecer uma experiencia personalizada atraves da rede de concessionarias verno era uma hora oportuna pois a fabricante acabara de apresentar o honda prelude seu primeiro cupe esportivo compacto e entao foi so questao de juntar as peças o prelude so estaria disponivel atraves da rede de concessionarias verno que tinha sua propria identidade visual nas cores verde e vermelho mais tarde o integra tambem passiu a ser vendido apenas nas lojas verno a ideia surtiu efeito e com isto a honda lançou mais dois canais de vendas as concessionarias honda clio em 1984 e honda primo no ano seguinte a primeira vendia os modelos maiores e mais caros como o accord e tambem esportivos como o cr x; a segunda ficava com os compactos utilitarios e kei cars [youtube id= s0kgmsvyqwe width= 620 height= 350 ] no começo dos anos 1990 com o enfraquecimento da economia japonesa as vendas das concessionarias verno e clio começaram a cair consideravelmente levando a honda a incluir em ambas modelos que antes eram vendidos apenas nas concessionarias primo isto equilibrou um pouco as coisas e com isto ainda existem algumas lojas que utilizam os nomes verno primo e clio enquanto outras passaram a se chamar apenas honda cars [gt40 content search= honda widget= 1 title= seleçao honda no gt40 ]
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