os fas de esportivos japoneses da decada de 1990 certamente sao uma das vertentes entusiastas mais fieis sao caras que acompanharam a chegada dos carros importados ao brasil viram o lançamento de gran turismo e dos need for speed classicos e assistiram os primeiros velozes e furiosos e depois viram um a um seus carros favoritos saindo de linha toyota supra mazda rx 7 mitsubishi 3000gt skyline nissan gt r carros que para alguns entusiasta sao muito mais desejaveis que qualquer supercarro de qualquer tempo nao e por acaso que estamos no meio de um pleno revival da decada de 1990 e o ciclo da moda que se revisita a cada vinte anos e so olhar em volta e ver diversas tendencias culturais e estilisticas de duas decadas atras voltando a tona musicas roupas programas de tv hobbies e carros nao estamos esperando o lançamento do novo supra fica dificil nao viver em um constante estado de nostalgia desse jeito e a gente nao conhece uma maneira melhor de curtir esta nostalgia automotiva do que assistir aos videos da revista japonesa best motoring international para quem curte esportivos japoneses e carros em geral na verdade e uma bela trip ao passado mas nos nao estamos falando dos videos antigos nao mesmo as produçoes mais recentes sao indiscutivelmente noventistas a primeira ediçao da best motoring foi publicada em 1987 e a ultima em 2011 ao longo destes 24 anos a revista ganhou duas publicaçoes irmas — video special e hot version que acompanhavam videos com testes e comparativos entre carros originais video special e preparados hot version muitas vezes envolvendo batalhas em touges e hot laps em circuitos como tsukuba e fuji os carros sempre estavam nas maos de gente grauda nos campeonatos de turismo e dorifuto juichi wakisaka campeao da super gt japonesa em 2002 2006 e 2009; manabu orido que começou nas corridas de rua e touges que nao raro eram desafios simulados nos videos da best motoring e claro keiichi tsuchyia o drift king que popularizou as derrapagens controladas em corridas de turismo — e ficou famoso pela serie de videos drift bible [youtube id= ipqyqgyunmi width= 620 height= 350 ] recentemente a best motoring voltou a ativa para a alegria de bem de todo mundo e o mais bacana e que os videos apesar de atuais nao perderam um pingo da magia dos anos 1990 o formato e exatamente o mesmo com os mesmos pilotos que parecem nao ter envelhecido um ano sequer e os mesmos desafios e ate as musicas e as letras coloridas que aparecem na tela sao iguaizinhas ao que eram ha 20 anos e datado sim a gente se incomoda pelo contrario no canal oficial ha uma boa mistura de conteudo classico com novas produçoes e e por isso que para começar o fim de semana de carnaval com o pe la no fundo selecionamos alguns dos melhores videos recentes da best motoring todos com legendas em ingles que podem ser traduzidas automaticamente pelo youtube honda nsx type r contra o mundo [youtube id= gyumqpep_kg width= 620 height= 350 ] voce ja deve saber que o honda nsx foi feito para ser um superesportivo utilizavel e pratico para o dia a dia e por isso que ele tem um motor v6 naturalmente aspirado de tres litros e 280 cv espaço para bagagem na traseira e um interior bem acabado confortavel e ate que espaçoso para duas pessoas seu equilibrio entre desempenho e praticidade foi a inspiraçao do mclaren f1 para se ter uma ideia o nsx type r e a versao aliviada feita para o mercado japones que perdeu a maioria dos equipamentos incluindo ar condicionado e vidros eletricos dispensou o isolamento acustico e com isto perdeu 120 kg e no caso do carro do video trata se de um exemplar pos facelift o que significa que ele tem um motor de 3 2 litros e 294 cv agora e o nsx foi feito para enfrentar superesportivos como ele se sai nesta tarefa em 2011 o pessoal da best motoring foi descobrir e colocou uma dupla de ferrari um corvette zr 1 e um nissan 370z preparado pela amuse para brigar com o nsx type r sera que ele se deu bem nissan gt r enfrenta os supercarros europeus [youtube id= 9elvaharai4 width= 620 height= 350 ] desde que foi lançado o nissan gt r e a pedra no sapato dos supercarros de verdade ele e um cupe com motor v6 biturbo de quase 600 cv e traçao integral que pesa mais de 1 700 kg e ainda consegue ser mais veloz que muitos caras mais leves e potentes graças a segredos de eletronica que talvez jamais sejam revelados ele nao deveria funcionar mas funciona e muito bem para testar suas capacidades a best motoring colocou o gt r para enfrentar ninguem menos que o porsche 911 turbo 991 o mercedes benz sls amg e a ferrari 430 scuderia carros bem mais caros que em tese deveriam ser mais velozes o drift king e o honda civic si r ii eg6 [youtube id= ikwdsateuxq width= 620 height= 350 ] keiichi tsuchiya e o drift king e por isso espera se que ele prefira os carros de traçao dianteira com tudo nos anos 1990 ele foi avaliar o entao recem lançado honda civic si r ii hot hatch equipado com o lendario motor b16 calibrado para entregar 170 cv e encostar nas 9000 rpm keiichi elogia a construçao do carro bem como suas capacidades dinamicas ele fica satisfeitissimo com o modo como o carro aponta nas curvas e transmite solidez em alta velocidade e tambem fica encantado com o v tec kick o momento em que o comando variavel muda de perfil ficando mais agressivo e alterando completamente o comportamento do motor por volta das 5 000 rpm e quem nao fica honda civic type r vs renault megane rs batalha na touge [youtube id= dz8ikehackg width= 620 height= 350 ] falando em hot hatches o civic type r atual com seu motor 2 0 turbo de 315 cv e o renault megane rs 275 que tambem tem um motor 2 0 turbo mas entrega 275 cv estao entre os melhores da atualidade e que maneira melhor maneira de descobrir qual deles e o melhor do que com um comparativo a moda antiga em uma touge japonesa mais uma demonstraçao de que com o cara certo ao volante carros de traçao dianteira podem ser velozes e divertidos kei car showdown honda s660 vs suzuki alto rs [youtube id= 9d oyi3ayjs width= 620 height= 350 ] uma vez que voce entende que a diversao ao volante nao depende sempre da potencia do motor os kei cars esportivos do japao ficam bem atraentes o nicho e tao forte por la que as fabricantes nao pensam duas vezes antes de lançar versoes mais espertas ainda que a potencia seja limitada a 60 cv os carros recebem suspensao mais firme acelerador com respostas mais rapidas direçao mais direta e ainda perdem peso [youtube id= fokncg i3ag width= 620 height= 350 ] o honda s660 e um belissimo exemplo sucessor espiritual dos classicos s500 s600 e s800 ele tem motor central traseiro de tres cilindros como um supercarro de verdade e visual agressivo na medida certa seu rival neste comarativo e o suzuki alto rs ele parece mais um cubo com rodas com quatro portas e motor dianteiro mas tem todo o tratamento descrito no paragrafo acima como o projeto distinto de cada um dos dois afeta sua performance porsche 911 turbo vs ruf ctr vs ferrari f40 vs toyota supra vs dodge viper [youtube id= ftstyxg5ejq width= 620 height= 350 ] uma disputa classica com a nata dos anos 1990 ferrari f40 que foi produzida ate 1992 porsche 911 turbo dodge viper e ruf ctr o porsche 911 turbo transformado em um superesportivo ainda mais rapido o dodge viper e uma dupla de toyota supra todos levados ao limite no classico circuito de tsukuba no japao em 1994 estes carros estavam entre os mais velozes que o dinheiro podia comprar e de fato seu desempenho ainda parece alucinante mesmo mais de duas decadas depois levando o nissan gt r ao limite [youtube id= 5tuqgdu5feq width= 620 height= 350 ] quase todos os videos da best motoring trazem os carros acelerando em circuitos mistos como tsukuba e suzuka mas de vez em quando os caras sentem vontade de simplesmente encontrar uma longa reta e ver ate onde o carro aguenta ir neste video os caras foram ate uma rodovia no japao e tentaram atingir a velocidade maxima de 314 km/h do nissan gt r eles conseguiram vtec club honda s2000 vs honda civic [youtube id= pnfssaiqayg width= 620 height= 350 ] o honda civic e o honda s2000 sao carros fundamentalmente diferentes que compartilham algo em comum um motor naturalmente aspirado potente girador e capaz de produzir um belo ronco o civic tem traçao dianteira e motor transversal o famoso k20 no caso do si e do type r enquanto o s2000 traz o f20 que impressiona com seus 240 cv sem induçao forçada e e montado na longitudinal para mover as rodas de tras ambos preparados qual deles consegue o posto de mais veloz hakosuka acelerando o primeiro skyline gt r de corrida [youtube id= law4p_wpkhe width= 620 height= 350 ] neste video mais que especial a best motoring destrincha um dos carros de corrida mais lendarios do japao o skyline gt r hakosuka que correu no campeonato de turismo japones em 1971 seu motor de seis cilindros em linha desloca apenas dois litros mas e capaz de girar a ate 12 000 rpm para entregar 240 cv foi este o carro que começou toda a tradiçao do skyline gt r nas provas de turismo crucial para sua transformaçao em um lendario esportivo de rua em 1989 o video traz depoimentos engenheiros e piloto de testes envolvidos no projeto alem de imagens de epoca e claro keiichi tsuchiya fazendo a traseira do bolido veterano escorregar epico
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.