deixa contar para voces algo que eu aprendi o segredo da engenharia nao e aprender a fazer calculo apesar de isso abrir nossa mente para o jeito que se projeta qualquer coisa nao o segredo de ser um engenheiro e saber interpretar os seus requisitos para ser um bom engenheiro na minha opiniao a criatividade vem na frente do calculo achar uma forma diferente de fazer o que todo mundo faz igual ha decadas sem saber o motivo exato bom na minha opiniao nenhum chefe meu jamais compartilhou desta percepçao infelizmente me encorajavam a nao inventar onda a fazer tudo sempre igual segundo eles mais seguro certamente se sujando de medo de perder uma funçao para qual secretamente se achavam incompetentes para ocupar por favor nao tomem o que direi aqui como uma liçao para ter sucesso na profissao de engenheiro nao posso dar uma liçao desse tipo pois o tal sucesso sempre me escapou fazer as vontades do chefe engolir convicçoes calado sorte nao faço ideia se isso funciona tambem apenas passo minha experiencia aqui de uma pessoa que passou quase 30 anos no oficio; para ter sucesso sei la compra um livro de autoajuda venda a alma para o pe preto numa encruzilhada you are on your own mesmo assim um exemplo aqui do que quero dizer nesse assunto e uma historia que ja contei aqui no flatout e me obrigo a repetir para me fazer entender nao nao e por estar ja precocemente senil e nao lembrar o que ja contei me repetindo ad infinitum feito um velhinho gaga engraçadinho nao cheguei la pelo menos nao neste presente momento amanha vai saber mas enfim em um projeto de um novo para choque de caminhao que me incumbia o principal requisito era que o para choque dianteiro deveria ficar alinhado com a cabine sempre infalivelmente parece simples mas todas as tentativas de fazer isso na linha tinham falhado em mais de 10 anos e o para choque e a cabine ambos insistiam em ter uma vontade propria de ir um para cada lado os indicadores de qualidade da fabrica estavam pessimos por isso e o board apareceu num arbusto em chamas na sala do diretor de qualidade dizendo isso tinha que acabar sobrou para mim claro resolvi isso de forma pragmatica ninguem me disse que tinha que ficar barato; o tal alinhamento era o unico requisito entao coloquei maos a obra minha soluçao ficou linda maravilhosa; mas nada barata leve ou simples criei um suporte enorme tubular do tamanho do para choque inteiro e o montei com uma aba na lateral direita da longarina do chassi mesmo lugar que indexava a cabine nesse suporte montei um para choque de 3 peças em smc um tipo de termofixo reforçado com fibra de vidro moldado a quente em prensas e moldes gigantes que tem tolerancia praticamente zero pronto resolvido alinhamento perfeito e maravilhoso mas sim ficou caro pesado e enorme todo o sistema mas ate hoje apesar de ter certeza de que muitos nao pensam assim tenho orgulho do meu trabalho se alguem errou foi quem determinou os requisitos da jaca dentro da caixinha que me solicitaram ficou perfeito interpretar requerimentos sacou https //flatout com br/vida de engenheiro o monumento ao aco/ esta semana me lembrei disso tudo ao ouvir algumas reclamaçoes por ai no grupo secreto dos assinantes flatouters seja um deles clicando aqui e em redes sociais resolvi elaborar mais sobre este assunto por mais que pareça enfadonho para alguns dobradiças de porta malas sinceramente nunca nem nos meus sonhos mais psicodelicos da juventude imaginei que dissertaria sobre dobradiças de porta malas de sedas e um assunto que me parece obscuro especifico e enfadonho demais para gerar algum interesse nem quando trabalhava com isso achava interessante [caption id= attachment_385009 align= aligncenter width= 999 ] pescoço de ganso simples[/caption] mas parece que muitas pessoas que conheço e admiro nao pensam assim bastou eu postar uma foto no instagram de meu novo velho alfa romeo 156 com a tampa do porta malas aberta que se seguiram milhares na verdade uns dois ou tres mas sou chegado numa hiperbole de comentarios sobre a dobradiça pantografica parece que todo mundo acha as dobradiças tradicionais chamadas de ‘pescoço de ganso hoje em dia algo espurio ruim ultrapassado que so existe para economizar dinheiro bom e facil entender quem e culpado dessa opiniao generalizada a propria industria o povo esta tao cansado de soluçoes que existem so para economizar um ou dois centavos num carro que compraram por dez milhoes de centavos que ficam loucos com qualquer coisa que pareça barata somente quando a gente se sente roubado nada mais justo que revolta um dia espero que a industria entenda isso [caption id= attachment_385011 align= aligncenter width= 705 ] a chique pantografica[/caption] mas nesse caso eu tenho uma certa experiencia meus primeiros 5 anos na profissao de engenheiro de carroceria foram tratando de tampas de porta malas fiz tantas que era conhecido como um especialista ao fim de cinco anos o que uma pessoa normal trataria entao como uma profissao para vida toda mas que para mim me fez correr dali para outro lugar o mais rapido possivel lembram do papo do sucesso pois e tive um bom professor no assunto um velho alemao que me usou para fazer desenhos de detalhes primeiro depois dobradiças depois linhas de guarniçao ate que cheguei a fazer uma tampa completa sozinho meu primeiro esboço para ela tentando me destacar na profissao era justamente uma dobradiça pantografica pausa para beneficio daqueles sortudos que nao sabem o que e uma dobradiça pantografica uma dobradiça normal e simples um ponto de giro determinado pelo desenho da carroceria e um pescoço de ganso que une esse ponto de giro a tampa do porta malas com espaço para se mover mola normalmente de torçao ajuda a abertura da tampa a construçao do pescoço em si e extremamente simples e barato so um tubo amassado nas pontas e um rolamento no ponto de giro e pronto a pantografica por outro lado tem movimento composto do grego pantos = tudo + graphein = escrever e normalmente e um mecanismo mais complexo montado em cima da abertura do porta malas entre a guarniçao de borracha e a parte externa visivel do carro pois bem ao ver meu desenho complexo completo com aquela molinha a gas e uma dupla dobradiça incrivelmente legal o seo otto colocou a mao no queixo e pensativo me disse zooo nao ter espaço para esta fica um dobrrradissa normal ou a tampo baterrr na vidrrro aberta respondi que nao mas que queria propor isso por ser muito melhor ao ouvir isso o velho engenheiro notou que era momento de explicar uma coisa ou outra para aquele moleque alto e desengonçado mas com os olhos brilhantes de entusiasmo e a explicaçao devia ser bem boa para ele nao perder o tao importante entusiasmo começou pelos principios basicos senta aqui moleque o que e melhor melhor em que exatamente me embolei todo claro apenas conseguindo dizer que o pescoço de ganso toma espaço dentro do maleiro e o pantografico nao me perguntou qual e o objetivo de espaço no porta malas eu nao sabia mas ele rapidamente descobriu facilimo de atingir mesmo com pescoço de ganso protegido por acabamento acarpetado e foi ai que realmente me ensinou algo disse engenheiro quando ha duas formas de se resolver uma coisa sabe qual e a melhor a mais simples a sabedoria dessa frase ate hoje me espanta claro o mais simples e mais barato mais leve melhor como disse chapman fazer uma ponte qualquer um faz e trabalho do engenheiro fazer uma ponte que aguente somente o que foi projetada para aguentar sem desperdicio [caption id= attachment_385005 align= aligncenter width= 999 ] como voce sabe se melhorou algo engenheiro [/caption] quando viu que entendi seo otto foi mais adiante o sistema pantografico e menos estavel menos duravel mais caro mais complicado de ajustar e crucialmente faz uma abertura de porta malas menor; do que adianta um porta malas grande se nada passa pela abertura me explicou que a pantografica e usada quando nao ha espaço para se colocar o ponto de giro da tampa ou quando a tampa em si tem uma geometria que exige abertura com mais que apenas um giro pedindo movimento composto ha o problema de custo tambem ele e mais caro mas segundo o alemao o preço e so consequencia; se o engenheiro fez um bom trabalho vai custar o que custa colocar pantografica por ser mais chique otto soltou uma serie de palavroes em alemao para descrever que tipo de pessoa faria isso nao entendi o significado de nenhum deles mas na hora pensei que nao queria ser esse cara foi uma liçao que jamais esqueci quando olhei para o porta malas de meu 156 lembrei na hora dele e suas liçoes tem pantografica por ter uma interface aberta com o vidro complicada e uma abertura possivel que nunca seria boa de qualquer forma; pantografico e o movimento que o desenho externo do carro pede’ na hora o carro nos diz o que devemos fazer pantografico colocado ao lado do virtus de casa nao deixa duvidas de que o alfa romeo foi criado para ser bonito desde o exterior e o resultado e a dobradiça cara e de nenhuma vantagem de verdade e o que o desenho precisa e o status que ela gera um engraçado efeito colateral de algo que os engenheiros nao queriam fazer ja o virtus desenhado para ser um eficiente taxi tem uma abertura enorme e os pescoçoes de ganso pouco atrapalham em algo cada um e o que deve ser existe gente que economiza colocando pescoços de ganso horriveis em carros que deviam ter pantograficas e pantograficas chiques em carros que poderiam ter pescoço de ganso sem problemas claro mas garanto que nos os engenheiros de tampa de porta malas da velha guarda somos contra qualquer dia nos reunimos todos enchemos um fiat 147 inteiro e vamos ate a sede da sae reclamar
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