fazer uma ponte qualquer um faz e trabalho do engenheiro fazer uma ponte que aguente somente o que foi projetada para aguentar sem desperdicio colin chapman um engenheiro e basicamente alguem que aplica ciencia conhecida nao um cientista que a descobre sim muitos engenheiros por meio da ciencia e experimentaçao que sao inerentes de sua profissao acabam por descobrir coisas desconhecidas; mas essa nao e sua funçao basica basicamente e uma pessoa que em cima de alguns parametros solicitados por meio de calculos e desenhos cria maquinas que vao executar uma tarefa especifica que preveem o futuro a partir da tecnica conhecida muita gente que nem tem estudo realiza trabalhos de engenheiro claro e muitas vezes o faz muito bem por pura experiencia e/ou tino para o negocio; nao e preciso estudo para se construir nada [caption id= attachment_299677 align= aligncenter width= 615 ] anthony bruce colin chapman[/caption] o trabalho do engenheiro na verdade e o explicado por chapman o de fazer algo mais barato e eficiente por meio de calculo e experimentaçao chapman em si e um icone da profissao por entender isso profundamente levando sua obsessao por leveza e simplicidade ate o extremo do possivel nos anos 1950 quando apareceu na cena de competiçoes os alemaes da mercedes benz dominavam tudo com complexidade tecnica; chapman mudou tudo ao simplificar tudo e adicionar leveza em todos os seus desenhos por muitas vezes ao fazer um automovel se pega a pratica vigente e apenas se melhora incrementalmente e um metodo abraçado com paixao pelos japoneses que desta forma faziam seus carros incrementalmente melhores a cada dia ate se tornarem coisas realmente confiaveis mas nao geniais chapman se recusava a fazer isso sempre revertendo aos principios basicos e desenhando sempre tudo novo para cada carro usar um braço de suspensao mais parrudo ja ferramentado e em produçao no elite para o novo europa nao a peça nesse caso deve ter um desenho diferente mais leve e eficiente para a aplicaçao diferente ate hoje iconoclasta e purista como quase nenhum outro engenheiro que existiu subversivo ate pelo simples fato de que ao fazer isso comete o pecado de desperdiçar dinheiro [caption id= attachment_299678 align= aligncenter width= 736 ] sem preocupaçao com segurança o primeiro a dirigir sempre era o chefe [/caption] chapman era o melhor de nos so por causa disso era notorio pao duro e com a moral meio distorcida por anos comprando e vendendo carros usados para se sustentar e criar seus lotus mas quando se tratava de realizar um projeto era um monge ascetico e perfeccionista que nao aceitava compromissos e uma questao de entender os objetivos do que voce vai fazer carros esporte como seus lotus tinham objetivo a velocidade e chapman entendeu cedo que consegui la por motores maiores e mais potentes era uma maneira ineficiente; reduzir o carro ao maximo em volta de um motor existente muito melhor um motor mais potente faz um carro mais rapido nas retas um carro mais leve e mais rapido em todo lugar nada que nao se soubesse ciencia conhecida mas ao perseguir isso com zelo de um engenheiro de verdade projetando cada peça para aguentar apenas o suficiente para o que queria mudou tudo simplificar e fazer as coisas mais leves ao final das contas e o que um engenheiro faz fazer algo parrudo que sempre funciona e facil a industria do automovel hoje trata os departamentos de engenharia como todas as outras partes de seu negocio como uma fabrica aqui uma fabrica de projetos procedimentos rigidos existem para cada fase dele e esta fabrica produz novos carros incessantemente por meio desses procedimentos feito um relogio por isso tambem criatividade e desencorajada o novo rompe o ciclo demora mais e e mais custoso; melhoria incremental e o desejado mas ainda e engenharia projeto e as peças que compoe o carro tem objetivos bem claros selecionados com cuidado no inicio do projeto basicamente sempre baseados no carro anterior x% menos peso y% menos massa e assim por diante estes requerimentos de performance custo e peso determinam peça nova ou usar a mesma anterior e crucialmente como sera testada e aprovada o engenheiro que fez um bom trabalho atingiu o objetivo em performance tempo de projeto custo e peso um bom engenheiro hoje em dia nem sabe se a peça ficou boa se o carro ficou bom nada julga seu trabalho baseado nos requisitos que lhe foram colocados e assim que a tal fabrica de projetos anda o engenheiro nao julga se os requisitos sao coerentes ou nao; apenas faz o que lhe foi pedido e as vezes o resultado nao e la dos melhores simplesmente porque o que foi solicitado nao foi la muito inteligente e a epitome do garbage in garbage out se lhe pediram lixo vai sair o mais bem executado lixo que ele conseguir fazer uma historia de requisitos na verdade o que acontece na pratica e que ninguem sabe direito o que quer ou sabe mas acredita se importante no inicio de um projeto e depois se mostra irrelevante objetivos que pareciam desejaveis se mostram ridiculamente ruins depois de prontos e a mudança uma vez o negocio pronto e dificil ou impossivel um certo fabricante nacional ao criar um veiculo novo no inicio dos anos 2000 o imaginou um carro muito barato mas com mais espaço interno como parecia ser o gosto da populaçao e seus concorrentes diretos mas no meio do projeto percebe que a qualidade geral e preço desta faixa subia e ai o que fazer jogar tudo fora e começar de novo lembre que fazer um automovel e prever o futuro 3 anos adiante; quase tudo pode mudar mas uma vez que o projeto esta andando quase impossivel parar e como um trem que parte da estaçao para chegar ao destino 3 anos depois de novo incentivo para fazer coisas repetitivas e seguras [caption id= attachment_299680 align= aligncenter width= 999 ] nao sou tao velho assim ne so um exemplo [/caption] certa vez no inicio de um projeto de cabine de um caminhao novo fui chamado para uma reuniao com toda a diretoria da empresa e foi la o engenheiro com suas pastas desenhos e papeis debaixo do braço para o ultimo andar do predio um olimpo onde a comida e boa a iluminaçao farta e a risada solta; bem diferente das catacumbas onde labutava diariamente sem saber o que me esperava mas resignado com qualquer destino que viesse sentei me na suntuosa sala quieto em meio a nobreza canonizada como liderança por aquela entidade metafisica que sabemos que existe mas nunca vimos ao vivo chamada o board foi uma daquelas situaçoes ridiculas que ocorre sempre em corporaçoes sete executivos apoiados por uma entourage de subordinados apresentando um monte de coisa por horas para no fim um manezinho sair dali com uma missao mas sem ajuda sem entourage ou subordinados e sem saber como a realizaria o manezinho no caso era eu claro [caption id= attachment_299681 align= aligncenter width= 900 ] resumindo a bola esta com o eng oliveira [/caption] o resumo do imbroglio e simples o para choque dianteiro do novo caminhao deveria ficar alinhado com a cabine sempre infalivelmente parece simples mas pelo que mostraram todas as tentativas de fazer isso na linha falhavam a mais de 10 anos e o para choque e a cabine ambos insistiam em ter uma vontade propria de ir um para cada lado os indicadores de qualidade da fabrica estavam pessimos por isso o board apareceu num arbusto em chamas na sala do diretor de qualidade dizendo isso tinha que acabar como aparentemente essa era a minha parte nesse latifundio ah mas nao sem antes mais um detalhe o para choque deveria continuar dividido em 3 partes separadas como sempre foi para reposiçao mais barata disse o diretor de engenharia de campo em outa apresentaçao de meia hora realizada com ajuda de 2 subordinados no mesmo dia requisitos basicamente me deram carta branca em relaçao a todo resto contanto que o tal alinhamento da cabine com o para choque em 3 peças acontecesse o que por um lado me deixou ate feliz finalmente uma coisa objetiva para perseguir por incrivel que pareça um para choque de caminhao fora uma altura maxima do solo nao precisava nem parar choques zero requisitos sim zero; jogar um caminhao contra uma barreira rigida como em carros e inutil a carga de sei la 10 toneladas atras da cabine espatifa ela contra a parede como uma mosca levando jornalada a falta de requisitos faz todo engenheiro de para choque aproveitar e fazer ele extremamente barato e vagabundo mas agora nao eu tinha uma missao sagrada nao era uma missao facil a cabine era basculante avançada em cima do motor montada em uma suspensao complexa no chassi o para choque era montado no chassi sem nenhuma relaçao com ela nao e a toa que nao casavam era impossivel regular a posiçao da cabine; ela caia onde caia o para choque em tres peças tambem era bem em tres peças fazendo a sua regulagem de montagem e vaos entre as peças um caos se se ajustava a ponta para casar com a cabine abria um buraco no meio onde a ponta se juntava a peça principal central do para choque uma proverbial sinuca de bico; se ficar o bicho pega se correr o bicho come apesar disso rapidamente descobri o problema a cabine era montada no chassi indexada pela face externa da longarina direita do chassi era alinhada ao chassi por ali ja o para choque era alinhado pelo meio do chassi bem na frente nao podia dar certo mesmo o meu novo para choque so precisava ser indexado pela mesma referencia da cabine no chassi que o problema estaria resolvido pelo menos teoricamente mas nao era nada simples fazer isso o meio de montar a cabine tinha que ser o mesmo pelo lado do chassi e o para choque e montado na frente e em 3 peças antes de contar como fiz isso vou cortar o suspense aqui e dizer que tive sucesso a cabine se alinhou perfeitamente ao para choque no meu carro infalivelmente feito um reloginho o gerente da linha veio me parabenizar dizendo que isso nunca tinha acontecido em toda a historia da fabrica um sucesso total ou nao depende do ponto de vista dos meus requisitos alinhar o para choque foi um sucesso total ninguem me pediu para fazer isso com baixo custo ou baixo peso afinal de contas minha soluçao ficou linda maravilhosa; mas nada barata leve ou simples criei um suporte enorme tubular do tamanho do para choque inteiro e o montei com uma aba na lateral direita da longarina do chassi mesmo lugar que indexava a cabine nesse suporte montei um para choque de 3 peças em smc um tipo de termofixo reforçado com fibra de vidro moldado a quente em prensas e moldes gigantes que tem tolerancia praticamente zero pronto resolvido alinhamento perfeito e maravilhoso o suporte porem era enorme tinha que ter um dispositivo para ser montado na linha porque seu peso era acima do suportado pelo chicao um sujeito enorme e forte pacas que fazia isso na linha quase um spaceframe de uma lotus meu suportao tubular em aço pintado a po preto lindao complexo bem desenhado e pesado e caro para caramba os engenheiros tem um nome bem especifico para suportes como o meu um nome nascido da necessidade de brincar com o infortunio dos colegas e por ser tao perfeito para explicar o erro e ao mesmo tempo provocar risos se tornou muito popular era um monumento ao aço o para choque tambem era uma peça tecnica nervurada com porcas insertadas e gaps minimos entre as tres partes como toda peça em smc pode nao ter ficado barato nem leve tambem mas era dimensionalmente inalteravel feito granito e quase tao parrudo quanto ele talvez pelo preço e peso nunca fui parabenizado pelo trabalho mas tenho muito orgulho dele e os amigos na linha tambem adoraram zero ajuste necessario monumento ao aço ele era nao ha como negar mas funcionava o engenheiro de obra pronta mas nenhuma boa açao permanece sem puniçao neste mundo e assim foi comigo e meu para choque no ano seguinte o board aparece de novo num arbusto flamejante agora na sala do presidente o custo de material dos carros esta muito alto reduza o imediatamente este num arroubo de criatividade leu isso em algum lugar cria uma clausura uma equipe multidisciplinar em um hotel por uma semana enclausurada para diminuir o custo de material de 5 carros em 20% eu trabalhava com chassi nessa clausura entao mas e claro que a discussao acabou no meu para choque monumental era um alvo facil demais de acertar para nao atirarem nele me chamaram para explicar o motivo daquilo tudo algo comum a memoria desse tipo de coisa e fugaz; se eu nao estivesse la para explicar voltaria um para choque comum desalinhado de novo e outro engenheiro se veria de novo numa sala cheia de diretores e uma missao impossivel confesso que pouca coisa me tira do serio no trabalho mas ter que explicar algo que eu fiz no passado nao me faz bem por algum motivo minha paciencia e zero para isso; talvez porque cada pessoa que encare um problema resolve ele da sua propria maneira; discutir o certo e errado disso depois do problema resolvido e totalmente injusto e o julgamento de sua competencia envolvido nessa atividade me tira do serio algo que nunca fez bem para a minha carreira na industria mas felizmente o engenheiro de obra pronta nesse caso era um espanhol radicado na alemanha ali em missao de liderar o grupo era uma pessoa sensata no fim e apesar de começar o papo com duas pedras na mao acaba por entender o que fiz nao sem antes varias brigas e uma azia danada mas enfim entendeu disse para ele da para fazer um para choque muito mais barato se voce retirar o requisito do alinhamento com a cabine com este requisito nao vejo como ele preparou um plano e custo de um para choque vagabundo; se preparou para apresentar para os diretores; me agradeceu e chamou para participar declinei claro sorte ate hoje se contam lendas da reaçao do diretor de qualidade quando o pobre espanhol disse que so precisava desalinhar a cabine do para choque e teria um ganho monumental de custo e peso no carro aparentemente a apresentaçao nem chegou ao fim o tal diretor de pe aos gritos exigindo que aquele argentino maldito saisse da sala e nunca aparecesse novamente em sua frente humilhaçao das piores e o monumento ao aço que perpetrei fico feliz em dizer ficou no caminhao por mais de dez anos ate o fim de sua historia em produçao e nao tenho certeza disso mas espero que a logica dele tenha permanecido nos outros ficou algo parrudo de qualidade bom mesmo ainda que caro e pesado mas nao da para ganhar em tudo saber o que e realmente importante no projeto nunca mais foi tao claro quanto desta vez; na maioria das vezes e um baita ponto de interrogaçao que so faz projetos ruins sem foco saber onde quer chegar e chegar la no fim e o que e o trabalho do engenheiro como me ensinou um arbusto flamejante gente boa que atende pelo nome de colin chapman
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