ha algumas semanas fiz um flatout retro review de hang on e super hang on os games de moto da sega que foram pioneiros no genero alem de trazer um gabinete absurdamente sensacional com uma moto em miniatura na qual voce montava para jogar e tinha de inclinar o corpo para fazer curvas hang on e super hang on estabeleceram conceitos que seriam aproveitados em um classico ainda mais famoso outrun o game de carros que utilizava uma engine semelhante tambem permitia que voce escolhesse as musicas e exigia precisao e atençao dos jogadores para ser concluido tambem mencionei algo interessante naquele post lançado em 1985 hang on inicialmente seria desenvolvido em 3d havia tecnologia para isto mas o hardware da epoca nao era capaz de executar o jogo com a performance exigida pela equipe a estreia do 3d em um game da sega teve de esperar um pouco mais ate 1992 quando estreou virtua racing que merece cada caractere do flatout retro review de hoje o que e colocando de forma simples muitos consideram virtua racing o primeiro arcade de corrida que teve sucesso com graficos em 3d outros jogos com poligonos foram lançados antes como winning run da namco de 1988; e hard drivin da atari que veio em 1999 mas embora estes fossem bem jogaveis ambos sofriam um pouco com a taxa de quadros e a contagem de poligonos ou seja eram meio travados na movimentaçao e tinham modelos em 3d muito rudimentares quadradoes e sem texturas virtua racing pode ter demorado mais mas chegou com os pes na porta e trouxe uma experiencia 3d realmente imersiva para quase 30 anos atras claro virtua racing foi o jogo que finalmente tornou realidade a ambiçao de yu suzuki chefe da equipe de desenvolvimento de fazer um jogo de corrida em 3d nao muito fa de repetir a mesma formula pun intended duas vezes suzuki resolveu que depois de um jogo de motos hang on e de um game onde voce pilotava um superesportivo em vias publicas outrun era hora de adotar uma atmosfera mais competitiva e assim virtua racing pegava inspiraçao na formula 1 a primeira versao evidentemente foi a de arcade e em uma manobra ousada a sega decidiu que a versao padrao de virtua racing usaria uma cabine dupla que em essencia eram duas maquinas em uma unica cabine com duas telas dois volantes e dois bancos como aquela altura ja havia se tornado marca da sega a cabine de virtua racing trazia recursos fisicos para ajudar na simulaçao volantes com force feedback e bancos com seis bolsas que eram usadas para simular o movimento do carro nas curvas os pedais eram dois acelerador e freio e havia tambem um sistema de marchas com borboletas atras do volante algo que naquela epoca estava começando a chegar a formula havia tambem maquinas com apenas uma tela tanto com banco quanto do tipo upright para jogar em pe e nestas a tela era widescreen outra inovaçao e existiam ate maquinas com quatro telas como a do video abaixo https //www youtube com/watch v=roodedcs2e8 o multiplayer era uma das grandes sacadas de virtua racing era possivel ligar ate quatro maquinas para uma partida com oito jogadores em algumas casas de arcade havia ate mesmo campeonatos de virtua racing com narraçao em tempo real e o anuncio do vencedor para todo mundo ouvir era uma epoca diferente mais simples gameplay https //www youtube com/watch v=sspfepatago virtua racing era um arcade classico com limite de tempo e checkpoints mas diferentemente de outros games populares e mesmo titulos anteriores da sega a corrida nao era so contra o relogio havia posiçoes e o objetivo era chegar em primeiro em um grid com 16 carros havia tres estagios cada um representando um modo de dificuldade big forest beginner bay bridge intermediate e acropolis expert cada uma com suas proprias caracteristicas um parque de diversoes em big forest uma ponte em bay bridge e um grampo bem fechado no circuito de acropolis https //www youtube com/watch v=mvsmobbfhme mas alem de ser totalmente tridimensional virtua racing trazia outro diferencial a dinamica de jogo embora fosse um arcade o game tinha fisica mais sofisticada com mais que uma pitada de simulaçao em outros jogos da epoca o negocio era pisar fundo e chegar na frente e o desafio era chegar a tempo nos checkpoints ja virtua racing te recompensava por seguir o traçado correto e frear na hora certa segurar o carro nas curvas usando o muro nem pensar o prejuizo de velocidade era muito grande https //www youtube com/watch v=uorfolp5ybq havia tambem uma mecanica de dano rudimentar alem de o carro ficar visivelmente danificado se voce batesse muito acabava perdendo velocidade final e era preciso parar nos boxes para consertar e isto era uma faca de dois gumes virtua racing ja era dificil o bastante jogando corretamente com limites de tempo bem apertados e quase sempre um pit stop era sinonimo de game over alem disso os carros controlados pela cpu jamais paravam nos boxes graficos e som nos graficos em si virtua racing nao se afastava muito dos ja citados winning run e hard drivin por exemplo a contagem de poligonos era maior claro e isto se traduzia em formas mais suaves e complexas mas as texturas ainda ficavam devendo na verdade elas nao existiam os poligonos eram todos lisos chapados e tambem nao havia efeitos de luz por outro lado havia mais elementos nos cenarios como arvores construçoes montanhas e um bonito ceu azul que parecia ter saido de uma pintura havia ate mesmo pessoas no começo de cada corrida uma equipe de mecanicos trocava seus pneus e no final era exibida a entrega do trofeu em um podio com grid girls e pessoas comemorando todos eram quadrados e nao se pareciam muito com pessoas mas era um ingrediente extra para aumentar a sensaçao de imersao [caption id= attachment_257967 align= aligncenter width= 800 ] esta e a versao do mega drive[/caption] o grande trunfo de virtua racing graficamente falando era a taxa de quadros por segundo 30 fps gamers de hoje riem quando um titulo so roda a 30 fps mas na epoca a fluidez de vr era simplesmente absurda e isto ficava ainda mais evidente na hora do replay com varias cameras mostrando a cena e um narrador comentando as cenas as cameras alias tambem podiam ser trocadas durante a corrida com quatro angulos diferentes e um deles em primeira pessoa virtua racing foi um dos primeiros se nao o primeiro a contar com este recurso https //www youtube com/watch v=moucrsfx24w falando em narrador o som era talvez o unico departamento em que virtua racing nao se sobressaia tanto os efeitos sonoros seguiam o padrao da epoca com um ronco bem digitalizado e meio irritante para os padroes modernos ate e a musica so rolava no menu e nos checkpoints no restante do tempo nao havia trilha sonora talvez fosse pela capacidade de processamento exigida pelos graficos ou simplesmente para dar um toque de seriedade ao jogo legado virtua racing era um jogo considerado dificil em uma epoca na qual todos os games de corrida ja eram dificeis por padrao mas oferecia uma experiencia impar em 1992 e dali em diante a sega evoluiu drasticamente a apresentaçao grafica de seus jogos basta lembrar de daytona racing e sega rally de 1993 e 1994 respectivamente trouxeram um salto impressionante no departamento visual ainda assim a jogabilidade de virtua racing estava alem de seu tempo tanto que a sega nao perdeu a oportunidade de lançar ports para diferentes sistemas o mega drive ganhou sua versao em 1994 e utilizava um cartucho especial com um chip extra para processar os graficos e o resultado era surpreendente para um console de 16 bits https //www youtube com/watch v=xdpc6b8 9uu o sega 32x e o saturn tambem ganharam suas versoes logo depois e elas eram bem mais proximas do arcade original sendo considerados ports excelentes https //www youtube com/watch v=npody8uz3q0 e o game envelheceu bem tambem a ponto de ser um dos lançamentos mais elogiados do nintendo switch em junho do ano passado em um port direto da versao de arcade porem rodando a 60 fps e com proporçao 16 9 quem ja jogou porem diz que embora o game tenha o visual de 1992 sua jogabilidade e bem mais atual
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