quando se fala em projetistas da formula 1 e muito comum voltar nossos olhos e pensamentos para os anos 1960 ou 1970 uma era de grande experimentalismo e revoluçoes no design dos carros nem poderia ser diferente nossa janela de interesse nao costuma ter mais de 30 anos raramente chegando aos 50 anos algumas coisas tornam se tao comuns e naturais ao longo do tempo que perdemos de vista sua origem e o mundo anterior a elas e por isso que quando falamos nos projetistas da formula 1 os pioneiros dos grand prix acabam deixados de lado para a maioria das pessoas que acompanham a formula 1 os carros sempre tiveram motor central traseiro um so lugar e rodas descobertas mas nem sempre foi assim — isso tudo precisou ser inventado em algum momento seus inventores foram visionarios que apesar de terem revolucionado muitas vezes sao esquecidos mas nao nesta serie nesta nova fase de lendas da formula 1 vamos nos dedicar aos homens que fizeram esta historia grandes pilotos como achille varzi e tazio nuvolari — cujas historias conhecemos ha alguns dias — e agora grandes projetistas como vittorio jano o homem que criou o monoposto de grand prix e tambem projetou o primeiro carro de formula 1 da historia — e por isso um dos projetistas mais importantes de todos os tempos nascido em 22 de abril de 1891 na cidade de san giorgio canavese no norte da italia regiao que mais tarde se tornaria o berço da industria automobilistica italiana jano demonstrou desde jovem um grande talento para a mecanica e a engenharia ingressando na scuola professionale operaia de turim onde recebeu formaçao tecnica voltada para a industria automobilistica seu primeiro trabalho foi como aprendiz na societa torinese automobili rapid uma pequena fabricante de veiculos onde teve contato com os principios basicos da engenharia mecanica pouco depois em 1911 jano conseguiu um cargo na fiat uma das maiores empresas do setor na epoca ele entrou como desenhista tecnico e rapidamente se destacou trabalhando no desenvolvimento de motores e chassis para os carros de grand prix da marca durante a primeira guerra mundial foi envolvido em projetos militares mas ao final do conflito retornou ao departamento de competiçoes da fiat la trabalhou ao lado de grandes engenheiros da epoca como giovanni e carlo cavalli e participou do projeto do fiat 805 um grand prix de 1923 que utilizava um motor oito cilindros em linha sobrealimentado soluçao que ele levaria consigo para seus futuros trabalhos essa expertise que chamou a atençao de enzo ferrari que o levou para a alfa romeo em 1923 na alfa romeo jano desenvolveu o p2 seu primeiro grande projeto na nova casa e um marco na engenharia automotiva equipado com um motor de oito cilindros em linha e superalimentado o p2 entregava cerca de 140 cv e pesava apenas 614 kg sua construçao leve e equilibrada ajudou a alfa a conquistar o primeiro campeonato mundial de automobilismo em 1925 colocando a marca no topo do automobilismo internacional alem disso o p2 estabeleceu a base para os futuros carros de corrida da alfa romeo mostrando que motores sobrealimentados e chassis bem projetados eram o caminho para o sucesso o carro usava chassi de longarinas e travessas em aço que era rigido mas relativamente leve alem disso ele usou um motor de aluminio o que reduzia peso em comparaçao aos motores de ferro fundido usados anteriormente esse motor um oito cilindros em linha superalimentado de 2 0 litros tambem era compacto e bem posicionado no chassi ajudando na distribuiçao de peso [caption id= attachment_378334 align= aligncenter width= 1024 ] note que o p2 ainda tem dois lugares[/caption] outro fator crucial era a suspensao o p2 usava eixos rigidos com molas semielipticas e amortecedores de fricçao um layout comum na epoca mas refinado para manter a estabilidade em alta velocidade alem disso o baixo centro de gravidade e a aerodinamica relativamente limpa ajudavam o carro a ser mais controlavel nas curvas e mais rapido nas retas a soma desses elementos fez do p2 um dos primeiros carros de corrida a equilibrar potencia leveza e estabilidade formando a base para sua grande criaçao da epoca o alfa romeo p3 ou tipo b o carro foi uma das maiores revoluçoes do automobilismo e e o responsavel pela posiçao de vittorio jano nesta lista lançado em 1932 o p3 foi o primeiro monoposto de grand prix projetado desde o inicio para ser um carro de corrida e nada alem disso o padrao da epoca — a filosofia de seus rivais da epoca — eram os carros baseados em modelos de rua adaptados como monopostos ou mesmo com cockpits largos para dois ocupantes o coraçao do p3 era seu motor oito cilindros em linha superalimentado inicialmente com 2 6 litros e cerca de 215 cv mas evoluindo para 2 9 e depois 3 2 litros chegando a ultrapassar os 265 cv o motor era montado sobre a mesma estrutura de longarinas e travessas de aço que jano ja havia usado no p2 mas com refinamentos significativos — como o proprio arranjo monoposto mas tambem na transmissao e no equilibrio de peso jano projetou um sistema de semi arvore dupla uma de cada lado do cockpit que conectavam o motor ao diferencial traseiro que era montado atras do cambio no centro do carro isso reduzia a massa nao suspensa e distribuia melhor o peso tornando o carro mais agil e estavel nas curvas uma soluçao que influenciaria carros de corrida por decadas alem disso por nao ter um eixo transversal na traseira o banco do piloto podia ficar em posiçao mais baixa mantendo o centro de gravidade mais proximo do solo a aerodinamica do p3 tambem era superior com uma carroceria estreita para reduzir a resistencia ao vento o resultado foi um carro incrivelmente equilibrado e facil de pilotar para os padroes da epoca tanto que em 1933 quando a alfa romeo fechou seu time oficial e cedeu os p3 para a scuderia ferrari tazio nuvolari achille varzi e outros grandes pilotos dominaram os grand prix em 1935 ja atualizado para 3 2 litros nuvolari deu ao p3 uma das vitorias mais lendarias da historia derrotando a mercedes em nurburgring contra todas as probabilidades o p3 nao so foi o melhor carro de sua epoca mas tambem estabeleceu um novo conceito para os monopostos de corrida que viriam depois depois do p3 jano trabalhou no alfa romeo tipo c um grand prix concebido para enfrentar as gigantes mercedes benz e auto union que ja dominavam as pistas com seus carros altamente avançados — e financiados por uma montanha de dinheiro do governo alemao o primeiro modelo o 12c 36 lançado em 1936 trazia um motor v12 sobrealimentado de 4 1 litros capaz de produzir cerca de 370 cv apesar da potencia bruta o tipo c sofria com um chassi menos avançado e uma distribuiçao de peso nao tao eficiente o que dificultava sua competitividade contra os carros germanicos que ja utilizavam chassis tubulares e motores em posiçoes mais otimizadas em 1937 jano tentou corrigir esses problemas com o 12c 37 uma evoluçao com um motor v12 de 4 5 litros entregando cerca de 430 cv mas a alfa romeo ainda nao conseguia acompanhar o ritmo do mercedes w125 e do auto union type c que eram fruto de engenharia de ponta incluindo suspensao independente e estruturas mais leves apesar das tentativas os grand prix de 1936 e 1937 foram amplamente dominados pelos alemaes o que acabou levando a alfa romeo a revisar sua estrategia para os anos seguintes mesmo sem tanto sucesso em pista o trabalho de jano no 12c 36 e 12c 37 serviu de base para o projeto do alfa romeo 158 alfetta lançado em 1938 este carro mais compacto e com um motor sobrealimentado de 1 5 litro mostrou se muito mais equilibrado e anos depois viria a se tornar uma lenda do automobilismo por ser o primeiro carro de formula 1 da historia — e tambem o primeiro carro campeao da formula 1 aquela altura contudo jano ja estava em outra ele deixou a alfa romeo em 1937 e foi para a lancia onde continuou buscando soluçoes inovadoras em seus projetos seu principal trabalho na nova casa foi o lancia d50 de 1954 nele jano revisou o conceito de liberar espaço para o banco deslocando a transmissao para as rodas traseiras o que resultou em diversas inovaçoes como o motor v8 em posiçao inclinada a 12 graus o que permitia que o carda passasse ao lado do cockpit e baixasse o centro de gravidade alem disso esse motor nao era montado sobre um subchassi que conectava a dianteira ao cockpit do carro o proprio motor era o elemento estrutural da dianteira outra inovaçao do d50 foram os tanques de combustivel laterais montados entre os eixos nas laterais do carro distribuindo melhor o peso e melhorando a estabilidade uma soluçao que influenciaria a f1 ate o final dos anos 1970 [caption id= attachment_378338 align= aligncenter width= 1024 ] a foto e de uma miniatura em escala mas ilustra perfeitamente o angulo do motor e os tanques[/caption] o carro mostrou potencial conquistando poles e vitorias com alberto ascari mas problemas financeiros levaram a lancia a abandonar a f1 em 1955 o projeto do d50 foi entao transferido para a ferrari onde jano continuou sua carreira rebatizado como ferrari d50 o carro foi usado por fangio em sua campanha vitoriosa de 1956 na ferrari jano foi responsavel por um dos motores mais iconicos da marca o dino v6 esse motor começou como um projeto de competiçao sendo utilizado em formula 2 e prototipos de endurance mas logo se tornou base para os carros de rua da ferrari como o lendario dino 206 gt alem disso o trabalho de jano nos motores v6 e v8 ajudou a definir a arquitetura mecanica da ferrari para os anos seguintes sendo usados em modelos como a ferrari 246 f1 que deu a mike hawthorn o titulo mundial de 1958 jano permaneceu na ferrari ate o final da decada de 1950 mas sua saude começou a se deteriorar ele se aposentou pouco depois e infelizmente faleceu em 1965 deixando um legado tecnico imensuravel
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