se alguem te perguntar qual e o motor mais preparado no brasil as chances de voce responder o motor ap sao sem duvida bem altas ele pode nao ser o mais moderno mas certamente e o mais difundido com uma das maiores ofertas de peças nacionais para preparaçao turbinada e aspirada da para dizer a mesma coisa dos motores fiat por exemplo aqui no brasil nao mas na argentina a historia e outra enquanto a fiat chegou ao brasil somente na metade dos anos 1970 na argentina a marca ja vendia seus modelos desde os anos 1960 mais tarde em 1980 os italianos criaram na argentina uma subsidiaria de sua joint venture com a psa batizada sociedad europea de vehiculos para latinoamerica mais conhecida como sevel a sevel era empresa que na argentina fabricava sob licença veiculos e componentes de varias marcas — fiat peugeot alfa romeo chevrolet e citroen um de seus produtos mais populares foi o fiat uno que no pais vizinho usava motores 1 0 de 52 cv e 1 6 de 87 cv eram diferentes dos motores dos uno brasileiros mas chegaram ate nos em algumas versoes do modelo e por aqui foram apelidados com o nome da empresa que os fabricava de 1989 a 2000 foram produzidas 179 767 unidades — um numero bastante elevado em um pais com pouco mais de 10 milhoes de veiculos em circulaçao com um volume de produçao tao alto os motores sevel na argentina acabaram se tornando extremamente populares — pense neles como o volkswagen ap para os brasileiros assim quando os hermanos procuram um carro barato e com ampla oferta de peças e o fiat uno que entrega essas caracteristicas por la com isso o modelo se tornou extremamente popular em arrancadas e outras categorias amadoras do automobilismo local o que levou a uma grande variedade de receitas para aumentar a potencia — e por sua vez deu origem a um grande mercado de peças um tipico uno argentino note que eles gostam de deixar a dianteira mais baixa do que a traseira a fim de otimizar a traçao em arrancadas a versao mais popular como ponto de partida para modificaçoes e o uno scv/scr equipado com motor 1 6 diferentemente do nosso fiasa o sevel pode chegar a 1 9 litro de deslocamento e e bastante girador da so uma olhada nas rotaçoes indicadas por este conta giros ligado a um uno 1 6 argentino [youtube id= jjkn2v4dhmi width= 620 height= 350 ] sim sao 10 000 rpm e claro que esta e so uma demonstraçao do potencial do sevel 1 6 e muita coisa e pode danificar o motor — afinal isto e velocidade tipica dos motores de moto que sao mais leves — mas os fiat sevel preparados podem chegar aos 8 500 rpm com relativa segurança [youtube id= 9 g6geqdhc4 width= 620 height= 350 ] uma concepçao comum sobre os motores de combustao interna e que o fator fisico que limita as rotaçoes do virabrequim e a velocidade dos pistoes isto e quase certo na verdade o fator limitante e a aceleraçao dos pistoes esta por sua vez depende de uma serie de fatores comprimento das bielas diametro dos pistoes deslocamento e fluxo do cabeçote alem disso tambem leva se em conta o peso a composiçao e equilibrio o das partes moveis um motor de curso mais curto naturalmente sera mais girador — por esta razao motores de moto costumam ser superquadrados isto e ter o curso dos pistoes menor do que o diametro dos cilindros no entanto para atingir rotaçoes estratosfericas nao basta ter bielas curtas e curso reduzido por exemplo quando um motor gira alto demais existe a possibilidade de as molas nao suportarem a frequencia exigida pela rotaçao nesse caso a valvula começa a girar aberta — o que pode ser extremamente nocivo e ate mesmo causar a perfuraçao do pistao no momento da compressao um sistema de valvulas desmodromicas atuadas mecanicamente como explicamos neste post pode resolver este problema bem como a adoçao de molas duplas no entanto estas medidas podem elevar bastante o custo da preparaçao por isso a maioria dos preparadores opta por nao elevar tanto assim o giro do motor dai o limite seguro de 8 500 rpm no motor sevel [youtube id= iupbhnvavii width= 620 height= 350 ] normalmente os fabricantes mantem o giro maximo abaixo do que o motor e capaz de suportar tarefa que ficou mais facil e eficiente com a evoluçao dos sistemas eletronicos e naturalmente alguns motores sao mais giradores do que outros na maioria das vezes contudo cabe aos preparadores fuçar e descobrir qual e a capacidade maxima de giro que um motor pode suportar foi o que eles fizeram com o sevel e descobriram que ele e bem mais resistente e versatil do que o motor fabricado pela fiat no brasil [youtube id= gbxirjnrx0w width= 620 height= 350 ] ja faz dois anos que o fiat uno original saiu de linha e de fato para a maioria das pessoas a imagem que ficou dele e a de um dos carros mais frugais ja vendidos no brasil — especialmente nos ultimos anos quando ate mesmo o revestimento nas colunas internas era ausente e o trilho dos bancos foi encurtado [youtube id= ksqycqmz1rk width= 620 height= 350 ] por outro lado a pegada back to basics tem seus admiradores para eles o uno nao e pelado e aliviado fiat uno superleggera some a isto as inerentes qualidades dinamicas e o que voce tem e uma bela base para um motor girador que tal deixar o orgulho de lado e ir bater um papo com os argentinos [ fotos enfierrados com ]
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