certo agora temos um countach 2021 e um countach classico o supercarro roubou a cena nestes ultimos tres dias fez toda a comunidade entusiasta voltar a falar da lamborghini e claro a comparaçao com o modelo classico foi o ponto central de todas as discussoes afinal como dissemos ontem usar um nome sagrado para os seguidores da lamborghini eleva as expectativas — havia gente esperando farois escamoteaveis apesar de todas as legislaçoes do planeta terem inviabilizado esse tipo de recurso alem disso as expectativas sao altas porque o design do countach embora repetido em cada lamborghini feito apos o countach foi um divisor de aguas jamais um supercarro foi tao ousado quanto ele nenhum carro reescreveu as regras do design dos supercarros como o countach fez seu perfil era tao avançado que ele e repetido ate hoje depois de meio seculo — e nao apenas pelos lamborghini o countach foi o auge de uma serie de experimentos de marcelo gandini iniciada em 1968 com o alfa romeo carabo evoluindo para o lancia stratos zero de 1970 entao em 1971 ele chegou ao design original do countach as linhas eram bem mais limpas e elegantes do que aquelas da segunda fase do modelo popularizada nos anos 1980 mais agressiva e utilitaria era um carro com um perfil em forma de cunha um pouco menos radical que os conceitos anteriores — um equilibrio perfeito entre ousadia e funcionalidade o desenvolvimento do carro foi demorado de sua apresentaçao no salao de genebra ate o primeiro modelo entregue a um cliente foram tres anos — e por isso que nao ha countach 1972 e 1973 exceto os prototipos alem disso o carro foi um trabalho de uma pequena equipe formada principalmente por paolo stanzani gianpaolo dallara marcello gandini e bob wallace apesar de parecer um carro de outro planeta — tanto no visual quanto no desempenho — o countach demorou a embalar entre 1974 e 1977 ele vendeu apenas 177 unidades menos de 10% daquela que seria sua produçao total o countach so decolou de verdade para se tornar aquele supercarro da parede depois que walter wolf chamou os italianos e mostrou para eles algumas mudanças que deveriam ser feitas para melhorar o carro o resultado foi o lp400 s e mais tarde o lp500 s entre as mudanças estavam um aumento da cilindrada do motor v12 que deu ao countach o desempenho que seu visual sugeria https //flatout com br/como o countach salvou a lamborghini com uma asa em v e para lamas alargados/ mas ainda que o desempenho seja o que realmente importa em um supercarro a mudança mais importante promovida pela lambo ao criar os modelos de walter wolf foi o visual widebody alado antes dele nao havia supercarros com alargadores nos para lamas muito menos com uma asa de corrida fixa na traseira eles complementavam perfeitamente os dutos naca e os scoops laterais dando ao carro um aspecto jet fighter que jamais havia sido visto em algo com quatro rodas ao menos nao em modelos produzidos em serie as rodas phone dial eram diferentes de tudo o que havia na epoca eram ousadas e agressivas — especialmente com 10 polegadas de tala e calçadas em pneus imensos como nos carros de corrida o countach dos anos 1980 trouxe a lamborghini uma ousadia obscena que e a base da estetica de seus carros ate hoje sem ele nao haveria diablo gallardo murcielago reventon nem aventador huracan veneno ou centenario nesse sentido o countach dos anos 1980 foi o carro mais importante da historia da lamborghini depois da ferrari 250 gt 1958 [caption id= attachment_163582 align= aligncenter width= 999 ] o botao que abre a porta do countach[/caption] ironicamente ao levantar as portas tesoura e entrar na cabine o que voce encontra e um carro artesanal dos anos 1970 e nao um supercarro que rivalizava em igualdade com o porsche 959 e as ferrari f40 e testarossa veja por exemplo o anacronismo do painel nao ha uma estrutura industrial o que voce ve e uma base de madeira e fibra coberta pelo mesmo couro dos bancos e portas o quadro de instrumentos nao e integrado como em seus rivais ele fica instalado em uma caixa destacada da mesa que e o painel do carro e tem termometro do oleo do motor voltimetro velocimetro manometro do oleo do motor conta giros seguido pelo indicador do nivel de combustivel e pelo termometro da agua do motor as barras pretas sob os instrumentos menores cobrem as luzes espia dos farois setas freio de mao check engine alerta de temperatura etc como todo supercarro dos anos 1970/80 os pedais sao deslocados para o centro do carro devido as imensas caixas de roda dianteiras um pesadelo ergonomico os botoes e comandos foram modernizados nos anos 1980 e definiram um padrao usado pela lamborghini ate hoje abaixo do quadro de instrumentos logo ao lado direito da coluna de direçao ficam os botoes das luzes auxiliares e o relogio digital veglia em toda sua gloria oitentista o primeiro interruptor da esquerda acende os farois o segundo a luz de neblina traseira o terceiro e o pisca alerta o quarto acende os farois auxiliares dianteiros e o ultimo acende as luzes de estacionamento/posiçao no lado direito da foto voce ve o cd player um classico alpine 7903 de gaveta imagine sair do seu countach com um desse debaixo do braço voce tambem deve ter notado a pequena alavanca logo acima do radio ela serve para abrir o porta luvas que nesse modelo 1989 nao tinha maçaneta o ponto escuro ao lado e um parafuso de fixaçao do painel no lado esquerdo do volante mais luzes na esquerda temos o dimmer da iluminaçao do painel seguido pela luz espia que indica o nivel baixo do fluido de freio as outras duas sao a luz de alerta de superaquecimento/mal funcionamento do catalisador e a luz de alerta de afivelamento dos cintos de segurança descendo para o console central topamos com os comandos do ar condicionado ja controlado eletronicamente a mudança aconteceu ainda nos anos 1980 mais abaixo vem a grelha do cambio o cinzeiro e os botoes dos vidros eletricos das portas o freio de mao caso voce tenha notado a ausencia dele fica escondido entre o banco e o console central e ja que os bancos deram as caras veja se voce percebe alguma diferença em relaçao aos modelos mais antigos do countach [gallery columns= 2 link= file size= medium type= single slider ids= 163561 163560 ] essa e facil eles nao sao mais inteiriços e isso permitiu que os encostos finalmente pudessem ser ajustados separadamente do assento tudo eletricamente claro e se voce e um bom observador notou que nao ha espaço para os botoes entre a soleira e o banco onde eles ficam entao [gallery columns= 2 link= file size= medium type= single slider ids= 163562 163563 ] no porta objetos embutidos nas largas soleiras — que tambem servem de banco na hora de fazer baliza https //www youtube com/watch v=bibe4wbpyuk sim dizem que a melhor forma de estacionar seu countach nao e olhando pelos retrovisores afinal os modelos widebody tem scoops sobre a tampa do motor e uma asa traseira no caminho entre o retrovisor e a traseira uma curiosidade interessante o redesenho dos scoops foi obra de um funcionario da lamborghini chamado horacio pagani sim exatamente esse horacio pagani que voce esta pensando apesar de tudo isso na traseira o countach ainda tem um porta malas la atras embaixo da asa veja so nao e muito grande mas da para colocar um par de malas com roupas para o final de semana e e muito maior que o compartimento dianteiro que e ocupado por um estepe temporario pelo reservatorio do lavador do para brisa pela bateria cilindro mestre do freio buzina e sistema de direçao hidraulica dando meia volta ao redor do carro e abrindo a tampa do motor voce depara com o acabamento da fibra de vidro usada na peça e com a etiqueta da especificaçao dos lubrificantes [gallery columns= 2 link= file size= medium type= single slider ids= 163572 163571 ] e finalmente il motore 5 167 cm³ 12 cilindros em v injeçao eletronica 455 cv que funciona desse jeito https //www youtube com/watch v=nfqslg0axbk e para finalizar o countach ao lado do miura e seus herdeiros
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