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Volkswagen 2.0 TSI: conheça as diferentes versões do motor EA888

Pense por um instante em quantos carros da Volkswagen e das demais marcas do grupo usam o motor 2.0 TSI. São tantos que nós frequentemente o chamamos de "onipresente", e até mesmo a Porsche usa o motor na versão de entrada do Macan. Só que nem todos os 2.0 TSI da Volkswagen são o mesmo motor. Os primeiros motores 2.0 TSI/TFSI da Volkswagen eram da família EA113, uma derivação dos EA827, e foram a primeira geração com sistema de injeção direta de combustível e turbo do grupo Volkswagen. Ao Brasil eles chegaram nos Audi A3/S3 e TTS de segunda geração (usados entre 2003 a 2006), no Audi A4 B7, no Audi A6 C6, e no Passat B6 (2005-2008), e foram usados até 2014, quando o Golf R de sexta geração deixou de ser oferecido na América do Norte. Sabe aquela piada sobre ele ser um "apezaum turbo"? Tem um fundo de verdade: o EA827 foi uma família de motores desenvolvida e lançada pela Audi em 1972, que deu origem aos nossos MD e AP. Estes motores foram atualizados nos anos 1990 e se transformara

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