os entusiastas nao gostam muito da ideia mas e fato que os suvs e crossovers ganham cada vez mais espaço no mercado e a volkswagen sabendo disso esta investindo pesado nos utilitarios isto tambem vale para o brasil claro onde a volks apresentou o novo tiguan na ultima sexta feira 23 durante um evento para comemorar seus 65 anos de atuaçao no pais a segunda geraçao do suv marca uma virada no posicionamento do modelo que sera promovido na linha da marca e ganhara companheiros mais baratos e mais caros nos proximos anos [gt40 content search= volkswagen widget= 1 ] a primeira geraçao do volkswagen tiguan foi lançada em 2007 11 anos atras por seu tamanho relativamente compacto e pelo estilo agradavel combinado ao conjunto mecanico moderno — que incluia o 2 0 fsi ou o 2 0 tsi este com 200 cv — o tiguan de primeira geraçao fez sucesso em seus primeiros anos e tambem era um dos poucos suvs que eram vistos com bons olhos pelos entusiastas mas com o passar dos anos os modelos donwsized foram chegando os rivais foram se modernizando e o tiguan acabou esquecido pelo publico nos ultimos anos os japoneses da honda e toyota fizeram a festa juntos do trio premium alemao com seus modelos de entrada audi q3 bmw x1 e mercedes benz gla a segunda geraçao do tiguan que foi lançada la fora em 2016 chega agora ao brasil para tentar reverter este quadro imagine que o tiguan foi promovido e agora ficou com mais cara de suv as dimensoes nao nos deixam mentir enquanto o modelo anterior tinha 4 43 m de comprimento 1 81 m de largura e 2 6 de entre eixos a nova geraçao tem 4 71 m de comprimento 1 84 m de largura e entre eixos de bem mais generosos 2 79 m na versao de entre eixos longo na europa e vendida uma versao mais curta com 4 49 m de comprimento e 2 68 m de entre eixos isto e facilitado pelo uso da plataforma modular mqb criada justamente para permitir esta flexibilidade na versao mais longa sao 28 cm a mais no comprimento e 19 cm a mais no entre eixos o angulo de ataque tambem melhorou agora e 26° antes era 18° o novo tiguan faz parte da ofensiva de cinco utilitarios que a volswagen ira lançar no brasil ate 2020 ele e fabricado em puebla no mexico devera chegar as lojas a partir de abril como o primeiro suv feito sobre a plataforma modular mqb vendido por aqui e tera apenas motores tsi com turbo e injeçao direta de combustivel os propulsores confirmados pela volkswagen serao o 1 4 tsi que atualmente equipa o golf e o 2 0 tsi usado no jetta golf gti fusca e passat a potencia nao foi confirmada — o 1 4 devera ter os mesmos 150 cv do golf e do futuro polo gt — mas o 2 0 tsi devera ter somente 180 cv como os modelos vendidos no mexico e nos eua a transmissao ainda e um misterio enquanto o mexico usa o 1 4 tsi combinado ao dsg de seis marchas e embreagem seca e o 2 0 combinado ao dsg de sete marchas e embreagem umida nos eua ele ja adota o novo automatico de oito marchas com conversor de torque no brasil a volkswagen ja deixou de usar o dsg de seis marchas com sistema seco de embreagem substituindo o por uma caixa automatica de seis marchas com conversor de torque o tiguan ja e vendido com cinco ou sete lugares la fora mas ha algumas particularidades a respeito da opçao no brasil para começar o tiguan de cinco lugares europeu tem entre eixos mais curto com 2 68 metros enquanto a versao de sete lugares tem entre eixos de 2 79 metros no brasil tudo indica que o entre eixos mais longo sera usado tanto nas duas versoes de cinco e sete lugares variando apenas a terceira fileira de bancos e o rebatimento do banco traseiro a vw foi bastante economica nas informaçoes do modelo brasileiro limitando se a falar sobre o conjunto mecanico e as dimensoes da carroceria no entanto o tiguan americano que tambem e fabricado no mexico possui as versoes s se sel e sel premium esta ultima possui cluster de instrumentos digital integrado ao sistema multimidia rodas de 19 polegadas farois de led direcionais abertura e fechamento eletricos do porta malas outra incognita diz respeito a traçao ha quem diga que o motor 2 0 turbo vira acompanhado do sistema de traçao integral 4motion com diferencial haldex no entanto tal informaçao nos parece um tanto improvavel pois isto tornaria o tiguan muito proximo dos audi o que nao e interessante para o grupo e mais plausivel que ele tenha apenas traçao dianteira ate mesmo por seu posicionamento no mercado estima se que o tiguan va custar entre r$ 130 mil e r$ 170 mil dependendo da motorizaçao e da quantidade de assentos o modelo de cinco lugares com motor de 1 4 litro podera ser uma alternativa premium por exemplo ao honda hr v touring modelo de topo com motor 1 8 16v de 140 cv que parte de r$ 105 000 e o jeep compass cuja versao de topo custa r$ 136 mil e vem equipada com motor 2 0 16v de 166 cv e traçao integral ja a versao de sete lugares podera chegar na medida para encarar o honda cr v que e equipado com motor 2 0 16v de 155 cv e custa atualmente r$ 179 000 e o hyundai santa fe que na verdade e bem mais caro custando em media r$ 196 000 mas e oferecido apenas com sete lugares e motor v6 de 3 3 litros e 270 cv tambem nao podemos descartar o toyota rav4 que tem uma versao com traçao dianteira e motor 2 0 de 145 cv por r$ 130 000; e os ja citados alemaes premium o audi q3 mais barato custa r$ 153 990; o bmw x1 parte de r$ 193 000 e o mercedes gla mais em conta sai por r$ 162 000 agora existem alguns detalhes meio nebulosos nesta historia a volkswagen planeja lançar outros quatro suvs no mercado brasileiro ate 2020 e o primeiro deles sera o t cross previsto para o segundo semestre deste ano o modelo tem cerca de 4 15 metros de comprimento e devera ser equipado com os motores 1 6 16v de 121 cv e 1 0 tsi de 128 cv — os mesmos do polo e virtus com quem compartilha a plataforma mqb a0 o modelo ficara imediatamente abaixo do tiguan de cinco lugares encarando chevrolet tracker peugeot 2008 ford ecosport as versoes mais baratas do hr v e renegade [youtube id= poz9jttjzkc width= 620 height= 350 ] apresentaçao do volkswagen tharu na china feito sobre a plataforma mqb devera ser vendido no brasil como volkswagen tarek [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] depois em 2020 teremos o tarek cuja produçao foi confirmada na argentina e devera abastecer o mercado brasileiro este ficara posicionado no lugar do tiguan de cinco lugares e sera equipado com o motor 1 4 tsi com cambio automatico e traçao integral 4motion com isso o tiguan passara a oferecer somente a versao de sete lugares e o tarek se encarregara de enfrentar o peugeot 3008 jeep compass a versao touring do hr v e o toyota rav4 os demais suvs cotados para o brasil sao o t track que sera um modelo compacto baseado no up que devera brigar com o wr v e com o ka freestyle sempre equipado com o motor 1 0 tsi apenas; o touareg que segue como modelo de topo da linha de suvs da volkswagen
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.