FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #333

Volkswagen Gol 1.9 turbo draw-through: da primeira montagem até a reconstrução do motor

Buenas, Flatouters! Vamos para o segundo capítulo da odisseia. Antes de voltar a falar do Gol, tentemos explicar o que significa o sistema draw-through e qual a sua diferença para o sistema turbo “convencional”, conhecido como blow-through – acho que faltou no primeiro post. Em um sistema draw-through, o compressor é montado após o carburador, ou seja, pelo compressor passa mistura ar/combustível, e o carburador trabalha “carburando” como foi projetado. Este tipo de montagem só é possível se a turbina tiver como opcional um selo de carvão (carbon-seal) instalado no compressor. Esta vedação especial permite que o óleo não seja sugado pelo motor durante as desacelerações – lembre que o compressor é montado entre o carburador e a admissão/cabeçote, ou seja, o compressor é submetido também às pressões negativas decorrentes das desacelerações, em condições de borboleta totalmente fechada - pra quem domina o idioma inglês, este site conta uma história engraçada sobre car