ola novamente flatouters mais uma parte dessa historia esta pronta e agora vou esclarecer uma porçao de coisas que sao importantes para o marinheiro de primeira viagem antes de prosseguir gostaria de agradecer as criticas elogios e sugestoes li todas e considero essa resposta de vital importancia pra construçao e reforma de ideias e açoes mudança repentina como eu havia dito em 2009 eu nao vivia um momento tao interessante pra quem estava reformando um carro antigo o cenario era ate tranquilo mas eu deixei o barao num canto e eu trabalhava bem longe dependendo de caronas e/ou onibus como exemplo passei tres meses usando minha bicicleta para praticamente tudo de supermercado ate cinema e festas com os amigos so que eu morava no bairro urbanova e tinha que ir no minimo ate o bairro colinas pra fazer qualquer outra coisa alem do frio congelante da regiao do urbanova havia a falta de praticidade em se carregar um garrafao de agua em uma mountain bike [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 107288 107286 ] alem disso eu estava concorrendo a uma vaga em outra empresa e consegui era quase tudo o que eu queria o projeto era de uma area que eu amava o salario era melhor a indicaçao havia sido muito boa e o unico senao era a cidade brasilia ame a ou odeie a decidi assumir a bronca e partir pro distrito federal afinal os pros eram em maior numero do que os contras coloquei toda a minha mudança ate tv e um par de caixas gradiente da decada de 80 dentro do barao e parti pra estrada sem nunca ter ido dirigindo para muito alem de sao paulo ou rio de janeiro subi a dutra anhanguera e br 050 ate parar em uberlandia mas eu vou deixar pra contar essas e outras grandes viagens em outro momento o importante e que cheguei a brasilia no dia seguinte com todas as peças no lugar por indicaçao do meu amigo e entao colega de trabalho rafael que um dia poderia contar sobre o belissimo crx dele me instalei num bairro bem localizado com pavimentaçao decente e um setor de oficinas por perto o que mais eu queria quintal grama garagem privativa so isso mas como eu havia escolhido ir morar em um condominio minhas opçoes haviam mudado e uma coisa começou a me incomodar la por 2009 os serviços de qualquer tipo eram muito mal feitos em brasilia parecia que voce estava era fazendo um favor em aparecer no balcao de atendimento e eu comecei a desanimar mesmo depois de dois episodios meu antigo receiver precisava de atençao por conta de uma saturaçao no canal esquerdo e o barao fazia um barulho estranho no tensor da correia dentada o receiver era um gradiente cs 34 que empurrou por muito tempo as caixas master 56 que levei pra la e fazia bonito a seçao de amplificaçao em si era quase que resumida a um unico integrado e este teimava em pedir pra ser trocado de tempos em tempos e eu sem ferramentas entreguei o danado pra uma assistencia tecnica me enrolaram quase tres semanas sem nenhum progresso porque simplesmente eu nao podia ficar plantado la na porta pra cobrar prazo e isso nem fazia sentido ja que o serviço era relativamente simples tirei o receiver de la vendi do jeito que estava e depois providenciei um yamaha bem mais moderno e com mais do triplo da potencia uns anos depois o yamaha com ajuda de uns extras derrubou o relogio da parede colocando um sorriso de satisfaçao na minha cara ha males que vem para o bem com o barao foi quase a mesma coisa como queria uma oficina de confiança perguntei pro rafael se tinha alguma ali perto nao sei quem era o responsavel pelo treinamento dos mecanicos mas eles devem ter sido treinados por alguem que fez marketing pois desmontaram quase que a frente do carro toda pra tirar o tensor e cobrar r$90 00 so de mao de obra nem preciso dizer que nunca mais pisei nessa oficina o que ficou pra mim dessas duas experiencias foi a descrença de que a prestaçao de serviços em brasilia fosse boa houve outros casos alem desses e claro mas esses foram os mais marcantes e por um tempo comecei a pensar em desistir de manter o barao comigo havia ainda muito a ser feito e eu nao queria que algo fosse feito de qualquer jeito encontrando um lugar ao sol felizmente essa impressao passou com o tempo hoje conheço diversas lojas e oficinas que tem uma visao para muito alem do proprio umbigo e isso e algo que so vem com o tempo de convivencia e adaptaçao a cidade o meu animo voltou quando estava em um encontro de carros antigos promovido pelo vcc de brasilia e me indicaram um mecanico muito competente no meu bairro o jean da revisar passou a partir dali a ser a referencia de serviços para mim e para quem conhece o barao sempre sendo muito direto no atendimento e atencioso na execuçao e um dos poucos que conheço que se preocupa em nao sujar o carro do cliente nao importando qual modelo seja tambem quero citar aqui que a oficina nao aparenta ser das melhores mas o olhar mais atento ve ordem no caos com facilidade com o tempo o que me chamou atençao foi a variedade de marcas que passavam pela oficina entendi entao que o jean e desses caras que nao tem medo de criaturas diferentes vi mercedes alfa giulia dentre outros com motores abertos alem de alguns motores diesel so nao vi wankel e motos no mesmo pedaço tambem encontrei toda a sorte de serviços pra finalmente terminar o barao e o barao tinha um historico de bom comportamento no que diz respeito a temperatura so ficando um pouco acima da marca do meio por precauçao resolvi revisar todo o sistema por todo o sistema eu me refiro ate mesmo ao aquecimento do ar levei o barao para o pedro quase em frente ao jean que desmontou o radiador e eu tratei de desmontar o painel inferior e de retirar de la o sistema de ventilaçao o diagnostico o radiador era o original de cobre e tinha 1/3 das canaletas entupidas sendo que algumas delas estavam furadas o trocador de calor acho que essa peça era conhecida por outro nome estava bem judiado pela corrosao eu poderia colocar peças novas de aluminio ou restaurar o ze frisinho baixou em mim e entao o pedro varetou o radiador para desentupir as canaletas entupidas soldou com estanho os furos e trocou as extremidades por peças novas [gallery columns= 5 link= file ids= 107268 107269 107270 107271 107273 ] peguei o trocador de calor e a valvula que controla o sistema e fui pra casa pesquisar o trocador de calor eu encontrei atraves do peças on line em uma concessionaria de sc original de estoque antigo e liguei imediatamente para fechar negocio a valvula eu descobri que era a mesma do santana e de outros carros da vw sendo relativamente facil de encontrar a tubulaçao ainda original havia sido cortada por algum antigo dono mas qualquer loja que venda desses tubos tem algum com curvas parecidas e a flexibilidade deles permite que sejam adaptados ate que facilmente [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 107266 107267 ] de uma so vez eu tinha um carro mais confiavel e confortavel e pra quem pensa que em brasilia nao ha frio desafio a contornar o inmet de noite em julho com as janelas abertas ou sair do lago norte pela ponte do bragueto no mesmo horario e epoca do ano nem se compara com o sul de minas ou com a regiao sul mas ja justifica o ar quente [gallery link= file ids= 107283 107284 107285 ] o ventilador tambem tinha estava bem sujo cheio de cacos de vidro e aproveitei o momento para limpar tudo aqui vai um aviso use de toda a paciencia do mundo para lidar com essas peças o plastico se quebra facilmente e modelos da mesma epoca tem sistemas diferentes o gt e bem completo mas a maior parte que era vendida tinha ventiladores espartanos sem um ou outro recurso isso significa que no desmanche nao vai ter determinada peça se voce quebrar pra limpar agua escovas e sabao de coco bastam e pelamordedeus nao usem nada que tenha perfume ou que deixe as superficies impregnadas o trabalho para retirar uma peça dessas do lugar e tao grande que se sujar de novo voce vai se arrepender tia rinite e tia sinusite mandarao lembranças a voce e a seus eventuais passageiros as presilhas que unem as duas metades saem facilmente com uma chave de fenda mas pra voltar pro lugar requerem outra dose cavalar de paciencia a caixa inteira deve estar bem apoiada e a pressao deve ser feita de forma abrupta mas num movimento curto colocar a mao por dentro para nao deixar a superficie flexionar demais ajuda bastante a encaixar a presilha e evita quebras ajustes finos outras coisas legais que providenciei foram os retrovisores originais completos com comandos internos o curioso e que o maior beneficio e a convexidade do espelho direito que voce nao encontra nos espelhos paralelos esses foram bem plug and play sem complicaçoes na hora de instalar ja o relogio do console central foi uma jornada quando encontrava um funcionando era uma fortuna eis que durante um encontro muito conceituado em minas gerais alguem me mostra que o corcel tinha exatamente o mesmo relogio na epoca so com o filtro do display e botoes em cores diferentes e pediam menos da metade do preço quase desmontei tudo la mesmo so pra voltar pra casa com o relogio em vfd vacuum fluorescent display verde brilhando no painel o interior do carro recebeu um pouco mais de atençao nesse meio tempo os bancos do gt em 1984 e 1985 nao tinham ajuste de altura este foi introduzido no modelo 1986 e nao sei dizer da confiabilidade do sistema so digo que o meu sofre com uma folga por esgarçamento no ajuste de distancia e engraçado um desavisado levar susto ao acelerar e frear ele eu retirei o banco e levei a um torneiro mecanico para tentar corrigir melhorou bastante mas ainda existe certa folga aproveitei a viagem e desmontei tambem o cinto de segurança este tem um mecanismo de retraçao para facilitar a entrada e saida de um passageiro do banco de tras mas de um dos lados ele nao funcionava faltavam um espaçador metalico e uma bucha em nylon que foram confeccionadas pelo mesmo torneiro mecanico [gallery columns= 4 link= file ids= 107257 107260 107262 107261 ] o painel desses modelos tem uma iluminaçao tao ruim que parece que ela nem existe e eu depois de algumas tentativas cheguei a uma soluçao decente ocorre que o projeto original e bem precario usando uma especie de bastao transparente para transportar e depois difundir a luz parecido com o que e feito com a fibra otica so que ao inves de laser a fonte e luz incandescente alias duas sendo uma de cada lado por conta do calor as duas pontas estavam amareladas deformadas e opacas obsolescencia programada depois de tentar evitar cortei fora as pontas com uma serra dessas de cortar metal deixando somente a seçao intermediaria nas extremidades coloquei dois leds brancos com a temperatura de cor nao muito alta algo proximo a 3200°k e eles casaram certinho com a proposta alem disso houve um evento desastroso que me fez procurar uma forma de monitorar melhor o que ocorre com o motor encontrei entao no ebay tres relogios com o suporte do painel e chicote para medir tensao da bateria pressao do oleo e temperatura do oleo originais vw e que vieram possivelmente de um scirocco da epoca as cores sao diferentes mas a grafia e ate o formato dos ponteiros sao iguais aos do barao passei mais umas semanas garimpando quais os sensores cebolinhas senders nao importa que casavam com eles me lembro de que um veio da turquia e chegou cheirando a cigarro o porque de procurar fora do pais eu aposto que muitos que estao lendo ja sabem uma peça equivalente em territorio nacional pode chegar a custar algumas centenas de r$ no caso desse sensor de temperatura acho que economizei uns 50% ja considerando os respectivos fretes modificar o chicote foi bem simples luz bateria e chassi estavam por ali mesmo pro cofre foram apenas dois fios extras para temperatura e pressao do oleo e para acomodar o sensor de pressao e temperatura juntos foi preciso retrabalhar o suporte do filtro de oleo pois ha o local para instalaçao mas nao ha o furo isso tambem foi resolvido com ajuda de um torneiro mecanico em apenas 10 minutos dificil mesmo e tirar o tal do suporte do filtro use chave allen 6 mm e muito pilates pra nao destroçar sua coluna a posiçao e ingrata se voce nao tiver um elevador ou um fosso disponivel e nao ha espaço para girar a chave completamente o que garante longos minutos apoiado sobre o cofre do motor uma boa pedida tambem e modificar um suporte equivalente e guardar o original alias essa regra vale pra tudo que for modificado no carro e o que da raiva e de perceber que todos os instrumentos sao vdo todos sao da mesma epoca mas a soluçao adotada nos nacionais e muito diferente e lenta os primos importados sao rapidos e super estaveis ao ponto de voce ficar curtindo acionar e desligar a chave so pra ver eles se movendo mesmo assim o conjunto todo ficou bem legal e chama a atençao pois foi montado no alto do painel bem na linha de visao como nao e sempre que preciso fiz o chicote seccionado para que eu possa guardar esse cara quando nao estiver em uso para cobrir e proteger o chicote usei fita de auto fusao ao inves de espaguete essa fita facilita moldar o chicote para que ele faça as curvas necessarias e tambem da um aspecto mais despojado sem ser desleixado outro item que merece atençao e a fivela do cinto no gt e acredito eu que nos outros modelos da mesma epoca o botao fica ao lado da abertura do encaixe da fivela com o do passageiro o tempo provocou um efeito curioso uma folga apareceu ao lado do botao fazendo com que muitos coloquem a fivela na folga e nao no encaixe correto estaria tudo bem se isso nao inutilizasse a trava completamente nada que uma chave philips 3/16 e uma 17 mm nao resolvam mas a cara de desespero de quem comete esse erro vale o tempo perdido em desmontar o cinto para recolocar o mecanismo no lugar a fivela empurra a mola para fora do habitat dela entao e so o trabalho de tirar a tampa e recolocar a mola no lugar um amigo meu adriano ja fez pior ele foi acionar a luz de leitura peça original do carro 30 anos de serviços ininterruptos e pressionou o botao ao inves de deslizar o dedo para frente eu fiquei com tanta pena do desespero dele que pensei comigo calma gustavo e mais uma historia pra contar e agora voce tem mais uma pra tirar sarro da cara dele felizmente nessa epoca eu ja conhecia a loja do paulinho no riacho fundo e la encontrei uma equivalente a original e arteb que se encaixou perfeitamente a original virou outro trofeu mas esta bem guardada numa caixa com os pedaços quebrados a lampada continua a mesma de 30 anos essa loja do paulinho foi um otimo achado ja encontrei bastante coisa interessante por la inclusive uma geladeira antiga que ele nao vende por nada neste mundo e a melhor parte e que ele tambem coleciona carros antigos entao e normal voce parar na porta ao lado de algum carro com placa preta de algum outro colecionador do df da vez que um dos farois quebrou foi la que encontrei uma lente intacta ou teria recorrido ao estoque de casa aquela que cometeu suicidio na oficina ratoeira teria entrado para esse inventario e seria filha unica de mae solteira pois era original arteb [gallery link= file ids= 107263 107264 107265 ] loja do paulinho o problema mesmo foi retirar o que sobrou da lente anterior a cola e muito mas muito dura e a lente e presa diretamente no refletor passei muito tempo apoiando cuidadosamente o refletor na bancada da pia para martelar carinhosamente usando uma chave de fenda como talhadeira e ficou perfeito a cola mais pratica e eficiente que encontrei para o serviço foi o silicone que todos conhecemos bem e como ele e transparente o aspecto ficou mais limpo do que com a cola original que e branca faz curva uma das coisas que estava bem mais ou menos quando peguei o carro la em 2008 era a suspensao de imediato algumas buchas foram trocadas mas nao foi feito mais nada alem disso a frente estava alta e isso me incomodava mas nao tanto quanto o que foi consertado antes da mudança pra brasilia tanto que a viagem de mudança foi feita com a suspensao assim mesmo e sem nenhum susto mas uma hora a gente cria vergonha e juizo e assim o barao começou a ganhar chao de inicio procurei molas esportivas um pouco mais rigidas e baixas encontrei na karpeças da w3 norte um jogo da aliperti e amortecedores com carga e curso originais da cofap nao seria um problema e nao foi usar essa combinaçao porque as molas deixaram o carro apenas um dedo mais baixo e o resultado ja foi animador nao parei por ai logo providenciei uma barra estabilizadora mais grossa com buchas de poliuretano da impacto suspensoes especiais de sp nesses carros ela fica presa bem na frente e nada que uma chave 13 mm nao resolva sao apenas quatro porcas sendo que duas prendem as buchas do meio e duas as extremidades as do meio nao tem complicaçao alguma mas as das extremidades dao um tanto de trabalho a rolagem diminuiu mas o barao ainda nao estava como eu queria e quando fica [gallery link= file ids= 107282 107279 107280 ] e entao que levei em conta que uma carroceria de 30 anos ja nao tem mais a rigidez torcional de antigamente voce entende isso quando vira o volante e o carro parece manhoso para apontar a frente obvio que pneus de rua altos a balança dianteira pronunciada o motor longitudinal dentre outros fatores contribuem para essa sensaçao mas o que era facil de corrigir era a tal rigidez fosse um fusca era so usar um alicate e um rolo de arame mas no barao o lance foi resolvido com barras anti torçao de novo por falta de ferramentas adequadas entreguei o serviço pra revisar os furos foram feitos nas torres e a barra superior foi instalada passando por cima da bateria e do reservatorio de agua dos limpadores dianteiros que nos modelos ate 1986 fica ali na parede corta fogo isso gerou um belo problema pois a barra bloqueou o acesso a tudo abaixo dela a bateria nao sai mais dali e o reservatorio de agua precisa de um jeitinho pra ser reabastecido recentemente removi essa barra com ajuda de um corte e ela ainda aguarda uma modificaçao para voltar pro lugar a barra inferior tem a instalaçao mais simples bastando apenas remover os dois parafusos que seguram a parte de tras do agregado com essa barra o meu erro foi comprar uma de qualidade inferior o primeiro problema dela era que a propria barra era tao grossa que o parafuso nao dava aperto e entao um serralheiro entrou em açao refazendo as pontas com uma chapa de aproximadamente 5 mm de espessura o outro problema e que ela ficou muito baixa em parte por culpa dessa modificaçao nas pontas mesmo o barao nao sendo muito baixo ela pegava nas saliencias mais pronunciadas do asfalto como aquelas em frente a sede do brb no eixinho l sul sentido rodoviaria ou outra que mais parece a cordilheira dos andes no final da alça de acesso epia epgu sentido guara 2 eu perdi as contas de quantas vezes ela entortou e ficou pegando no escapamento transmitindo toda a vibraçao do motor para o habitaculo a soluçao foi troca la por uma melhor da imhor alem de melhor acabada ela encaixa sem dificuldade alguma e fica rente ao fundo do carro bem longe do perigo com isso o barao ficou com a frente muito mais obediente e decidida era apontar pra tangencia e atacar com confiança que ele ia acho que ainda posso pensar em outras melhorias nesse sentido mas essas duas barras ja deixaram a carroceria rigida o suficiente para o uso que faço a cereja do bolo foi comprar da impacto um jogo de amortecedores retrabalhados com mais carga e telescopio reduzido as molas aliperti tem uma carga maior o que deixa ele mais duro mas a maior carga dos amortecedores tanto na compressao quanto na extensao e que deixaram ele firme de verdade e uma diferença tao grande que a primeira coisa que fiz foi aproveitar uma noite chuvosa pra passear por uma rua vazia hooning on era puxar momentaneamente o freio de mao e compensar no pedal e volante para manter ele de lado ou recolocar ele no trilho imediatamente carro na mao obediente eu chamo isso de alegria mas a expressao popular e dizer que o carro tem chao pra finalizar essa parte e falando em hooning quem nunca curtiu uma manha tranquila de domingo para passear eu sempre curto seja para passear calmamente ou esticar marchas em um tunel vazio e e sempre relaxante mesmo que nao se tenha outro objetivo senao simplesmente sair de casa certa vez antes de varias dessas modificaçoes um amigo me convidou pra passar a manha de domingo na casa dele e assistir ao gp de monaco com ele e a esposa e o filho eram 08 15h quando eu sai de casa com o motor devidamente aquecido pneus calibrados e parti para a asa norte nao havia uma unica alma nas ruas e eu fui de janelas abertas curtindo o passeio quando descia pela quadra 102 norte acelerei mais do que devia e nao me lembrei de que aquela passagem por baixo do eixao norte tem um belo desnivel so tive tempo de frear um pouco aliviando o freio no momento em que as rodas começaram a sair do solo e de segurar o volante no lugar e manter a embreagem pressionada para poupar cambio e motor o barao pousou com as quatro rodas no chao sem balançar e nem sair do lugar ralou o escapamento inteiro pois a suspensao deu fim de curso devido a altura do salto mais palido do que a parede do meu quarto percorri a quadra 202 norte em ponto morto computando o tamanho dos estragos que eu teria causado ao carro cheguei a quadra do heitor e da larissa meio catatonico e constatei de que havia um barulho novo vindo da unica sequela dessa aventura o kadron rachou de um lado ao outro abreviando sua vida util providenciei uma replica quase perfeita e o original virou outro trofeu da garagem [gallery link= file ids= 107251 107253 107252 ] nem preciso dizer que passei meses andando mansinho ne exceto nas vezes em que levei o barao pra pista que sera o assunto da proxima parte ate la por gustavo moritz project cars #371
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