Tem muito entusiasta que ainda acha que carro bom de verdade tem que ter tração traseira. No entanto, não faltam evidências de que não é bem assim. É só lembrar da disputa acalorada entre os hot hatches de tração dianteira pelo recorde de Nürburgring Nordschleife — esta é divertida até de acompanhar a distância!
E ela não para: o recorde acaba de trocar de mãos mais uma vez! Até agora, o recordista era o impressionante Honda Civic Type R, que em março de 2015 acabou com a disputa entre o Renault Mégane RS 275 e o Seat Leon Cupra ao virar 7:50 no Inferno Verde. Agora, pouco mais de um ano depois, o Volkswagen Golf GTI Clubsport S acaba de superá-lo, virando 7:49,21 — uma vantagem pequena, mas real. Mas e aí, como foi?
Pois bem. Como você já deve ter visto há alguns dias, o Golf GTI Clubsport S é uma versão limitada a 400 unidades feita para comemorar os 40 anos do Golf GTI, com carroceria aliviada, motor mais potente e, de acordo com a VW, acertada no Nürburgring Nordschleife (James May não curtiu isto) justamente para quebrar o recorde do circuito para carros de tração dianteira. A marca diz que deu de 30 a 40 voltas com o carro no ‘Ring antes de se dar por satisfeita.
A principal diferença em relação ao GTI comum é o motor: segundo a Volks, mais que uma versão retrabalhada do motor 2.0 TSi encontrado na versão normal, o coração do Clubsport S é derivado do motor do Golf TCR, versão exclusiva de pista com para-lamas alargados, gaiola de proteção e 330 cv no motor 2.0 TSI que só teve 20 unidades fabricadas. Ou seja, não é nenhum brinquedo!
O GTI Clubsport S tem 310 cv e 38,7 mkgf de torque (estes, já disponíveis a 1.700 rpm), que são sufucientes para levá-lo aos 100 km/h em 5,8 segundos — 0,7 segundo mais veloz que o GTI comum de 220 cv. O único câmbio disponível é o manual de seis marchas. A carroceria de duas portas ajuda a economizar peso, para o que também contribuem a remoção do banco traseiro e do ar-condicionado — bem hardcore para um hatchback com cara tão civil.
E a Volks levou a sério esse negócio de recorde no Nürburgring. Eles garantem que o carro usado para quebrar o recorde não foi modificado em relação aos outros, mas fizeram algo bem interessante: todo Golf GTI Clubsport S vem com um ajuste feito sob medida para o Nordschleife. Para acessá-lo, basta selecionar a configuração “Individual” na hora de escolher o modo de direção do DCC (Dynamic Chassis Control). Neste modo, o mapeamento do acelerador e as respostas da direção para melhor aproveitar as qualidades do carro no Inferno Verde.
O GTI Clubsport S foi revelado ontem, e estará no estande da Volkswagen durante a edição 2016 do Wörthersee Treffen, maior encontro de fãs da VW do mundo que acontece todos os anos às margens do lago Wörtherseee na Áustria. O vídeo com o recorde também já saiu, e está fresquinho:
Valem alguns comentários: atualmente, o ‘Ring está tem alguns trechos que foram recapeados e perderam variações de relevo, como Quiddelbacher Höhe. O Golf GTI Clubsport S usa pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, os mesmos do Dodge Viper ACR, do Porsche 911 GT3 RS e do BMW M3 — serious business. E o piloto, o jovem Benny Leuchter, não teve dó alguma do carro. Olha só como ele freia tarde aos 00:23 do teaser abaixo:
É verdade que o vídeo onboard divulgado pela Volks poderia ter sido melhor produzido, ou ao menos a câmera poderia ter sido melhor posicionada. O que nos traz a outra breve questão.
Dale Lomas, editor do site Bridge to Gantry, especializado no Nürburgring, levantou a possibilidade de o vídeo ter sido forjado e de o carro ter sido modificado especialmente para quebrar o recorde. No entanto, comparando o desempenho do GTI Clubsport com o de seu carro — um Seat Leon Cupra, que teve o motor 2.0 TSI recalibrado para entregar 340 cv —, Dale chegou à conclusão de que o recorde da Volkswagen é legítimo. Não vamos entrar em detalhes, mas você pode conferir os dados (em inglês) neste link.
No mais, é isto: a briga entre os hatchbacks de tração dianteira no Nürburgring acaba de ganhar mais um capítulo. E a gente já está ansioso para saber qual vai ser o próximo!