quando o fusca foi idealizado por ferdinand porsche o professor provavelmente nao imaginava que ele se tornaria um icone a ideia era criar apenas um carro barato para cumprir os requisitos de quem o havia encomendado um certo fuhrer que ficaria furioso em saber que seu carro se tornou icone hippie nos anos 60 e que o carisma do besouro e mais forte que sua ligaçao incidental vale frisar com o partido nazista alemao mas por que estamos falando tudo isto porque sao evidencias de que por sua propria natureza o fusca e um carro versatil nascido popular criado para oferecer robustez mecanica e relativo conforto para quatro pessoas ele foi usado ate pelo exercito alemao sendo a base para diferentes veiculos militares; e acabou caindo nas graças dos entusiastas por ter o conjunto mecanico na traseira entre eixos curto e baixo peso alem de um motor muito interessante de preparar e foi por isso que no fim dos anos 1940 ja quase uma decada depois da criaçao do fusca a vw decidiu dar a ele uma personalidade mais esportiva e refinada com o fim da segunda guerra mundial e a queda do regime de hitler o fusca estava livre para ser o que a vw bem entendesse e comprado por quem quisesse e um dos caras que compraram um fusca foi wilhelm karmann jr em 1948 se voce reconhece o sobrenome nao e por acaso em 1901 wilhelm karmann o pai fundou uma fabricante de carrocerias com seu sobrenome e meio seculo depois a karmann ja era uma das mais tradicionais empresas do ramo pois bem karmann jr comprou seu fusca ja com o intuito de modificar sua carroceria para transformar o carro em um conversivel de quatro lugares exemplares anteriores a 1949 como este fusca conversivel de 1938 eram prototipos ou carros construidos exclusivamente para oficiais do governo wilhelm karmann jr levou seu carro ate a volkswagen em wolfsburg com o intuito de apresenta lo a cupula da companhia e convence los a oferecer o fusca conversivel ao publico dada a qualidade do trabalho o construtor de carrocerias nao teve muitos problemas para consegui lo e a produçao do fusca conversivel pela karmann que chamava sua criaçao de vw cabriolet começou ja em 1949 exemplar norte americano do volkswagen karmann cabriolet de 1957 repare nos mamilos ao lado dos farois como ficaram maldosamente conhecidos os piscas dos fusca americanos a mudança consistia em remover o teto e as colunas b e c claro mas nao apenas nisto as caixas de ar recebiam reforços longitudinais uma barra transversal era colocada sob o banco traseiro e a parte interna dos para lamas dianteiros usava paineis duplos de metal a capota tambem era caprichada usando uma armaçao de metal e uma camada de isolante termico e acustico de 2 5 cm entre os revestimentos de lona o vigia traseiro era de vidro temperado e a partir de 1968 laminado o vw cabriolet foi fabricado ininterruptamente pela karmann ate 1980 seguindo todas as alteraçoes ao projeto promovidas pela volks como a adoçao da suspensao dianteira independente do para brisa curvo e de um painel de instrumentos de verdade o beetle cabrio fez sucesso mas a vw queria algo ainda mais exclusivo e dedicado um carro que parecesse rapido mesmo que nao o fosse e que custasse mais caro que o cabriolet na medida para os jovens do pos guerra que viveram um periodo de recuperaçao economica nos ultimos anos da decada de 1940 e tinham dinheiro para gastar com um carro mais especializado mas o pequeno volks ainda era tudo o que havia basicamente era um fusca ou um trabant naquela epoca era dele que se iria partir foto fusca classic como a karmann ja estava ocupada produzindo o cabriolet a volkswagen contratou outra firma para cuidar de seu fusca esportivo a hebmuller and sohn fundada por joseph hebmuller em 1919 para construir carruagens e depois carrocerias para automoveis paralelamente ao inicio da fabricaçao do cabrio a volkswagen encomendou a hebmuler um fusca conversivel de dois lugares com linhas mais arrojadas e apelo mais especifico o resultado foi batizado como volkswagen type 14a ou simplesmente hebmuler cabriolet e tornou se um dos vw arrefecidos a ar mais colecionaveis de todos os tempos o hebmuler aproveitava o chassi do fusca e todas as suas medidas bem como a a maior parte das peças da carroceria adotando reforços estruturais similares aos do karmann dito isto as modificaçoes iam alem o para brisa era rebaixado e uma nova tampa para o motor era feita mais baixa parecida com o capo dianteiro do fusca assim a traseira ficava mais baixa e efetivamente se tornava um terceiro volume bem definido a capota era menor refletindo o fato de que o banco traseiro dava lugar a uma pequena area de carga na foto acima da para ver os reforços estruturais na carroceria o karmann cabriolet tinha construçao similar acredita se que a inspiraçao para o hebmuller tenha sido o chamado radclyffe roadaster um fusca conversivel de dois lugares que usava um capo dianteiro modificado na traseira e foi fabricado exclusivamente para o coronel charles radclyffe militar britanico que comandava a volkswagen depois da segunda guerra a diferença principal entre o hebmuller e o radclyffe roadster e que no heb a tampa traseira era feita sob medida com uma chapa de metal moldada a mao e nao adaptando um capo dianteiro no geral o hebmuller cabriolet tinha formas que lembravam bastante os cupes e conversiveis americanos da epoca que tinham a traseira bastante pronunciada e para lamas destacados da carroceria nao por acaso os eua eram um dos mercados mais importantes para a volswagen quando idealizou o hebmuller cabriolet em abril de 1949 depois de passar por 10 000 km de testes nas estradas europeias e apresentar resultados satisfatorios o hebmuller cabriolet foi aprovado pela vw e teve 2 000 exemplares encomendados dito isto uma combinaçao de fatos infelizes colocaram um fim prematuro ao fusca esportivo primeiro um incendio na fabrica da hebmuller em junho daquele mesmo 1949 que começou na sala de pintura e foi se alastrando ate a linha de produçao obrigou a companhia a interromper a produçao do carro com apenas 50 unidades concluidas apos isto a volks transferiu a fabricaçao do hebmuller cabriolet para a fabrica da karmann na cidade de osnabruck onde o fusca conversivel de dois lugares foi produzido ate 1953 foram feitos 696 exemplares ao longo de cinco anos as estimativas a respeito de quantos carros sobreviveram a passagem das decadas sao pessimistas e falam em cerca de 100 carros nao e a toa que e dificil ate mesmo encontrar boas fotos de um hebmuller cabriolet por ai paralelamente em outubro de 1953 a volkswagen apresentou um conceito chamado type 14 no salao de paris ainda nao se sabia ao certo na epoca mas dois anos depois o type 14 começou a ser fabricado pela karmann compartilhando o chassi e a linha de montagem com o fusca a carroceria desenhada pelo estudio ghia era fabricada pela karmann a partir de uma unica peça de metal sem emendas e colocada sobre o chassi do fusca por mais que na pratica ainda fosse um fusca o karmann ghia tinha uma carroceria so sua e das mais bonitas ele fez sucesso o suficiente para que a vw superasse o incendio que marcou a existencia do hebmuller
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