ate agora o volkswagen jetta estava desatualizada em relaçao ao golf quer dizer desde a primeira geraçao seda e hatchback tiveram desenhos distintos na dianteira ainda que compartilhassem plataforma mecanica e diversos paineis na carroceria no entanto nos ultimos anos o jetta evoluiu em um ritmo mais lento [gt40 content search= volkswagen widget= 1 title= vw no gt40 ] a ultima geraçao na qual jetta e golf compartilharam a mesma plataforma foi a quinta lançada em 2004 para o hatch e em 2005 para o seda em 2008 foi lançado o golf mk6 que era na verdade um facelift abrangente do mk5 com nova dianteira nova traseira novo interior e modificaçoes na plataforma em 2010 o jetta variant passou por uma reestilizaçao pra acompanhar o golf mas a atualizaçao nao chegou ao seda ele so foi renovado em 2011 e era um carro bem diferente do golf visando reduzir custos pra manter um preço mais competitivo o jetta mk6 manteve a plataforma pq35 mais antiga porem com entre eixos mais longo e um visual mais esbelto e limpo que o golf ja em 2012 a vw lançou o golf mk7 este sim era uma nova geraçao de fato adotando a plataforma modular mqb mais leve versatil e resistente alem de novos motores e um visual mais angular e arrojado esta nos acompanhando ate agora beleza esta introduçao ao assunto foi importante para explicar o contexto do jetta que levou mais seis anos para ganhar sua setima geraçao e ficar finalmente a par do golf — ao menos mecanicamente uma vez que ele voltou a ter visual distinto do hatchback e mais acompanhando a nova identidade visual da marca que ganhou linhas mais robustas e sobrias e pode ser vista em carros como o novo polo o atual passat e o suv atlas/terramont que alias e um bom exemplo da versatilidade da plataforma mqb sendo o maior utilitario da vw a venda atualmente o novo jetta foi lançado na ediçao 2018 do salao de detroit onde fez sua estreia global reflexo do fato de ser o vw mais vendido nos estados unidos ha alguns anos nos vamos dar uma olhada nele agora voce vai notar que como os outros vw mais recentes o jetta tem um bico mais arredondado com uma pequena testa formada pelo capo este com quatro vincos bem marcados os farois agora tem seis lados antes eram cinco e a grade agora fica mais abaixo na face do carro com um vinco cromado acima dela e entre os farois tambem ficou maior e com aletas mais espaçadas entre si lembrando de fato um utilitario nao da para dizer que o carro nao mudou tanto em relaçao ao modelo antigo mas talvez a dianteira tenha ficado um pouco carregada demais ao menos para nosso gosto considerando que o jetta mk7 foi feito mirando nos estados unidos talvez o novo design tenha sido acertado a traseira ficou mais curta e ganhou lanternas mais baixas em relaçao ao topo da tampa do porta malas a area envidraçada ficou ligeiramente menor em relaçao a carroceria e os balanços dianteiro e traseiro diminuiram para dar espaço ao entre eixos de 2 68 m sao 3 3 cm a mais que o entre eixos do jetta antigo e 5 cm a mais do que o golf segundo a volks o novo jetta cresceu para todos os lados sendo mais alto largo e comprido que a geraçao anterior o que tambem reflete no espaço interno do carro [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] as novidades do lado de dentro tambem sao notaveis de fato o aspecto do interior com cluster de instrumentos digital igual ao das versoes mais caras do vw polo e arquitetura muito semelhante com a central multimidia as saidas de ar e os comandos do console central na mesma posiçao a vw diz que o foco foi melhorar o conforto para os ocupantes e a ergonomia para o motorista deixando todos os comandos visiveis e a mao e utilizando mais materiais suaves ao toque e de melhor qualidade nas versoes mais caras a tela sensivel ao toque e integrada a superficie do painel e a cabine pode ser equipada com um sistema de iluminaçao ambiente com dez cores selecionaveis a principio o unico motor disponivel para todas as versoes e o quaro cilindros tsi de 1 4 litro com turbo 147 cv e 25 4 mkgf de torque acoplado a um cambio manual de seis marchas ou automatico de oito marchas sim um automatico e nao um automatizado com dupla embreagem no caso deste ultimo o sistema start/stop vem de serie traseira lembra o virtus seda do polo com lanternas mais baixas e largas no mais nos parece claro que a vw planeja manter o golf e o jetta com personalidades distintas embora agora os dois tenham mais em comum do que antes o hatchback como o modelo mais versatil com versoes para agradar aos entusiastas e ao consumidor medio; e o seda como o rival alemao para os sedas japoneses com visual imponente conforto e espaço interno mesmo o press release valoriza muito mais os itens de conforto e conveniencia do que a capacidade dinamica da plataforma mqb e isto a gente compreende e o que o mercado quer mas custava ter um pouco mais de personalidade no design
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