A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Zero a 300

Volkswagen SP2: a história do esportivo brasileiro admirado no mundo todo

Foto: Jeferson Felix Há alguns dias, vimos aqui no FlatOut a história do VW Typ 4 – carro que foi o primeiro VW de luxo, e cujo estilo foi a fonte de inspiração para os designers da VW do Brasil criarem a identidade visual da Brasilia, e também as reestilizações da Variant e do TL, no início dos anos 1970. Acontece que houve outro carro que bebeu naquela mesma fonte, e que deixamos para lembrar em um post só dele: o Volkswagen SP2. O nome do carro, na verdade, é VW SP. A família era composta pelo VW SP1, versão "de entrada", mais barata e básica; e pelo VW SP2, melhor acabado e mais potente. Acontece que o SP1 é tão raro que seu nome simplesmente ficou esquecido, e há quem pense que ele sequer existe. Nunca contamos esta história aqui no FlatOut, e é hora de mudar isto. O SP2 pode ser visto como uma intervenção alemã nos assuntos do Brasil. Quer dizer, uma intervenção do alemão Rudolf Leiding nos assuntos da equipe brasileira de design da Volkswagen, composta na

Matérias relacionadas

Oldsmobile: a história de uma das fabricantes mais inovadoras de todos os tempos – Parte 1

Dalmo Hernandes

Especial 50 anos: os melhores Mustang de todos os tempos — parte 1

Dalmo Hernandes

Sbarro Super Eight: um hot hatch com motor V8 Ferrari central-traseiro (e lanternas de Chevrolet Monza)

Dalmo Hernandes