apos meses dos costumeiros flagras teasers e informaçoes despejadas a conta gotas a volkswagen acaba de lançar enfim o t cross primeiro suv compacto da marca alema a apresentaçao de lançamento aconteceu simultaneamente na em amsterda na holanda; xangai na china; em sao paulo no brasil e quem diria a versao brasileira e maior mais potente e melhor equipada que a versao europeia ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] podemos dizer que a volkswagen chegou um pouco tarde ao segmento que atualmente e o mais movimentado do mercado com o t cross a vw espera ter uma boa arma para enfrentar o nissan kicks o honda hr v o jeep renegade e hyundai creta no brasil [gt40 content search= vw widget= 1 ] para tal a fabricante apostou em uma interpretaçao mais ousada de sua identidade visual atual construida sobre a onipresente e eficiente plataforma mqb que atualmente e a base de diversos modelos espalhados pelas marcas do grupo vw polo golf e jetta; audi a1 a3 e tt; alem de carros fabricados pela seat e pela skoda o visual do carro nao era exatamente um segredo a partir das imagens vazadas e da propria sequencia de teasers da volks ja era possivel adiantar boa parte do t cross no departamento estetico no entanto so agora que o carro completo foi apresentado e que temos uma noçao real de suas dimensoes que sao compactas no papel e na pratica a versao europeia tem 4 11 metros de comprimento e o mesmo entre eixos de 2 56 metros do vw polo a versao brasileira e um pouco maior com 4 20 metros de comprimento e entre eixos igual ao do seda virtus de 2 65 metros mas ainda assim o suv junior da vw e mais curto do que os citados rivais o jeep renegade tem 4 23 m de comprimento; o hyundai creta tem 4 27 m; o honda hr v tem 4 29 m e o nissan kicks 4 30 m a vantagem fica no entre eixos os que mais se aproximam dele sao o nissan kicks e o honda hr v ambos com 2 61 metros voce pode conferir todas as medidas do vw t cross na ilustraçao abaixo apesar das dimensoes mais avantajadas que na europa o t cross brasileiro nao tem porta malas maior e este pode ser um de seus pontos fracos com o banco traseiro na posiçao normal o porta malas acomoda 373 litros contra 385 da versao europeia por conta da adoçao do estepe o banco traseiro pode ser deslocado para a frente em alguns centimetros e rebater parcialmente o encosto o que aumenta a capacidade do porta malas para 420 litros mas voltando ao visual agora fica claro que o t cross foi concebido como uma versao em menor escala de outros suv da marca como o t roc e o touareg especialmente analisando o formato da grade com aletas cromadas e o desenho dos farois durante as apresentaçoes ao redor do mundo a volks deixou claro que a o foco foi transmitir robustez e segurança com o design do t cross com uma dianteira alta linha de cintura robusta e saliente e vincos bem marcados na lateral para um suv as proporçoes sao bem resolvidas com a coluna c bastante larga e ereta os arcos das rodas bem preenchidos pelas mesmas e molduras cinza que percorrem todo o perimetro inferior do veiculo a versao brasileira recebeu para choques com desenho exclusivo que de acordo com a volkswagen foram desenvolvidos com base em clinicas com o publico cujo resultado apontou preferencia por um visual mais agressivo as entradas de ar na dianteira sao mais avantajadas no t cross feito para o brasil e o para choque traseiro ganhou um friso cromado que nao existe na versao europeia e na traseira porem que se concentram algumas das caracteristicas mais marcantes do estilo do volkswagen t cross começando pelas lanternas traseiras que trazem lentes escurecidas e elementos internos bem destacados estas sao ligadas por uma faixa plastica com um refletor embutido que tambem abriga o logo da volkswagen o nome do suv fica agora centralizado na parte inferior da tampa do porta malas e ha elementos cromados espalhados por todo o t cross na grade dianteira nas molduras dos farois auxiliares na base dos vidros laterais e no difusor do para choque traseiro as cores serao oito azul branco bronze cinza laranja prata preto e vermelho por dentro o volkswagen t cross conserva grande parte do que ja se via no polo e no virtus linhas predominantemente retas a mesma disposiçao dos elementos comandos para o motorista saidas de ar botoes do ar condicionado e central multimidia e quadro de instrumentos digital com tela de 10 polegadas apenas para as versoes mais caras ha algumas diferenças de acabamento contudo a versao europeia tem volante de visual mais esportivo e traz algumas opçoes diferentes de estampas na face do painel o interior do t cross brasileiro em contraste e mais sobrio e com texturas mais limpas t cross europeu t cross brasileiro isto posto o suv comercializado no brasil trara equipamentos opcionais ausentes na versao europeia como iluminaçao ambiente interna como no novo jetta ; teto solar panoramico que segundo a volks e o maior da categoria; saidas de ar e um par de portas usb para os passageiros do banco de tras alem das duas para os bancos dianteiros sistema de som beats de 300w com subwoofer e modulo amplificador bem como o park assist 3 0 completam a lista de opçoes [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] agora a motorizaçao o t cross europeu sera equipado de inicio com o motor 1 0 tsi de tres cilindros e potencia de 94 cv ou 113 cv alem de um turbodiesel de 1 6 litro e quatro cilindros tambem com 94 cv no brasil serao apenas dois motores o 1 0 turbo de tres cilindros e 128 cv no t cross 200 tsi; e o 1 4 turbo de quatro cilindros e 150 cv no t cross 250 tsi este exclusivo para o nosso mercado enquanto la fora o t cross tera cambio manual de cinco ou seis marchas e transmissao de dupla embreagem e sete marchas a versao brasileira contara com cambio automatico de seis marchas da aisin de serie para o motor 1 0 havera a opçao por uma caixa manual de seis marchas o que nao muda de la para ca e a traçao ela e apenas dianteira tanto na europa quanto no brasil a fabricaçao brasileira sera em sao jose dos pinhais/pr e as vendas segundo a vw estao marcadas para começar logo nos primeiros dias de 2019 embora exista a chance de que atrasem alguns meses uma curiosidade a vw do brasil tambem vai fabricar o t cross com motor msi 1 6 16v de 120 cv esta versao porem sera vendida apenas nos paises da america do sul a volkswagen ainda nao falou em preços mas o consenso geral e que o t cross parta dos r$ 89 000 e nao passe dos r$ 110 000 ate o salao do automovel onde o t cross sera uma das atraçoes no estande da volkswagen deverao surgir mais informaçoes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.