na briga dos suvs medios o jeep compass e rei e agora ele tem dois rivais a altura o corolla cross que ja vem fazendo mais sucesso que o proprio corolla seda; e o taos que finalmente foi lançado nesta quinta feira 27 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] sua missao e combater o compass que ja era bem resolvido e agora ficou praticamente irresistivel com o novo motor 1 3 turbo t270; e segurar a onda do corolla cross que oferece tudo o que o seda tem em uma embalagem muito mais adequada a paisagem atual da industria e do mercado para isso a volkswagen foi extremamente cuidadosa e escolheu a dedo diferenciais que bem realmente fazem diferença porque conceitualmente e fisicamente o taos esta alinhado com os rivais so que ele tambem tem alguns truques na manga e eles nem estao escondidos antes dos preços versoes e equipamentos e dos truques vamos relembrar o visual do novo suv isso porque por fora o taos nao traz nada que ja nao tenhamos visto e nao porque ele se parece com outros vw mas porque ja conhecemos sua cara desde outubro passado quando a volks revelou imagens oficiais do taos por fora e por dentro na verdade e bem o contrario o taos tem uma identidade visual forte com um conjunto frontal de personalidade e diversos elementos que o afastam do t cross e do tigual allspace o taos alias fica exatamente no meio desses dois em uma serie de aspectos do tamanho ao preço https //www youtube com/watch v=ouk_ev4kaxu o juliano barata esteve na apresentaçao estatica do taos ha tres meses veja acima e ja deu belo tour pelas caracteristicas externas e internas do t cross na epoca ainda nao tinhamos alguns detalhes sobre preços versoes e equipamentos foram divulgados hoje mas ja deu para sacar que a vw se empenhou de verdade a dianteira adornada pelo novo emblema da volkswagen tem farois com forma de trapezio invertido e uma grade bem avantajada com tela do tipo colmeia abaixo dela ha um grande aplique em formato de x com acabamento preto brilhante e uma grande entrada de ar no para choque dianteiro que tambem tem um peito de aço que nao e de aço e tem funçao apenas decorativa com acabamento prateado as caixas de roda diferentemente do t cross e do tiguan sao mais retilineas o que remete ao proprio jeep compass e as saias laterais escurecidas ajudam a tornar a lateral mais esguia sensaçao que e amplificada pelo acabamento em dois tons a traseira em contraste adota um estilo mais contido com lanternas horizontais e a placa na tampa do porta malas como o juliano diz na apresentaçao o arrojo da dianteira e das laterais te faz esperar algo mais agressivo tambem na traseira mas a volks preferiu ser mais conservadora o interior do taos tambem acompanha a filosofia mais atual da volkswagen ja presente no polo e no t cross por exemplo a arquitetura do painel e muito parecida com quadro de instrumentos digital e a tela da central multimidia logo ao lado dando a ideia de continuidade enquanto as saidas do ar condicionado ficam logo abaixo do sistema de infotainment em termos de design e algo bem diferente do que se ve no tiguan que ainda traz o estilo anterior da volkswagen com as saidas de ar acima da tela e um console central mais vertical a semelhança com o t cross porem e apenas na disposiçao dos elementos no taos obviamente tudo e mais refinado com materiais de melhor qualidade e mais agradaveis ao toque afinal todo mundo fica passando as maos pelo painel e pelas portas o tempo todo nao e e a qualidade de construçao conhecida da volkswagen se fazendo presente alem disso a percepçao de qualidade e tecnologia recebeu especial atençao com o volante do golf mk8 a tela de 10 1 polegadas com alta resoluçao para a central multimidia e na versao mais caras painel digital active info display com 10 25 polegadas sao 8 polegadas no comfortline e iluminaçao ambiente com cores selecionaveis ja que mencionamos as versoes vamos a elas importado da argentina o volkswagen taos sera vendido nas versoes comfortline de r$ 154 990 e highline de r$ 181 790 neste primeiro momento tambem ha a versao launching edition ja tradicional nas novidades da volks que custa r$ 191 060 em equipamentos a volkswagen foi ate generosa mesmo com a versao de entrada o taos comfortline vem de serie com ar condicionado dual zone com saidas para o banco traseiro carregador de celular por induçao direçao com assistencia eletrica cruise control sensor de chuva sensor crepuscular e painel digital com tela de 8 polegadas e ele tambem ja conta com a central multimidia vw play de 10 1 polegadas com apple carplay sem fio e android auto pelo cabo usb algo que pode e deve ser resolvido com uma atualizaçao de software rodas de 18 polegadas seis airbags hill holder camera de re controles eletronicos de estabilidade e traçao e detector de fadiga alem disso estao presentes retrovisor interno fotocromico retrovisores com ajustes eletricos e tilt down automatico monitoramento de pressao dos pneus lanternas traseiras de led porta lugas refrigerado sensores de estacionamento dianteiro e traseiro chave presencial start stop tres portas usb tipo c no interior tomada 12v no porta malas e frenagem automatica pos colisao na versao comfortline o rack de teto e preto como opcionais o taos comfortline tem o pacote conforto r$ 5 420 com bancos de couro sintetico e para o motorista banco com aquecimento regulagem eletrica e ajuste lombar o pacote segurança r$ 4 790 acrescenta cruise control adaptativo e frenagem autonoma de emergencia com detecçao de pedestres para justificar os quase r$ 27 000 a mais que o comfortline o taos highline inclui de serie todos os equipamentos do mesmo mais os pacotes conforto e segurança o diferencial fica pelos farois iq light com sistema automatico de ajuste e anti ofuscamento iluminaçao ambiente com seletor de cores pela central multimidia painel com tela de 10 25 polegadas alerta de ponto cego alerta de trafego cruzado sistema de som com oito alto falantes seletor de modos de conduçao e retrovisores com aquecimento o rack de teto do taos highline e pintado na cor prata e as rodas de 18 polegadas tem desenho exclusivo seu unico opcional e o teto solar panoramico que custa r$ 5 520 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 289900 289902 ] a ediçao de lançamento e baseada no taos highline por r$ 191 060 o taos launching edition vem na cor bege mohave com teto e coluna a em preto brilhante rodas e espelhos com acabamento escurecido som beats e teto solar panoramico de serie [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 289894 289893 ] ambas as versoes do volkswagen taos tem o mesmo conjunto mecanico o motor 1 4 tsi da volkswagen com 150 cv e 25 5 kgfm de torque sempre ligado ao cambio automatico aisin de seis marchas e o bastante para ir de zero a 100 km/h em 9 3 segundos com maxima de 194 km/h naturalmente o volkswagen taos usa a plataforma mqb da volkswagen mais especificamente a variaçao mqb a1 a mesma do jetta com eixo traseiro multilink e maior suporte a sistemas eletronicos aqui vale a observaçao ja feita na apresentaçao ha tres meses graças a suspensao traseira multilink o taos ate poderia receber o sistema de traçao integral 4 motion que junto do motor turbodiesel ea288 com 150 cv e 32 6 kgfm de torque com isso ele teria um argumento ainda mais convincente contra o jeep compass falaremos mais disso a seguir como o volkswagen taos se compara aos rivais ja dissemos ali no inicio e vamos repetir o volkswagen taos esta entrando em um pareo duro o jeep compass e o lider absoluto do segmento com um pacote corretissimo apelo de marca e uma gama de versoes bem ampla que consegue arranhar os segmentos imediatamente abaixo e acima dele o corolla cross tem a seu favor uma fidelidade absurda a marca e a toyota parece ter conseguido calcular perfeitamente a diferença que seus clientes estao dispostos a pagar para trocar o seda pelo suv mas o volkswagen taos tem suas armas e elas começam nas dimensoes vamos la volkswagen taos 4 46 metros de comprimento 1 84 m de largura 1 63 m de altura e entre eixos de 2 68 m porta malas de 498 litros jeep compass 4 40 metros de comprimento 1 82 m de largura 1 65 m de altura e entre eixos de 2 64 m porta malas de 410 litros toyota corolla cross 4 46 metros de comprimento 1 82 m de largura 1 62 m de altura e entre eixos de 2 64 m porta malas de 440 litros nota se que as dimensoes externas dos veiculos sao parecidissimas mas o taos ganha de ambos no entre eixos com 4 cm a mais e isso pode fazer diferença para os ocupantes especialmente no banco traseiro alem disso e indiscutivel a vantagem do taos na capacidade do porta malas sem rebater os bancos quase 50 litros a mais que o corolla cross e quase 90 litros a mais que o compass quando os donos dos tres forem viajar com a familia quem tiver um taos vai precisar se preocupar menos com o espaço para a bagagem levando se em conta os preços das versoes a motorizaçao e os equipamentos a escolha fica mais complexa para facilitar as coisas vamos colocar o taos em suas duas versoes ao lado das alternativas mais proximas nas linhas do compass e do corolla cross partindo das versoes puras sem opcionais temos r$ 154 990 pelo taos comfortline ele custa exatamente o mesmo que o jeep compass longitude t270 que usa o novo motor 1 3 turbo da stellantis e dispoe de excelentes 185 cv e 27 5 kgfm com etanol tambem com cambio automatico de seis marchas o conjunto caiu ainda melhor ao compass que a fiat toro com consumo de combustivel mais eficiente como o juliano explica na avaliaçao em video confira abaixo https //www youtube com/watch v=ouk_ev4kaxu as listas de equipamentos de ambos se equivalem em grande parte com vantagens pontuais para o taos a tela do quadro de instrumentos tem 8 no vw contra 7 no jeep compass e apenas o vw tem carregador por induçao so o compass porem oferece o teto solar como opcional no caso do corolla cross o rival mais proximo para o vw taos comfortline e o xre versao mais cara com o motor 2 0 aspirado de 177 cv e 21 4 kgfm que trabalha associado a um cambio do tipo cvt custando r$ 153 690 r$ 3 700 a mais que no lançamento em março ele tem quase tudo o que o vw oferece mas fica devendo farois de led as luzes principais sao halogenas carregador por induçao e painel totalmente digital ha apenas uma tela colorida de 4 2 polegadas junto dos mostradores analogicos vale lembrar que em sao paulo por conta da maior aliquota no icms o corolla cross sai por r$ 159 190 se a comparaçao for com o taos highline de r$ 181 790 o compass mais proximo em preço e o limited tambem com motor t270 que custa r$ 176 990 e uma diferença de quase r$ 5 000 mas os equipamentos de ambos sao novamente bem parecidos o compass limited ganha painel digital de 10 25 polegadas mesmas medidas do painel do taos em ambas as versoes e tem vantagem nas rodas de 19 polegadas e na presença de um airbag a mais para os joelhos do motorista que o taos nao tem em nenhuma versao o curioso e que essa ligeira vantagem no preço nao existe no estado de sao paulo onde compass e mais caro sai por r$ 182 878 pouco mais de r$ 1 000 a mais que o taos highline e aqui que podemos falar sobre a oportunidade perdida da volkswagen mas se o taos oferecesse um powertrain turbodiesel na versao highline com sistema 4motion o compass limited com motor t350 tambem poderia ser um rival na faixa acima dos r$ 200 000 mas as contas nao fecharam e no momento e extremamente improvavel que exista um taos turbodiesel o corolla cross que compete com o taos highline e a versao xrv a mais barata com conjunto hibrido formado pelo motor 1 8 mais um motor eletrico para entregar 122 cv custando r$ 177 290 ou r$ 183 950 em sao paulo alem do powertrain mais economico ele esta a altura do vw em equipamentos incluindo alerta de ponto cego farol alto automatico alerta de colisao com frenagem automatica sensores de estacionamento dianteiro e traseiro alerta de trafego cruzado e aviso de saida de faixa que o taos highline tambem oferece https //www youtube com/watch v=bivaebs5i6e quem ficou indeciso tera tempo para pensar o volkswagen taos começara a ser vendido em junho a volkswagen nao manifestou a intençao de cobrar um valor mais caro em sao paulo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.