disputado ha quase quatro decadas o rali dakar e uma das corridas mais desafiadoras do planeta — e uma das que mais tem historias que merecem ser contadas como a do rolls royce jules que disputou a corrida em 1981 hoje vamos avançar algumas decadas e contar a historia de um dos carros mais legais a correr no dakar o vw tarek um buggy com motor a diesel e cara de supercarro que colocou a volkswagen de volta no dakar depois de 24 anos a ultima vez havia sido em 1980 naquele ano a vw inscreveu no dakar uma versao de competiçao do utilitario iltis ou type 183 desenvolvido para uso militar o iltis substituiu em 1978 nada menos que o type 181 conhecido como vw thing [youtube id= kfjhwgxnsgi width= 620 height= 350 ] ou como o carro do sr barriga em acapulco o desempenho do iltis surpreendeu os adversarios e a propria vw o desajeitado utilitario — cujo sistema de traçao integral serviu como base para o desenvolvimento do sistema quattro da audi — venceu com direito a dobradinha o paris dakar de 1980 [youtube id= i8ra_q_m4ai width= 620 height= 350 ] desde entao a vw jamais abandono os ralis ou a traçao integral — dos anos 80 com o golf syncro ate hoje com o polo wrc e o beetle wrc contudo um retorno ao dakar ainda levaria quase um quarto de seculo o tarek foi desenvolvido em conjunto com o estudio italdesign fundado por giorgetto giugiaro na verdade giugiaro e a vw ja tinham uma parceria de longa data iniciada em 1973 com a primeira geraçao do passat — este que nao por acaso foi o primeiro vw a romper com a tradiçao do motor traseiro refrigerado a ar isto entre os carros de produçao pois antes do passat a italdesign ainda projetou o volkswagen porsche tapiro em 1970 e o volkswagen karmann cheetah no ano seguinte — dois conceitos que jamais se tornaram veiculos de produçao infelizmente a esquerda o karmann cheetah; a direita o porsche vw tapiro normalmente os carros projetados por giugiaro para a vw sao um sucesso depois do passat veio o golf que e o vw mais bem sucedido em vendas de todos os tempos com o tarek nao foi diferente o carro criado para testar o potencial da tecnologia turbodiesel tdi da vw no deserto acabou vencendo na categoria de traçao traseira do dakar — novamente com direito a uma dobradinha o tarek foi apresentado pela primeira vez no salao de essen na alemanha em novembro de 2002 com prazo apertadissimo a vw e a italdesign decidiram que o melhor era criar um buggy de traçao traseira com estrutura tubular pela relativa simplicidade do esquema o visual do tarek tambem reflete o pouco espaço de tempo disponivel para o projeto e a italdesign decidiu aproveitar as linhas de outro carro para la de iconico o conceito vw nardo w12 supercarro projetado por giugiaro em 1997 e movido por um motor w12 — este em essencia formado por dois motores vr6 unidos pelo virabrequim e capaz de entregar 420 cv potencia que subiu para 600 cv em 2001 a carroceria de fibra de carbono do tarek lembrava muito a do w12 na dianteira e na traseira porem com proporçoes ligeiramente mais musculosas e obviamente suspensao elevada era de fato um carro muito bonito e competente tambem o motor era um quatro cilindros de 1 9 litros turbodiesel de apenas 218 cv sendo que a maioria dos concorrentes tinha pelo menos 100 cv a mais o trunfo do tarek porem era outro seu metodo de construçao e os materiais utilizados davam a ele uma vantagem de 500 kg a menos em relaçao aos outros competidores e nao havia nada no regulamento que impedisse a vw de tirar proveito disso duas equipes foram enviadas para a frança de onde partiriam no dia 1 de janeiro para percorrer os mais de 8 500 da rota entre marselha e sharm el sheikh no egito ao todo 490 veiculos partiram 162 motocicletas 130 carros 51 caminhoes e 147 veiculos de assistencia e apenas 186 cruzaram a linha de chegada no dia 19 de janeiro [youtube id= 27mnkdhkdk0 width= 620 height= 350 ] entre eles os dois tarek levados pela vw em sexto na classificaçao geral o belga stephane henrard e o navegador britanico bobby willis; e em oitavo a primeira dupla totalmente feminina a terminar o dakar formada pela alema jutta kleinschmidt ao volante e pela italiana fabrizia pons como navegadora dois anos antes em 2001 jutta havia sido a primeira mulher a vencer o dakar com o navegador andreas schulz ao volante pela mitsubishi nao foi uma vitoria mas o resultado foi melhor do que qualquer expectativa dentro da vw — exatamente o que a vw precisava para mergulhar de cabeça no dakar a partir do ano seguinte depois de ficar em segundo em 2006 finalmente o touareg equipado com um cinco cilindros turbodiesel de 2 5 litros conseguiu a vitoria no dakar em 2009 — outra dobradinha — e no ano seguinte ficou com as tres primeiras posiçoes o tarek como ja dissemos um deles foi comprado pelo proprio stephane henrard que neste ano esta correndo no dakar com um fusca que a proposito esta na 34ª posiçao na classificaçao geral henrard competiu com ele por alguns anos mas deixou a equipe de fabrica da vw para dedicar se a sua propria
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