o volkswagen up gti e um fruto proibido para nos brasileiros para muitos entusiastas e mancada da volkswagen nao traze lo para o brasil ele nao vende tanto para se ter uma ideia as cerca de 1 200 unidades vendidas em fevereiro de 2018 o colocam na decima posiçao entre os hatchbacks e na 32ª posiçao no ranking geral dos automoveis seu maior rival o fiat mobi vendeu quase o triplo com cerca de 3 300 unidades para nos entusiastas o segredo para melhorar as vendas seria justamente o up gti especialmente considerando que sua filosofia muito se assemelha a do primeiro golf gti lançado la em 1976 e mais importante ainda ja existe um up turbinado em nosso mercado embora a volks diga que ele nao foi feito para ser um esportivo [gt40 content search= volkswagen widget= 1 ] foi exatamente isto que falamos a respeito do up gti na primeira vez que ele apareceu aqui no flatout la em dezembro de 2016 quando o carro de pre produçao foi testado por algumas publicaçoes la fora e nos trouxemos algumas impressoes delas agora porem o up gti ja esta no mercado europeu e a versao final foi testada por diversos veiculos nas ultimas semanas chegou a hora de ver o que eles andam falando do pocket rocket antes porem e importante recapitularmos a receita o up gti e equipado com um motor que e basicamente o mesmo 1 0 tsi disponivel como opcional no up brasileiro isto e um tres cilindros de 999 cm³ com turbo intercooler injeçao direta e comando duplo no cabeçote de quatro valvulas por cilindro o turbo e um borgwarner com carcaça de ferro fundido o motor do up gti foi recalibrado para entregar 115 cv a 5 000 rpm e otimos 20 3 mkgf de torque a baixas 2 000 rpm para se ter ideia o up tsi brasileiro tem 105 cv a 5 000 rpm e 16 8 mkgf de torque a 1 500 rpm o 0 100 km/h do up gti vai de zero a 100 km/h em 8 8 segundos com velocidade maxima de 196 km/h enquanto o nosso tsi precisa de 9 9 segundos para chegar aos 100 km/h e tem maxima de 182 km/h um detalhe importante o up gti e o unico da linha com cambio manual de seis marchas os outros tem cinco marchas ainda que sejam bons os numeros absolutos do up gti nao impressionam logo de cara alguns chegaram a questionar se o hatchback merecia mesmo carregar a consagrada sigla no entanto mesmo que a volks nao tenha dito com todas as letras fica clara a ideia de que o up gti e um sucessor espiritual do primeiro golf gti que na epoca do lançamento tinha um quatro cilindros naturalmente aspirado obvio de 1 6 litro e 110 cv o up gti esta mais proximo do golf gti mk1 que o proprio golf gti mk7 que e um carro muito maior mais pesado mais potente e mais refinado ainda que seja um hot hatch excelente sua evoluçao natural o afastou da filosofia minimalista da primeira geraçao o up gti pode ser entendido como uma tentativa de trazer este minimalismo de volta valendo se de todos os avanços tecnologicos que a industria automotiva desenvolveu nos ultimos 40 anos [youtube id= jxmx8vr3e2o width= 620 height= 350 ] com tudo isto em mente fica facil entender por que todo mundo que andou no up gti fez esta comparaçao filosofica entre os dois agora sera mesmo que o up gti honra o nome do seu muso inspirador e o que vamos ver o desempenho de ambos e bem proximo se o up gti precisa de 8 8 segundos para ir de zero a 100 km/h o golf gti precisava de 9 segundos cravados se voce esperava uma vantagem maior especialmente graças a maior quantidade de torque disponivel em baixas rotaçoes lembre se que ha uma disparidade maior no peso dos dois carros o up gti pesa um pouco menos 1 000 kg 997 kg na verdade enquanto o golf gti mk1 tinha 800 kg na balança a relaçao peso/potencia do golf era de 7 27 kg/cv enquanto o up gti tem 8 69 kg/cv dito isto o foco do golf gti mk1 nao era o desempenho em linha reta assim como o do up gti nao e apesar disso o pocket rocket convence logo de cara segundo a car and driver americana por exemplo a gente gostaria que as respostas do motor fossem mais agressivas mas o turbo lag ao menos e mantido bem longe o pico de 20 3 mkgf de torque esta disponivel entre 2 000 e 3 500 rpm mas o tres cilindros tambem e excelente quando gira a mais de 4 000 rpm nos numeros mais altos do conta giros o motor e esperto e esportivo a unica transmissao oferecida e uma manual de seis marchas que e exclusiva do gti e sua atuaçao e maravilhosa os britanicos da autocar completam a potencia e acessivel e aliada ao tamanho diminuto do up gti ela faz um bom trabalho em proporcionar a ilusao de velocidade apesar do fato de voce nunca correr o risco de ultrapassar o limite de velocidade a trilha sonora tambem nao e ruim claro ha um sistema que sintetiza o ronco do motor para dentro da cabine mas isto ate combina com a personalidade pequeno porem poderoso do up gti dito isto o que realmente faz a diferença sao as mudanças no chassi do carro ainda que a suspensao use o mesmo arranjo com mcpherson na dianteira e uma barra de torçao na traseira amortecedores e molas foram recalibrados e o carro ficou 15 mm mais proximo do chao o up gti ainda ganhou componentes de direçao vindos do polo some a isto o ja curtissimo entre eixos de 2 42 mm e o que voce tem e um carro que nao tem medo de curvas como destaca o pessoal da evo ataque uma curva e o que vem a mente e o mini cooper s dos anos 60 e nao o golf gti mk1 com suas dimensoes compactas uma roda em cada canto e pneus 195 o up consegue garregar uma quantidade notavel de velocidade em uma sequencia de curvas logo voce percebe que a arma secreta da vw nao e a potencia ou a falta dela mas sim a aderencia e a estabilidade do up gti imperfeiçoes no piso podem pegar de surpresa a suspensao com seu curso curto e sobre asfalto ondulado o up pode quicar um pouco porque os amortecedores se esforçam bastante para conter os movimentos da carroceria mas isto so e um problema em estradas realmente ruins curioso como eles associaram o up gti a um carro menor e menos potente do que o golf gti de primeira geraçao o mini cooper s dos anos 60 tinha no maximo 70 cv em seu pequeno quatro cilindros de 1 3 litro seu forte eram mesmo a dinamica e a leveza com menos de uma tonelada e o up gti pode ser considerado um carro leve para os padroes atuais e ele tem um turbo o que nos ajuda a lembrar que potencia nao e tudo bom torque uma marcha a mais e acerto de suspensao contam bastante e ele ainda tem estilo a decoraçao com rodas de 17 polegadas listras nas laterais revestimento tartan classico e volante de base reta emprestado do golf gti foi aprovada com unanimidade pela imprensa especializada o pessoal do top gear conseguiu resumir bem a impressao geral a respeito do up gti ele e um carro essencialmente urbano com uma boa dose de pimenta e carater ele consegue divertir com o empuxo do motor turbinado e bastante agradavel aos olhos e continua sendo pratico economico e acessivel e meio irrelevante que ele nao se comporte como um hot hatch de verdade porque ele tem um publico alvo diferente o up e um carro urbano e a versao gti e muito divertida na cidade os beneficios de um up normal estao todos la e o que a vw fez foi dar a ele mais personalidade e desempenho ao mesmo tempo eles estao entre os poucos veiculos que foram realmente criticos com o up gti a direçao e bastante morta a suspensao fica saltitante em saliencias a troca de marchas deveria ser mais rapida os pedais melhor posicionados o controle de traçao deveria ser desligavel as respostas do acelerador bem mais espertas para o top gear o lance e que o up gti e um carro cuidadosamente calculado provavelmente programado para sair agora cinco anos depois que o up foi lançado na europa e nao muito tempo apos sua primeira reestilizaçao sob medida para voltar a atrair o interesse do publico e usando a veia entusiasta para isto a sigla que te trouxe ate esta meta avaliaçao porque o up como dissemos na nossa propria avaliaçao ate que tem folego na versao turbinada e as caracteristicas inerentes ao projeto entre eixos curto rodas nas extremidades balanços quase inexistentes baixo peso tambem nao atrapalham mas lhe falta mais agilidade porque o acerto de suspensao e bastante conservador fazendo do up normal um carro meio desajeitado nas curvas no gti isto foi corrigido e o resultado e um conjunto redondo pelo que andamos lendo mas nada que va ter o mesmo impacto no mundo do hot hatches que o golf gti mk1 teve 40 anos atras o que nao precisa ser exatamente um problema pelo contrario ate que nos soa bem mas ainda e improvavel que o up gti venha para o brasil o que os entusiastas podem fazer e aproveitar a receptividade que o motor 1 0 tsi tem com upgrades ate porque como vimos neste post a maioria de seus componentes ja e superdimensionada para suportar os turbos um gti do it yourself parece uma soluçao muito mais palpavel e talvez ate tao boa quanto o real deal
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