A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Volkswagen Up!: veja todos os detalhes e versões do novo compacto

O Volkswagen Up!, o futuro popular da marca e substituto do Gol G4, chega em março e promete agitar — e muito — o segmento de entrada do mercado nacional. Confira tudo o que sabemos até agora sobre ele!

Depois de ser flagrado inúmeras vezes por veículos especializados e de ter informações a seu respeito reveladas a conta-gotas, finalmente a VW tirou o Up! de trás das cortinas e, logo de cara, tem previsões otimistas sobre o modelo: a ideia é que, para o mercado brasileiro, ele seja um “novo Fusca”. Mas será que ele tem vocação para “carro do povo”? Isto é algo que, para ver, temos que esperar.

up up up (3)

Mas também não vamos esperar no escuro: a Volks também revelou informações importantes do modelo antes do lançamento, como a faixa de preço (cerca de R$ 29 mil) e a lista de equipamentos.

Embora tenha um visual descolado e bem próximo do modelo europeu, a VW propõe com o Up! nacional um carro prático e econômico. O motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, que entrega 82 cv e 10,4 mkgf quando abastecido com etanol, deixa isto claro com seus números: 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e máxima de 165 km/h. Em compensação, o consumo divulgado pelo Inmetro é dos melhores:  9,1 km/l na cidade e de 9,9 km/l na estrada (etanol), e de 13,2 km/l e 14,3 km/l (gasolina, respectivamente).

up up up (6)

 

Para aumentar a autonomia (a Volkswagen fala em 715 km), o tanque de combustível do modelo europeu de 35 litros foi substituído por um de 50 litros — 15 litros a mais.

up up up (14)

Um popular no Brasil precisa levar cinco pessoas e ter bagagem suficiente para uma viagem em família. Sendo assim, o Up! nacional cresceu em comprimento para ampliar a capacidade do porta-malas, que agora pode carregar 285 litros de bagagem — 64 a mais do que o modelo europeu e leva também o estepe (o europeu só tem um kit de reparos), e o banco traseiro agora leva três pessoas (com três encostos de cabeça disponíveis em quase todas as versões, inclusive). A coluna C mais larga evidencia que a região traseira foi o alvo do crescimento: com 3,6 metros, o Up! brasileiro mede 6,5 cm a mais do que o europeu. O entre-eixos continua com 2,42 metros e a largura, com 1,64 metros. A carroceria é 2 cm mas alta, mas por causa da suspensão elevada — modificação mais do que esperada, tendo em vista a baixa qualidade do asfalto brasileiro em relação ao europeu.

up up up (9)

O Up! será oferecido por aqui em quatro versões: Take Up!, Move Up!, High Up! e BWR Up!. Esta última se divide em três — Black, White e Red.

up up up (15)

O Take Up! será o modelo básico, traz painel de instrumentos simples — sem conta-giros —, rodas aro 13 com calotas, limpador e desembaçador no vidro traseiro, bancos do motorista com ajuste de altura e acabamento interno cinza. Os opcionais incluem ar-condicionado, direção assistida, direção elétrica, som com Bluetooth, vidros e travas elétricos e rodas de 14 polegadas. A versão Move Up! traz computador de bordo, prateleira no porta-malas, banco traseiro com três apoios de cabeça e rodas de 14 polegadas, além de preparação para som e conta-giros, que está presente em todas as versões a partir daqui.

up

A versão High Up! traz todos os itens anteriores, mas a direção elétrica é de série, bem como vidros e travas elétricos. Ele também traz faróis de neblina, painel na cor da carroceria  e rodas de liga leve de 15 polegadas. Além disso, o volante tem regulagem de altura e os retrovisores (com repetidores dos piscas) trazem ajuste elétrico. Ar-condicionado e bluetooth são opcionais assim como bancos de couro e o sistema de GPS Maps & More, que pode ser acoplado ao painel e permite também observar certas funções do carro, como a temperatura do motor, pressão do óleo e o alerta dos sensores de estacionamento na traseira.

imagem610 (1)

O BWR Up! traz ar-condicionado de série, emblemas com o nome de cada cor, som com Bluetooth e rodas de 15 polegadas com desenho exclusivo e acabamento correspondente às versões Black, White e Red.

up up up (12)

Além de soluções práticas, como a prateleira no porta-malas, e algumas apostas como os bancos dianteiros com encosto de cabeça embutido e um visual diferente da identidade habitual da Volkswagen, dois grandes fatores que a marca considera essenciais para seu novo modelo de entrada são a segurança e o custo de manutenção. Em relação ao primeiro, o Up! nacional recebeu a nota máxima no teste de colisão frontal do Latin NCAP, com cinco estrelas no quesito proteção para adultos e quatro para crianças. Além disso, o modelo traz sistema Isofix para cadeirinhas infantis no banco traseiro. Quanto ao custo de manutenção, o Up! é o novo melhor do País no índice de reparabilidade do CESVI. Quanto menor a nota, melhor, e o Up! tirou 11 — desbancando o Citroën C3, que levou 14 pontos.

Estamos no fim de janeiro e o lançamento oficial acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro. A Volkswagen já revelou muita coisa sobre seu novo popular, mas ainda falta saber quanto vai custar cada versão. De qualquer forma, a prova de verdade acontecerá daqui a algumas semanas, depois que as vendas começarem. Você acha que o Up! tem tudo para dar certo?

up up up (11) up up up (13) up up up (10) up up up (6) up up up (4) up up up (5)

Matérias relacionadas

Alfa Romeo investe na tração traseira, Fiat terá um novo roadster e as novidades de Ferrari e Maserati

Dalmo Hernandes

Ariel Atom 3.5R: 350 cv e 550 kg — o que mais você precisa para um track day?

Dalmo Hernandes

Este Mustang elétrico é um monstro com 122 kgfm de torque – e custa R$ 1,5 milhão

Dalmo Hernandes