no inicio volkswagen era o nome de um modelo de carro o fusca beetle vocho carocha o carro do povo que e o que significa literalmente o nome volkswagen de origem controversa e polemica — especialmente por sua associaçao ao nazismo do fuhrer adolf hitler — o volkswagen era um carro barato e acessivel comprado apenas em consorcio depois da guerra se tornou um icone cultural e ironicamente foi associado a cultura hippie americana na decada de 60 sendo uma fabricante de automoveis que começou produzindo um carro popular e optou por seguir nesta direçao por decadas a fio — preferindo a medida que crescia lançar ou comprar outras marcas para ingressar nas fatias superiores do mercado por isso volkswagen nao e o tipo de marca que investe em superesportivos — ela tem outras marcas para isso mas em um breve momento na historia a volkswagen talvez tivesse pensado em criar de fato um superesportivo seu nome era volkswagen w12 nardo mas ele nunca passou da fase de prototipo — o que e uma pena o w12 nardo foi uma ideia de ferdinand piech presidente da volkswagen no fim dos anos 1990 a companhia estava no meio de um projeto importantissimo seu primeiro motor w12 criado a partir da uniao de dois motores vr6 pelo virabrequim separados por um angulo de 72° o motor w12 foi criado para obter a força de um v12 em um pacote mais compacto ele tem o mesmo comprimento de um vr6 e e tao estreito quanto um motor de 12 cilindros em v permitindo por exemplo a construçao de um seda com 12 cilindros e traçao integral pois na frente ha espaço para o conjunto de transmissao e diferencial que no caso de um v12 seria inexistente ou exigiria uma dianteira muito longa ou ainda dependeria de soluçoes incomuns como um motor central dianteiro com cambio a frente do motor loucura talvez piech estivesse especialmente empolgado ou ate inspirado com o projeto e a unica explicaçao que encontramos para alguem encomendar um superesportivo totalmente novo a giorgetto giugiaro somente para testar a resistencia de um motor ouvindo a ordem giorgetto giugiaro decidiu uma vez na vida como ele mesmo disse nao ter o estilo do carro como foco principal o que eu construi foi um casulo uma casca em volta do motor que deixei a vista para enfatizar sua importancia e aumentar o nivel do desempenho de fato e possivel enxergar boa parte do motor e ate os componentes da suspensao dianteira olhando o primeiro prototipo por cima do volkswagen w12 syncro o carro foi apresentado no salao de toquio de 1997 e era dotado de um motor w12 de 5 6 litros que entregava exatos 420 cv que iam para as quatro rodas atraves de um sistema de traçao integral syncro dai seu sobrenome o estilo harmonico desenhado por giugiaro foi muito bem recebido — assim como sua segunda versao poucos meses depois no salao de genebra [youtube id= d_rdrcf52_g width= 620 height= 350 ] ao todo o projeto do volkswagen w12 durou seis anos e quatro versoes do conceito foram construidas o w12 roadster era obviamente uma versao roadster do w12 syncro — e nao tinha traçao integral e sim traseira ainda era possivel ver os componentes da suspensao dianteira ao olhar o carro por cima e a tampa de valvulas do motor ficava exposta por uma abertura no deque traseiro [gallery columns= 4 link= file ids= 40829 40827 40820 40830 ] o motor era exatamente o mesmo — e os dois caros ate posaram juntos para uma sessao de fotos demoraria mais tres anos ate que o w12 aparecesse novamente certamente os primeiros dois prototipos que eram totalmente funcionantes foram de fato usados no desenvolvimento do motor w12 porque em 2001 uma versao atualizada do conceito foi mostrada em toquio [gallery columns= 4 link= file ids= 40817 40818 40816 40823 ] agora pintado na cor laranja o w12 ganhava um novo sobrenome nardo e tinha um motor bem mais potente com 600 cv e 63 3 mkgf de torque era capaz de chegar aos 100 km/h em 3 5 segundos com maxima de 357 km/h o cambio era manual de seis marchas com trocas sequenciais [youtube id= ci_r61clbz4 width= 620 height= 350 ] o nome tinha uma boa razao de ser o carro foi construido especialmente para quebrar um recorde de velocidade media e distancia em 24 horas no centro tecnico de nardo na italia em uma pista que formava um circulo perfeito e cuja inclinaçao a tornava do ponto de vista fisico uma reta infinita o esterçamento do volante era minimo e assim era possivel acelerar ininterruptamente sem precisar corrigir a trajetoria constantemente e nem parar por falta de espaço o recorde anterior pertencia a um chevrolet corvette com uma velocidade media de 283 059 km/h em 24 horas uma semana antes de ser apresentado em toquio o w12 nardo foi ate a pista que lhe deu o nome e percorreu em 24 horas 7 085 7 km a uma velocidade media de 295 24 km/h — quase 12 km/h mais rapido que o recorde anterior com seu nome escrito na historia pela primeira vez a volkswagen decidiu tentar de novo no ano seguinte para isto eles levaram a nardo o ultimo prototipo fabricado do w12 apropriadamente batizado de w12 record o carro tinha pintura preto fosco e rodas bbs — companhia que foi uma das patrocinadoras do projeto entao ha quase exatos 13 anos entre os dias 22 e 23 de fevereiro de 2002 o w12 record percorreu nada menos que 7 740 536 km a uma velocidade media de 322 891 km/h eram mais de 663 km de distancia e 27 7 km/h de vantagem sobre o recordista anterior [youtube id= x5tnc440lum width= 620 height= 350 ] aparentemente este e o unico registro em video da tentativa uma pena acontece que o maior objetivo da volkswagen nao era quebrar recordes e sim provar que o motor w12 que teve o deslocamento ampliado para seis litros porem continuou com 600 cv era mais robusto e capaz de suportar longas horas funcionando no limite no fim das contas porem a ideia nao era coloca lo em um supercarro e sim em modelos de luxo como sedas e suvs [youtube id= ys2w40lteuo width= 620 height= 350 ] foi graças ao w12 nardo o nome pelo qual o conceito ficou mais conhecido que existiram e existem na linha da volkswagen modelos como o touareg w12 e o phaeton primeiro seda de luxo da companhia na verdade a volks tem tanto orgulho do w12 nardo que em 2013 o usou como pegadinha de primeiro de abril — criou um anuncio falso com uma de suas fotos de divulgaçao e o rebatizou como volkswagen levanto um supercarro equipado com um conjunto de motor a diesel e propulsor eletrico e querem saber nao ficou dificil de acreditar
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.