FlatOut!
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FlatOut Zero a 300

A volta do Porsche 935, nossa avaliação do novo Jetta, o novo Mitsubishi Eclipse e as novidades da semana no FlatOut e no YouTube do FlatOut!

Passou a semana procurando seu título de eleitor? Teve que pedir segunda via ao TRE e só conseguiu sair na quinta e por isso não conseguiu acompanhar seu site favorito? Não se preocupe: temos aqui nosso resumo com o melhor da semana para você não ficar viajando no encontro do posto.

 

Porsche abandona motores diesel

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Em fevereiro deste ano os britânicos da Autocar já haviam apurado que a Porsche encerrou a produção do Macan S diesel e do Panamera 4S diesel, então os únicos modelos diesel da marca, mas a notícia foi confirmada pela marca nesta seamna. “A Porsche não está demonizando o diesel. Ele é, e continuará sendo, uma tecnologia importante de propulsão. Como fabricante de esportivos, contudo, para quem o diesel sempre teve um papel secundário, chegamos à conclusão que nosso futuro não terá diesel”. 

Desde 2016 a Porsche (e todo o Grupo Volkswagen) ampliou seu esforço no desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos como resultado do escândalo Dieselgate, no qual a fabricante manipulou os resultados de testes de emissões de motores a diesel. Como os modelos diesel tinham realmente um papel secundário na linha Porsche, visando oferecer alternativas mais eficientes aos clientes, faz sentido que a marca ofereça modelos híbridos, que mantém as desejadas características esportivas dos motores a gasolina, combinadas a baixo consumo de combustível e de emissões.

Por ser uma marca premium, a Porsche pode se dar o luxo de oferecer uma tecnologia mais cara que um simples turbodiesel. Além disso, veículos híbridos têm incentivos fiscais em muitos países, diferentemente dos modelos diesel. Faz sentido trocar um produto que, em breve estará obsoleto, por um novo que promete ser o novo padrão das próximas décadas. Especialmente se ele tem mais potencial de vendas imediatamente.

 

Kawasaki Ninja H2 2020 já está a venda no Brasil

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A Kawasaki anunciou nesta semana o início das vendas da linha 2020 da Ninja H2. A moto segue oferecida em três versões: a H2 básica, a versão especial Carbon, com carenagem de fibra de carbono e pintura especial, e a versão de pista H2R. Todas são vendidas apenas por encomenda em qualquer concessionária Kawasaki. Os preços são R$ 168.000 para a H2, R$ 178.000 para a H2 Carbon e R$ 357.000 para a H2R. A pré-venda está disponível no site oficial da Kawasaki e vai até 30 de novembro de 2018.

 

Mitsubishi lança Eclipse Cross por R$ 150.000

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O Mitsubihi Eclipse Cross foi lançado na manhã da quarta-feira (27), oferecido em duas versões e por preços que partem de R$ 150.000. Importado do Japão, ele será posicionado entre o ASX e o Outlander, porém com um preço inicial mais próximo do modelo maior. O motivo é que o Eclipse Cross é importado do Japão e tem seu preço afetado por esta alta do dólar. O modelo marca a estreia do motor 1.5 turbo de 165 cv a 5.550 rpm e 25,5 kgfm entre 1.800 e 4.500 rpm, e trabalha combinado a um câmbio CVT com simulação de oito marchas.

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A versão de entrada HPE-S tem tração apenas na dianteira, enquanto a versão de topo, HPE-S S-AWC tem tração nas quatro rodas. As duas têm exatamente o mesmo pacote de equipamentos. A diferença de preços — R$ 149.990 da HPE-S e R$ 155.996 da HPE-S S-AWC — refere-se somente ao sistema de tração. O pacote de série inclui ar-condicionado de duas zonas, sete airbags, faróis de LED, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, cruise control adaptativo, HUD colorido, sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, teto solar duplo, rodas de liga leve de 18 polegadas, sistema de frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, retrovisores com ajustes elétricos e sistema multimídia com câmera de ré, GPS e compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay.

 

 

Uma volta inteira em Nürburgring Nordschleife… fazendo drift

Enquanto boa parte das fabricantes de esportivos disputam recordes de volta em Nürburgring Nordschleife, a Ford e Vaughn Gittin Jr. decidiram tentar um feito diferente no circuito alemão. Em vez de fazer a volta no tempo mais rápido, eles decidiram completar o traçado Norte de lado, em um único e longo drift de 21 km.

O carro escolhido foi o Mustang RTR Drift, equipado com uma versão sobrealimentada do V8 de 5 litros do Mustang GT, agora com 912 cv. A Ford não revelou muitos detalhes — nem incluiu no vídeo os trechos de maior velocidade do circuito —, mas divulgou que a volta completa não foi algo fácil de se conseguir e que Gittin gastou três jogos de pneus antes de acertar a volta.

O tempo de volta também não foi revelado, mas, segundo a Ford, o Mustang RTR chegou a mais de 240 km/h de velocidade máxima. Gittin também admitiu que não conhecia o “Green Hell” tão bem quanto pensava: “Tudo muda quando você está de lado e em alta velocidade”, disse.

 

Governo aprova Plano Nacional de redução de acidentes

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O Ministério das Cidades apresentou nesta última terça-feira (25) o detalhamento do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Batizado Pnatrans, o plano tem como objetivo reduzir ao menos pela metade as mortes do trânsito nos próximos 10 anos. O programa não prevê uma meta nacional, uma vez que os índices de mortes são diferentes em cada estado. Por isso os objetivos serão específicos para cada unidade da federação, e serão baseados no número de mortes contadas pelo DataSUS, que registra o número de mortes de pessoas atendidas em estabelecimentos de saúde em todo o país.

Para o cumprimento do plano estão previstas mais de 120 ações, dentre as quais o aumento da fiscalização, capacitação de agentes públicos, melhoria das condições dos departamentos de trânsito e regulamentação de itens de segurança para veículos. Atualmente o estado com menos mortes no trânsito é São Paulo, com uma média de 1,97 morte por 10.000 veículos. São Paulo também é estado com o maior número de rodovias e estradas em condições ótimas ou boas, segundo o relatório da Confederação Nacional do Transporte. A pior média é a do Maranhão, com 10,01 mortes por 10.000 veículos.

 

Kia Stinger GT começa a ser vendido no Brasil

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A Kia anunciou na quinta-feira (27) o início das vendas do seu fastback esportivo o Stinger. O modelo será oferecido inicialmente em uma edição limitada apadrinhada por Emerson Fittipaldi. Batizada Launch Edition by Fittipaldi, ela terá apenas 20 unidades vendidas pelo preço promocional de R$ 350.000. Depois disso, o preço subirá para R$ 399.990 — segundo a Kia, as 20 primeiras unidades chegaram com o dólar a R$ 3,35, daí o preço diferenciado.

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Por essa quantia você coloca na garagem o “cupê de quatro portas” equipado com um V6 biturbo de 3,3 litros com 370 cv e 52 kgfm, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,9 segundos e de chegar aos 270 km/h. O V6 é combinado ao câmbio automático de oito marchas ligado às quatro rodas. Os freios foram fornecidos pela Brembo e a suspensão usa amortecedores ajustáveis eletronicamente.

Com esse pacote de alto nível, além de ser o modelo mais potente da história da marca, o Stinger GT é a tentativa de afirmação da Kia de que finalmente chegou ao patamar de desempenho e qualidade dinâmica dos rivais europeus. A marca destaca que 55% do monobloco do carro é formado por ligas de aço de alta resistência.

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Como é possível notar nas fotos, o Stinger GT é um modelo médio-grande — com 2,91 metros de entre-eixos e 4,91 metros de comprimento, ele é maior que o BMW M3 ou o Mercedes Classe C, porém menor que o Série 5 e o Classe E. O porta-malas tem cavernosos 660 litros de volume. Por dentro ele tem quadro de instrumentos digital, sistema multimídia com touchscreen de oito polegadas e áudio Harman Kardon com 720 W e 15 alto-falantes.

 

Porsche lança versão moderna do lendário 935

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Bebendo a mais pura água da fonte do Porsche 935/78 “Moby Dick” – um quase-esporte-protótipo derivado do Porsche 911 Turbo dos anos 70 que tem, entre seus feitos, uma vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1979 –, a Porsche lançou uma nova geração do 935, baseado no já monstruoso Porsche 911 GT2 RS.

O conceito é 100% fiel ao 935 original da década de 1970, no sentido de que é um Porsche 911 com a carroceria modificada. O carro usado como base não poderia ser outro que não o 911 GT2 RS – nada menos que a variação mais potente e veloz do nine-eleven. Não foram realizadas alterações no motor, que continua sendo um flat-six biturbo de 3.800 cm³ (curso x diâmetro de 77,5 mm x 102 mm) com obscenos 700 cv a 6.700 rpm e 76,5 mkgf de torque entre 2.500 e 4.500 rpm. Para não dizer que nada mudou, a Porsche instalou um novo sistema de escape com saídas centralizadas e ponteiras claramente retrô. Leia a matéria completa sobre ele aqui.

 

 

YouTube do FlatOut

Nesta semana nosso YouTube foi atualizado com mais um episódio do FlatOut 56. Desta vez, Marcos Rozen do Museu da Imprensa Automotiva Brasileira conta a história do Santana com todo o seu acervo como apoio para a narrativa. Confira!

 

Os especiais FlatOut

Contamos a história do primeiro veículo elétrico da Volkswagen, o Elektro-Bus dos anos 1970 (!).

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Leia aqui.

 

Conhecemos a história de um australiano que está construindo um Fórmula 1 para as ruas usando um V12 Ferrari de 700 cv!

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Leia aqui.

 

Vimos como foi o leilão de clássicos de Araxá — com lances, detalhes dos principais modelos e tudo o que você gostaria de saber.

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Leia aqui.

 

Conhecemos o Supra MKIV de 700 cv que supera dezenas de supercarros modernos em Nürburgring Nordschleife.

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Leia aqui.

 

Fizemos uma viagem no tempo para os treinos do GP do Brasil de 1983 em Jacarepaguá.

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Leia aqui.

 

Conhecemos a Nimbus Model C de 1939 que pertenceu a Steve McQueen e foi uma das motos mais avançadas de seu tempo.

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Leia aqui!

 

E conhecemos a Showroom Stock, uma antiga categoria de corridas na qual os carros originais disputavam as provas exatamente do jeito que saíam das lojas, ganhando apenas gaiolas de proteção, e sem nenhuma outra modificação.

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Project Cars + Garagem FlatOut

Nestas duas seções em que o leitor é o autor, tivemos a continuidade do Project Cars #502, no qual o leitor e piloto da Puma, Gabriel Maia, contou o processo de construção do protótipo de rua do novo Puma…

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… e o Luciano Gonzalez trouxe o segundo capítulo da “Garagem FlatOut”, desta vez com uma inusitada combinação de Volkswagen nacionais e Mustangs dos anos 1960.

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Exclusivo para assinantes

Falamos sobre a curiosa prática de fazer reestilizações de modelos com componentes de outros da mesma marca.

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Contamos a história da relação entre a Peugeot e a Pininfarina, e fizemos uma retrospectiva de todos os modelos da marca francesa desenhados pelos italianos.

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Nosso editor Leo Contesini fez uma seleção pessoal com suas cinco rodovias favoritas para dirigir.

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Com o fim dos Porsche movidos a diesel, achamos que seria uma boa hora para contar o começo da relação entre a Porsche e o óleo combustível, quando surgiu a Porsche-Diesel, que fabricava… tratores!

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Leia aqui

Explicamos o que é turbo, o que é turbina, e quando você deve usar cada um destes termos.

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Leia aqui.

 

Avaliamos a nova geração do Jetta em sua versão R-Line. Equipado com o motor 1.4 TSI de 150 cv ele custa R$ 129.990 e foi completamente renovado. O que achamos? Leia a avaliação aqui!

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Loja do FlatOut

Na loja do FlatOut também temos novidades nesta semana: as camisetas Civic Generations e Fujiwara estão com descontos especiais! Veja mais na loja do FlatOut!