no inicio da decada de 1960 a volvo decidiu que precisava de um bom esportivo sim pois a empresa que desde os primeiros anos de sua fundaçao ja era reconhecida pela segurança de seus automoveis havia investido sem sucesso no roadster esportivo p1900 com apenas 68 unidades vendidas entre 1956 e 1957 o p1900 foi um fracasso retumbante a redençao ainda levaria cinco anos mas os primeiros passos foram dados no ano seguinte o projeto que deu origem ao p1800 começou em dezembro de 1957 quando o primeiro prototipo construido a mao pela karmann ficou pronto para ser testado o consultor de engenharia helmer petterson e seu filho pelle petterson foram os responsaveis pelo desenvolvimento do carro que foi ate rapido — tudo estava certo para que o carro fosse lançado antes do fim de 1958 acontece que nesta mesma epoca a vw e a karmann tinham um contrato — lembra do karmann ghia — e a companhia de wolfsburg proibiu a karmann de continuar envolvida com a volvo temendo que o p1800 roubasse clientes dos carros do grupo volkswagen sendo assim o projeto ficou congelado ate que helmer petterson convencesse a volvo a fabricar o carro assim em 1961 depois de um contrato com a britanica jensen motors que forneceria sua linha de montagem o p1800 ganhou as ruas e que bom que isto aconteceu pois sem o p1800 o mundo nao conheceria uma das peruas mais bonitas que ja existiram — e talvez nem alguns volvo modernos como o c30 e o v40 e ele e importante assim embora tivesse aparencia esportiva o p1800 continuava sendo um carro solido e seguro mas sem motores super potentes ou desempenho alucinante — a primeira versao era equipada com um quatro cilindros de 1 8 litro dai o nome do carro e 100 cv sendo substituido por um 2 0 de 120 cv em 1963 — ano em que a produçao foi transferida para a fabrica da volvo na suecia pois a jensen apresentava problemas de controle de qualidade algo que nao surpreende a quem conhece um pouco melhor a historia da industria automotiva no reino unido diga se o caso e que ate 1970 o volvo p1800 foi um dos carros mais bem sucedidos da epoca apoiado em seu belo visual na boa qualidade de construçao e claro na segurança do projeto acontece que com a chegada nova decada veio tambem o peso da idade — e nem os 130 cv do novo motor 2 0 com injeçao eletronica introduzido ainda em 1970 deram jeito a ideia de uma remodelaçao estetica no p1800 que agora se chamava 1800es havia sido considerada algumas vezes pela volvo e pela frua firma italiana de design encabeçada por pietro frua que tinha anos de ligaçao com os suecos mas ate o momento fora adiada era a oportunidade perfeita — e foi muito bem aproveitada diga se ja em 1967 começaram os primeiros exercicios esteticos para a nova versao — com um detalhe em vez de mudar a cara do carro a volvo decidiu concentrar se na configuraçao da carroceria e sanar um problema do p1800 original que sempre gerava comentarios negativos a falta de espaço vertical para os passageiros no banco de tras e para a bagagem sendo assim em 1968 a volvo apresentou o primeiro prototipo — o volvo p1800 es raketen que significa foguete em sueco projetado pela frua o prototipo era uma shooting brake com teto longo e a traseira quase toda tomada pelo vigia o design foi considerado futurista demais e por esta razao uma proposta mais comportada feita pelo designer residente jan wilsgaard foi aceita em seu lugar — outra decisao acertada ainda que polemica explicamos o processo de desenvolvimento da 1800es demorou tanto tempo que paralelamente a britanica reliant lançou em 1968 o scimitar gte que tinha a traseira muito parecida com a da versao final da perua sueca — o que levantou suspeitas de que wilsgaard pudesse ter copiado os britanicos o que nao aconteceu e fato porem que naquela epoca havia muitos carros que embora nao tivessem relaçao alguma eram parecidos — tudo leva a crer que foi este o caso com o brasinca uirapuru e o jensen interceptor por exemplo a controversia durou pouco e em 1972 a 1800es chegava ao mercado na perua o motor 2 0 com injeçao eletronica teve sua taxa de compressao reduzida na perua e entregava 125 cv — o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos se o desempenho nao era o suficiente para justificar a classificaçao como sports wagon muitas vezes usada pela imprensa na epoca para descrever a 1800es seu visual o fazia desde o inicio o p1800 era um carro bonito e elegante com linhas suaves e muito agradaveis aos olhos o que a 1800es fez foi deixar estas linhas ainda mais atraentes sem alterar tanta coisa — nao parece mas boa parte do metal na carroceria da shooting brake mesmo na traseira e identica ao que se encontra no cupe com exceçao e claro do teto e da traseira alias e a traseira com sua grande tampa traseira de vidro que rouba a cena sempre que uma 1800es aparece em publico embora nao fosse exatamente pratica por sua pequena area de abertura os bancos traseiros rebativeis ajudavam claro a janela que abria se tornou a caracteristica mais marcante do carro e acabou definindo uma tendencia que se repetiria nas decadas seguintes a primeira vez foi em 1986 com o volvo 480 que ja citamos aqui um hatchback de duas portas com motores de ate 170 cv que ainda que nao tenha feito tanto sucesso trouxe um pouco de variedade ao estilo caixote que por muito tempo dominou as pranchetas dos designers da volvo depois em 2001 foi a vez do conceito ssc que apesar de ser uma demonstraçao dos recursos de segurança em desenvolvimento pelos suecos chamou mesmo a atençao pelo seu design inspirado na 1800es [gallery link= file ids= 29906 29907 29908 ] sendo assim em 2006 a volvo apresentou o hatch c30 que ficou bem parecido com o conceito apresentado cinco anos antes a evoluçao do c30 culminou em 2010 quando a marca chamou a polestar para desenvolver uma versao esportiva com motor 2 5 de cinco cilindros com turbo e 405 cv alem de traçao integral voce pode ler tudo sobre ele aqui em 2012 o c30 deu lugar ao v40 que manteve a influencia do 1800es — e ainda a emprestou para a perua v60 que tambem nao e nada feia agora quando lhe perguntarem de onde veio a tampa traseira de vidro dos volvo modernos voce ja sabe a resposta esperamos sinceramente que a volvo jamais deixe de se inspirar na 1800es um dos carros mais bonitos de sua historia — e uma das peruas mais iconicas do mundo [youtube id= gfgypq8ksgy width= 620 height= 350 ]
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