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Car Culture

Volvo 1800ES: a belíssima perua com traseira de vidro que deu origem ao C30

No início da década de 1960 a Volvo decidiu que precisava de um bom esportivo. Sim, pois a empresa que desde os primeiros anos de sua fundação já era reconhecida pela segurança de seus automóveis, havia investido sem sucesso no roadster esportivo P1900. Com apenas 68 unidades vendidas entre 1956 e 1957, o P1900 foi um fracasso retumbante. A redenção ainda levaria cinco anos, mas os primeiros passos foram dados no ano seguinte: o projeto que deu origem ao P1800 começou em dezembro de 1957, quando o primeiro protótipo construído à mão pela Karmann ficou pronto para ser testado. O consultor de engenharia Helmer Petterson e seu filho, Pelle Petterson, foram os responsáveis pelo desenvolvimento do carro, que foi até rápido — tudo estava certo para que o carro fosse lançado antes do fim de 1958. Acontece que, nesta mesma época, a VW e a Karmann tinham um contrato — lembra do Karmann Ghia? —, e a companhia de Wolfsburg proibiu a Karmann de continuar envolvida com a Volvo, teme