os carros da volvo sempre foram conhecidos por duas caracteristicas a segurança aos ocupantes e o formato quadrado da carroceria algo que começou a mudar de verdade so em meados dos anos 2000 quando os suecos decidiram que seus carros tambem precisavam ser atraentes e arrojados modelos como a bela perua v60 e conceitos simplesmente matadores como o concept estate sao um bom exemplo disso mas o que a gente curte mesmo sao os volvo quadradoes como a perua 850 contamos a historia dela em maio de 2014 quando a 850 touring car que chamamos de o tijolo mais rapido do mundo [youtube id= _3zgzk6zbms width= 620 height= 350 ] com um motor de dois litros e 290 cv sem turbo ou compressor a perua 850 touring car pode nao ter vencido nada no campeonato britanico de turismo de 1994 mas foi uma excelente jogada de marketing atraindo a atençao de todos para equipe dos suecos no ano seguinte a volvo decidiu usar a versao seda do 850 vencendo seis corridas o caso e que a volvo 850 touring car nao foi o primeiro volvo quadradao a ser colocado nas pistas quase dez anos antes em 1985 isto ja havia acontecido como volvo 240 turbo e ele o verdadeiro flying brick ou tijolo voador ate mesmo a fabricante o chama assim e ele sim venceu corridas a historia toda começou em 1981 quando fabricante sueca lançou o volvo 240 turbo produzido desde 1974 em versoes seda de duas ou quatro portas e perua o volvo 240 tornou se imediatamente um sucesso no segmento dos carros familiares graças a sua robustez sua preocupaçao com segurança e seu design classico o que a versao turbo fazia era adicionar pimenta a receita com ele a volvo queria mostrar que era capaz de fazer um carro que nao fosse apenas seguro confiavel e resistente mas tambem veloz e divertido de dirigir [youtube id= 10jizwnwhl4 width= 620 height= 350 ] assim o volvo 240 turbo era equipado com um quatro cilindros de 2 1 litros de codinome b21 porem conhecido como red block por causa da tinta vermelha aplicada ao bloco em versao naturalmente aspirada o motor entregava 97 cv com um turbocompressor garrett t3 a potencia passava para 155 cv o que definitivamente nao era ruim ha mais de tres decadas era o bastante para que o volvo 240 turbo chegasse aos 100 km/h em nove segundos com maxima de 195 km/h [youtube id= 8gzjyqp3vlq width= 620 height= 350 ] com o 240 turbo a volvo conseguiu criar um icone toda a fama que os carros da marca sueca tem de esconder desempenho esportivo debaixo de uma carroceria sisuda começou com ele no entanto talvez nao fosse assim se a volvo nao tivesse decidido disputar corridas com ele os suecos sabiam que aquela caixa de sapatos sobre rodas tinha muito potencial assim em 1983 eles decidiram que o 240 turbo seria sua nova arma para se dar bem no grupo a do campeonato europeu de turismo primeiro no entanto era preciso homologa lo para isto a fia exigia que 500 unidades de uma versao de rua do carro de corrida fossem fabricadas foi ali que nasceu o volvo 240 evo 500 serie limitada com um turbo maior modulo de controle reprogramado e injeçao de agua no coletor de admissao uma versao mais rudimentar do sistema visto no bmw m4 gts por exemplo os carros tambem vinha com uma asa traseira e rodas bbs nao se sabe muito mais a respeito destes carros por uma razao simples das 500 unidades fabricadas 477 delas tiveram estes itens especiais removidos e foram vendidos como carros comuns sendo assim para provar que havia de fato fabricado uma serie especial de homologaçao a volvo teve que revelar os nomes dos donos de cada um dos carros foi uma dor de cabeça que valeu a pena no entanto a versao de competiçao tinha tudo para exibir um belo desempenho nas pistas em configuraçao de competiçao o motor de 2 1 litros entregava quase o dobro da potencia 300 cv isto era conseguido graças a algumas modificaçoes cabeçote de aluminio; pistoes bielas e virabrequim forjados sistema de injeçao bosch k jetronic e um aumento na pressao do turbo para 1 5 bar o resultado era um carro capaz de chegar aos 260 km/h em seu ano de estreia o volvo 240 turbo ja mostrou a que veio ao vencer duas corridas — em zolder na belgica pelo campeonato europeu de turismo; e no circuito de norisring na alemanha pela dtm o famoso campeonato alemao de turismo no entanto foi no ano seguinte que o tijolo voador sueco realmente brilhou naquele ano o piloto italiano gianfrancesco brancatelli e o sueco thomas lindstrom ficaram com o titulo de pilotos do europeu de turismo ao volante do 240 turbo e na dtm o campeao foi o tambem sueco per stureson detalhe os rivais eram caras como o bmw m3 o mercedes benz 190e cosworth e o alfa romeo 155 dtm — nao foi brincadeira de criança nao [youtube id= ykyhx_okf s width= 620 height= 350 ] foi uma historia breve no entanto em 1986 a volvo ainda conquistou o campeonato australiano de turismo com o 240 turbo mas decidiu deixar o automobilismo — acredita se por duas razoes a primeira era a controversia que aconteceu em 1984 com os carros de homologaçao a segunda faz mais sentido conhecendo a filosofia dos suecos o 240 ja tinha cumprido seu objetivo nas pistas e podia se aposentar em grande estilo alem disso com 12 anos de existencia ele ja estava ficando ultrapassado [youtube id= clrsclfywye width= 620 height= 350 ] a volvo so voltou as pistas com o sucessor do 240 — sim o 850 touring car mas a gente ja contou esta historia
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