salve povo gearhead como relatado no post anterior continuamos a novela para fazer o corrado rodar satisfatoriamente como havia dito consegui rodar com o carro mas o funcionamento do motor principalmente sob carga/pressao positva no coletor ainda nao esta bom ele amarra e nao desenvolve de posse do manual de serviço e da leitura de varios topicos no vwvortex fui testando cada um dos sensores e com as respectivas leituras dentro do especificado no manual ainda nao encontrei a causa do problema alguns itens que encontrei duvidosos foram substituidos por outros novos tais como cabos de vela velas sonda lambda essa estava morta mesmo bobina ainda assim o problema continua o impressionante e que o motor mesmo se o carro ficar parado semanas seguidas pega instantaneamente bate na chave e funciona no ato roda lisinho mas acelerou e entrou pressao rateia relembrando o historico ate onde eu conhecia do carro lembro que ha varios anos atras na primeira vez que o tentei compra lo do antigo proprietario ainda em sp ele estava com a central de injeçao queimada tanto que tentaram adaptar uma de santana sem sucesso depois que o carro veio para o outro proprietario aqui em bh o mesmo tinha comprado outra central original e o ultimo proprietario de quem eu comprei o carro tinha comprado mais uma central e o chicote completo do motor e claro junto da minha compra do carro vieram essas ecus no pacote pois bem sera que o problema e na ecu entao vamos testar as tres ecus que tenho em maos resultado nada animador; das tres ecus uma delas o motor nem liga outra o motor liga rateia e morre apos alguns segundos e a terceira que e a que esta montada no carro funciona mas nao tenho 100% de certeza de que esta livre de problemas detalhe curioso e que a ecu no qual o motor nem ligou tinha um chip reprogramado a famosa chipada e recorrendo a turma do vwvortex conseguiram identificar que foi uma reprogramaçao feita por uma preparadora alema ettl mas infelizmente nao conseguimos obter mais informaçoes sobre as caracteristicas da reprogramaçao a outra ecu no qual o motor liga rateia e morre parece que levou um banho de enxurrada pois a placa de circuitos tem vestigios de lama e esta completamente oxidada em resumo coloquei o chip reprogramado na ecu que supostamente funciona e o motor pegou paralelamente a essa peleja com ecus fomos reparando os demais problemas do carro dessa vez chegou a hora dos farois setas farois de neblina os corrados americanos por conta da legislaçao local usavam farois com um conjunto optico bem deficiente com lampadas fracas sendo que os corrados europeus usavam um conjunto bem mais eficiente com lampadas h3 separadas sendo o farol composto por uma lampada de farolete uma lampada de farol baixo e uma lampada de farol alto cada um em seu respectivo defletor separados o farol americano usa uma lampada de farolete e uma lampada alto/baixo tudo em um unico defletor o meu corrado veio com os farois americanos e tambem vieram junto os farois europeus mas infelizmente a lente do lado esquerdo esta rachada [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 98155 98153 ] os farois europeus conhecidos como e codes estao custando os olhos da cara em media pedem u$300 00 no par em bom estado garimpando foruns consegui encontrar um par de lentes sim felizmente e possivel substituir as lentes pois sao fixadas por presilhas por uma fraçao desse valor e comprei farol montado com a lente nova para instalar os farois euro e necessario refazer o chicote eletrico com o auxilio de reles auxiliar por conta da maior potencia e consumo de energia das novas lampadas entao um otimo pretexto para iniciar o garoto no mundo da eletrica automotiva e nao e que o filhote aprendeu as noçoes de eletrica [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 98163 98165 ] as setas/piscas que estao montados ai sao genericos/provisorios pois ja consegui comprar os originais e como precisei rodar com o carro para testar e o para choque ainda sera reparado e pintado so montarei com as setas/milhas originais depois de tudo pronto pois eles sao bem chatinhos de montar e as travas que os seguram no lugar sao um tanto frageis entao quanto menos monta/desmonta desnecessario melhor dada a raridade e o valor da lente do farol e code procurei uma forma de tentar colar a lente e nao e que encontrei existe no mercado de vidraçaria uma cola chamada cola uv que e propria para vidros e sua secagem/cura depende da exposiçao a raios ultravioleta comprei uma bisnaga da cola e fiz o teste afinal se nao desse certo perderia apenas o dinheiro da compra da cola catei todos os caquinhos de vidro lavei tudo com agua e detergente e vamos aos remendos felizmente a lente nao e colada na carcaça ela e fixa com presilhas e vedada com uma borracha que esta em perfeito estado e provavelmente nao terei problemas com infiltraçao de agua no farol fui colando caquinho por caquinho igual a um quebra cabeças a cada colada ficavam algumas horas na cura com luz uv o resultado final ficou bom parece que a cola fixa muito bem o vidro fiquei agora com uma lente remendada de reserva enquanto nao se resolve um problema vamos resolvendo outros foi instalado tambem um gauge pod de coluna para acomodar o manometro de pressao e hallmeter voltando na parte do acerto de injeçao agora com a ecu montada com o chip reprogramado sai para testar ficou um pouco menos pior do que com o chip original o motor agora quando entra pressao sobe de giro um pouco mais liso mas ainda amarra em giros mais altos antes ja amarrava nos 4000 rpm agora so a partir de 4500 mas o que importa e quem bom nao esta acho que ja nao estou com mais paciencia e disposiçao de ficar pelejando com uma ecu de 25 anos de fabricaçao e sem peças de reposiçao aqui no br p/ testar vou elimina la e montar uma pandoo power inject lembram se la no outro segundo post quando relatei os motivos por optar usar um supercharger e nao um turbo poise funciona bem empurra pressao desde os giros baixos resposta imediata ao acelerador etc mas o bicho e barulhento acima de 2 000 rpm parece uma sirene de ambulancia [youtube id= s26qxqktvdc width= 620 height= 350 ] ja havia assistido a varios outros videos de corrados com m62 e tambem com o compressor lysholm e o barulho e alto esse ultimo entao e escandaloso mas nao imaginava que seria tao alto rodando com o carro na estrada a 100km/h incomoda bastante entao fazer uma viagem nessa zoeira sem chance [youtube id= tvtla3nhswu width= 620 height= 350 ] pesquisando sobre o assunto existem duas maneiras de se montar um supercharger a menos comum ele e montado pos tbi e a mais comum que e pre tbi isso considerando motores em linha pois em v a maioria o charger e montado pos tbi na montagem pos tbi o barulho e bastante atenuado pela borboleta e pela proximidade com que o supercharger fica montado no cabeçote nessa situaçao o ar e admitido e imediatamente empurrado p/ dentro dos cilindros sem espaço para propagaçao do ruido e quando a borboleta se fecha forma se vacuo dentro do charger e praticamente nao se faz ruido na montagem pre tbi geralmente existe um enorme caminho a ser percorrido pelo ar comprimido pela tubulaçao/intercooler ate chegar a tbi e dai vem o incomodo ruido ah entao esta facil basta montar pos tbi e tudo certo nao no meu caso primeiro por questao de espaço no corrado usando o cabeçote original nao ha espaço suficiente para acomodar o m62 junto ao coletor de admissao segundo porque mesmo que houvesse espaço o custo de fabricar um coletor sob medida nao seria nada barato enfim depois de olhar medir avaliar o espaço a unica maneira de eu montar o m62 pos tbi no corrado seria colocar um cabeçote crossflow dos golf glx/gti de modo que admissao fique no lado frontal do cofre do motor mas ainda assim com muita mao de obra e gastos com a montagem bom meu eaton m62 saiu de uma mercedes slk se na mercedes ele funciona de bico calado entao deve haver uma forma de atenuar essa sirene certo na slk o m62 tambem trabalha pre tbi no qual existe uma grande tubulaçao intercooler etc para propagar o ruido setup bem semelhante ao que esta montado no meu corrado mas entao porque raios na mercedes nao faz barulho quem pensou em abafador/atenuador de ruido acertou tanto na linha de pressurizaçao quanto na linha de retorno e caixa de ar existem abafadores e camaras de ressonancia e agora adaptar os da mercedes acho pouco provavel de caberem ate porque tem eletronica envolvida com o acionamento de valvulas outra questao e o custo e trabalho/mao de obra que demandaria sinceramente eu nao sou tao apaixonado por supercharger a ponto de fazer tamanhos sacrificios por ele vou tentar algumas soluçoes de baixo custo para montar um abafador e se nao funcionar certamente num futuro proximo saira o supercharger e entrara um turbo ja tenho ate uma k16 zero km aqui doidinha para entrar em cena para tudo reves total no projeto e infelizmente 90% a contragosto os 10% explico depois mas calma para quem ja esta pensando que eu desisti ou vendi o carro errou mas aconteceu um grande problema no qual terei de trocar de motor/bloco explico o corrado ja estava com a documentaçao em meu nome porem estava com endereço em uma cidade vizinha daqui de bh fui ao detran para transferir de municipio e selar as placas para belo horizonte e ao fazer a vistoria usando uma camera telescopica com lente de aumento o vistoriador descobriu que a numeraçao do bloco do motor estava estranha e me mostrou a imagem pela lente ampliada realmente estava nitido era um oito que virou cinco ou era um cinco que virou oito pqp gelei na hora pois se a numeraçao constar com furto no sistema o carro fica apreendido para pericia o vistoriador chama o chefe da seçao os dois olham de novo tiram fotos do bloco cochicham e pedem para eu aguardar e vao la dentro do predio passam se minutos que pareceram horas e o vistoriador volta e me diz que fez a consulta de ambos os numeros a sequencia com 8 e a sequencia com 5 e em nenhuma das duas constava furto ou qualquer outra pendencia no sistema na verdade os numeros nem constava na base de dados ufa apreendido meu carro nao ia ficar mas o vistoriador disse que o delegado iria falar comigo para dar uma soluçao ao caso nisso fiquei por volta de uns 90 minutos aguardando o delegado quando fui chamado o delegado me perguntou sobre a historia do carro puxou no sistema todo o historico do mesmo e me disse que ate seria possivel continuar usando esse bloco/motor mas que para isso teria de ser periciado aberto um inquerito com todos os ex proprietarios do carro ate tentar chegar a alguem que pudesse explicar o motivo da pinada no bloco e mesmo assim sem garantia de que eu pudesse continuar usando esse bloco via remarcaçao ou seja um processo moroso custoso e burocratico me aconselhou entao a arrumar outro bloco/motor com numeraçao livre/desimpedida montar no carro e resolver de forma pratica e rapida vejam com uma foto em close como fica nitido a pinada era cinco ou era oito arrumar outro bloco nao era o problema pois eu tenho dois motores ap 1 8 aqui guardado ambos com numeraçao livre o problema e aquela desanimada geral que da quando acontece coisas alheias a nossa vontade aquele trabalhao todo de novo desmontar a frente do carro toda tirar motor montar e claro aquela graninha que eu poderia investir em outras partes do carro colocar couro novo nos bancos um jogo de rodas volk te37 por exemplo vai ficar p/mais tarde e como no corrado eu so mexo nas horas vagas nao sera em 1~2 semanas que conseguirei dar uns roles de novo com o carro e meus amigos gearheads a coisa nao e facil nao mas ao menos olhando sob o ponto de vista/consolo da minha esposa ela disse que isso agrega mais historias ao carro e de fato e verdade afinal nem so de historias boas a gente vive ne se por um lado eu estava num desanimo danado de desmontar tudo de novo meu fiel escudeiro parecia incansavel acho que se precisasse desmontar o motor 10x ele faria e achando legal bom vamos la bola p/ frente motor ja fora do cofre e no proximo capitulo a explicaçao dos 10% citados acima no proximo capitulo da saga muitas novidades e detalhes interessantes nao percam por fabiano silva project cars #248
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.