FlatOut!
Image default
Zero a 300

VW e GM trocam farpas após fiasco do porta-malas do Tracker, GP de Mônaco cancelado, novos prazos para multas da PRF e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Chevrolet e Volkswagen trocam farpas na Internet após incidente com porta-malas

https://www.youtube.com/watch?v=rl6ApXjJ2iQ

Você deve ter visto a gafe da Chevrolet durante a apresentação do novo Tracker. Se não viu, explicamos: ao falar sobre o porta-malas com abertura elétrica e sobre como ele tem fácil acesso, Hermann Mahke, diretor de marketing da GM Mercosul… não conseguiu acessar o porta-malas facilmente. Na verdade, ele nem abriu. Ele até chegou a pedir a ajuda da equipe de apoio, que tentou abrir o compartimento com a chave, também sem sucesso.

Inicialmente, desconfiou-se que o manobrista do evento havia deixado a chave dentro do carro, o que em tese impediria a tampa de abrir. Mais tarde, porém, a Chevrolet divulgou em nota o verdadeiro motivo: a alavanca do câmbio automático estava na posição “N” (neutra) – e, por segurança, o porta-malas não abre por fora quando este é o caso. Para liberar o acesso, é preciso deixar a alavanca na posição “P”.

Em todo caso, foi a deixa perfeita para que a Volkswagen provocasse a Chevrolet no Instagram – mencionando o sistema de abertura por sensor do Tiguan Allspace. O VW faz parte de um segmento superior, mas a Volks não podia perder a piada. E é bacana ver este tipo de publicidade, algo que é mais comum nos EUA e na Europa mas vem ficando cada vez mais raro por aqui.

Mas não acabou: a Chevrolet não deixou barato e postou no Facebook – mencionando nomes e tudo – uma “tréplica”, falando sobre como o porta-malas do Tracker é maior que o do T-Cross (de fato, são 393 litros do Chevrolet contra 373 litros do Volkswagen). E ainda citou o preço do Tracker, que parte de R$ 82.000, enquanto o T-Cross custa a partir de R$ 85.990.

Se a Volkswagen criou polêmica com o porta-malas fechado no lançamento do novo Tracker, imagina como vai ser quando…

Posted by Chevrolet on Thursday, March 19, 2020

Independentemente de qual dos lados você esteja, é sempre bom lembrar que neste tipo de ação de marketing quem ganha é o público – seja pela concorrência entre as marcas, seja pelo entretenimento. O que a gente queria mesmo era ver as outras fabricantes entrarem na briga. (Dalmo Hernandes) (edited)

 

GP de Mônaco de 2020 está cancelado e novo regulamento da F1 será adiado para 2022

O coronavírus segue trazendo más notícias também no mundo do automobilismo. Depois que até mesmo o príncipe Rainier confirmou ter sido infectado pelo coronavírus, o Grande Prêmio de Mônaco de 2020 foi cancelado, e não será realizado nem mesmo com o eventual retorno da F1 até a data de sua realização prevista. Esta não é a primeira vez que o mais tradicional dos Grandes Prêmios é cancelado, além das pausas devido às duas grandes guerras do século 20, o evento não foi realizado em 1953 nem em 1954 devido a questões financeiras locais.

Além do cancelamento do GP de Mônaco, os fabricantes e a FIA se reuniram para adiar a adoção do novo regulamento para 2022, visto que a temporada de 2020 será, praticamente, uma temporada perdida. O ano perdido — por que não? (Leo Contesini)

 

Novas paralisações nas fábricas brasileiras devido ao coronavírus

Depois de GM, Volkswagen e Mercedes-Benz, a Ford, a Toyota e a Volvo também anunciaram que irão suspender temporariamente a produção de automóveis no Brasil devido à pandemia do coronavírus. A fabricante americana anunciou que irá suspender todas as atividades em todas as suas unidades na América do Sul (três no Brasil e uma na Argentina) a partir da próxima semana.

Em sua nota oficial, a Ford afirmou que a decisão “tem como objetivo principal manter os funcionários em segurança e ajudar na limitação da propagação do vírus, além de ajustar os volumes de produção à redução na demanda dos consumidores gerada por essa situação sem precedentes”. No Brasil a produção será suspensa até 13 de abril, enquanto na Argentina a operação retorna em 6 de abril.

A Toyota anunciou nesta sexta-feira (20) que irá paralisar a produção nas duas unidades brasileiras a partir de terça-feira (24) até o próximo dia 6 de abril. Quanto à Volvo, que fabrica caminhões e ônibus em Curitiba/PR, a fábrica entrará em férias coletivas por quatro semanas a partir do dia 30 de março.

Honda, FCA e Renault ainda não se manifestaram a respeito de paralisações no Brasil. (Leo Contesini)

 

PRF prorroga prazo para recurso de multas e Denatran pode aumentar validade de CNH

A Polícia Rodoviária Federal prorrogou todos os prazos relacionados às infrações de trânsito no Brasil. Com a mudança, o prazo de 30 dias para recurso de multa, identificação do condutor, interposição de recurso e regularização de veículo retido foi ampliado para 90 dias. A medida, claro, tem relação com a prevenção da transmissão do coronavírus.

Além disso, o Ministério da Infraestrura, ao qual o Denatran é subordinado, estuda ampliar os prazos de vencimento da CNH, além de passes livres e medidas para auxiliar os caminhoneiros autônomos. Segundo o ministro Tarcísio de Freitas, o objetivo é evitar filas e concentração de pessoas nas unidades de atendimento. (Leo Contesini)

 

Mazda apresenta conceito com motor Wankel… no Gran Turismo Sport

Com o teor das notícias atualmente, a gente até meio que esquece dos assuntos sobre os quais falávamos antes. Lembra da suposta volta do motor rotativo Wankel da Mazda? Pois a fabricante japonesa acaba de apresentar um conceito movido por ele. Quer dizer, não é um carro de verdade, mas sim um conceito para Gran Turismo Sport.

O RX-Vision Gran Turismo Concept é baseado em um conceito apresentado pela Mazda em 2015, o RX Vision (sem Gran Turismo). Na época, falou-se muito que ele previa o suposto Mazda RX-9, sucessor do RX-8… mas isto nunca aconteceu. O que é uma pena, porque o carro era lindíssimo.

O conceito para Gran Turismo Sport faz parte da categoria Gr.3 do jogo, equivalente à FIA GT3 no mundo real. E ele tem um motor Wankel – que não teve detalhes como deslocamento, aspiração ou número de rotores divulgados. Apenas a potência: 570 cv. Ele poderá ser utilizado nos campeonatos oficiais online, e será disponilizado aos jogadores por meio de uma atualização no dia 25 de maio. (Dalmo Hernandes)

 

Audi R8 “Green Hell” é registrado – versão especial para Nürburgring a caminho?

O Audi R8 atual já tem cinco anos de existência e não deve durar muito mais tempo – no mês passado a Audi confirmou que seu sucessor talvez não se chame R8, mas definitivamente terá algum tipo de eletrificação. Ainda assim, a fabricante alemã registrou no último dia 10 de março um nome interessantíssimo: “R8 Green Hell”.

Os britânicos da Autocar, que encontraram o registro no Escritório de Propriedade Intelectial da União Europeia (EUIPO), levantaram a hipótese de que o nome pode ser utilizado em uma série especial de despedida para o Audi R8 atual, com acerto especial para Nürburgring (algo que não seria inédito na indústria, como o Lexus LFA Nürburgring Package nos lembra bem) – e talvez até um pouco mais de potência no motor V10 de 5,2 litros, que em sua configuração mais nervosa entrega 620 cv.

A publicação afirma que o registro foi feito apenas na Europa e pode simplesmente ser uma precaução tomada pela Audi para que ninguém utilize o nome Green Hell no futuro. Por outro lado, pode ser que a Audi esteja mesmo preparando uma despedida de gala para o R8. Com a situação global, fica difícil ver algum lançamento no horizonte. Mas não custa torcer. (Dalmo Hernandes)