Nos anos 1990 o mundo dos ralis foi dominado pelos modelos japoneses. Com seus motores turbinados e tração nas quatro rodas, Subaru Impreza WRX e Mitsubishi Lancer Evolution protagonizaram disputas ferozes no Campeonato Mundial de Rali, e seu desempenho no estágio garantiu um duradouro culto nas ruas. As fabricantes europeias já haviam dominado o WRC anos antes (o Lancia Delta, por exemplo, venceu seis títulos em sequência entre 1987 e 1992), mas seu tempo já havia passado. E houve também o Escort RS Cosworth, cuja versão de homologação para as ruas se tornou um ícone mesmo sem vencer nenhum título – o que é perfeitamente compreensível, considerando que ele tinha visual matador e desempenho idem.
Em meio a este cenário, um nome que andava meio esquecido nos ralis ensaiou um retorno: a Volkswagen. Em 1992 os alemães criaram o Golf Mk3 A59, que foi o primeiro Golf com turbo e tração 4x4 feito pela VW, e poderia ter escrito uma história diferente para os esportivos da marca. Mas...