Sempre gostei do Volskswagen Lupo – desde que vi uma miniatura à venda em uma loja de brinquedos, quase 20 anos atrás. Não sabia que ele era um carro vendido só na Europa, e muito menos que havia uma versão GTI com motor de 100 cv. Talvez eu gostasse do visual simpático dele, com seus faróis redondos e lanternas quadradas. E talvez seja por isso que, apesar de os VW não serem meus favoritos, também carrego um apreço especial pelo VW Up – que, afinal, é o sucessor espiritual do Lupo.
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Hoje em dia, a ideia de um foguetinho de bolso extremo – a maior concentração possível de potência e torque na menor embalagem que se conseguir – me atrai bastante. E, hoje, o que me fisgou foi este Volkswagen Lupo “cupê” com dois motores e quase 1.300 cv, capaz chegar aos 100 km/h em absurdos 2,2 segundos. É um daqueles carros que desafiam qualquer classificação, até porque tecnicamente ele nem pode mais ser considerado um Lupo. É um hot hatch? Um brinquedo de track day? Um carro de arrancada?
Observando os detalhes do carro, e levando em conta a própria natureza do projeto, nota-se que a última opção é a mais precisa. Estamos falando de um carro feito sobre uma estrutura tubular, usando como “bolha” a carroceria modificada de um VW Lupo, com um motor atrás e outro na frente, tração nas quatro rodas e enormes pneus Hoosier. Um carro que, além de ser mais rápido no 0-100 km/h que o Bugatti Chiron, o Lamborghini Aventador SVJ (e, bem, praticamente qualquer supercarro), também é capaz de cumprir o quarto-de-milha em 8,788 segundos a 273,46 km/h.
Run de 8.7 secunde! #lupobimoto
Posted by DOP Motorsport on Saturday, March 30, 2019
Os responsáveis pelo projeto são os romenos da DOP Motorsport. Sim, esta é mais uma loucura vinda diretamente do Leste Europeu — o que mais esperar deles?
Am fost ieri pe circuitul de viteza MotorPark Romania unde am facut cateva teste cu Lupo Bimoto, in video de mai jos avem unul dintre run-uri! ENJOY! #lupobimoto #dopmotorsport #dragracing
Posted by DOP Motorsport on Wednesday, April 24, 2019
Dissemos que o carro não é bem um Lupo, porque a DOP Motorsport construiu uma estrutura tubular toda feita sob medida, incluindo o assoalho, transformando a carroceria do hatch apenas no revestimento do chassi, sem função estrutural, como o método superleggera. Apesar disso, ele foi batizado como VW Lupo Bimoto e a maioria dos componentes mecânicos foram feitos pela Volkswagen.
A estrutura foi feita sob medida para acomodar a carroceria modificada – o teto foi rebaixado e o para-brisa ficou mais inclinado, dando ao carro uma silhueta de cupê e eliminando o espaço para os ocupantes traseiros. Não que seja necessário, afinal o único ocupante da traseira é um dos motores do carro, montado logo acima do eixo. O espaço é suficiente para o conjunto de motor e câmbio, mais um enorme radiador e o turbocompressor, além de todos os periféricos.
A mudança no perfil do carro exigiu que fossem fabricadas janelas de acrílico, feitas sob medida. O resultado lembra, em proporções (e com alguma imaginação), o conceito 500 Coupe Zagato, que a Fiat apresentou em 2011. Me pergunto por que as fabricantes não investem mais neste tipo de carroceria.
Os dois motores são quase gêmeos, deslocando os mesmos 1.984 cm³ e preparados com componentes internos forjados e ECUs programadas sob medida. As diferenças estão nos detalhes: atrás, é usado um turbo BorgWarner, enquanto o motor dianteiro tem um turbo Precision. Assim, os números de potência e torque são ligeiramente diferentes entre os dois motores: o dianteiro tem 611 cv e 61,2 kgfm de torque, enquanto o traseiro entrega 647 cv e 66,7 kgfm de torque. Cada um dos motores está ligado a sua própria transmissão DSG de seis marchas – em uma das imagens do interior, dá para ver as duas alavancas no console central.
Cada conjunto mecânico possui sua própria ECU, e os motores podem ser ligados separadamente – é possível conduzir o Lupo com tração apenas dianteira, apenas traseira, ou ambas combinadas. No painel de instrumentos (feito sob medida em fibra de vidro) há duas telas digitais, uma para cada motor, e duas chaves gerais. Com os dois motores em uso, as trocas de marcha são feitas ao mesmo tempo, através de aletas atrás do volante.
O restante interior do carro é dominado pela parte superior do chassi tubular, pelo banco concha para o motorista e pela parede corta-fogo feita de alumínio. Não há espaço para muito mais que isso.
A suspensão do carro é independente do tipo MacPherson nas quatro rodas, e os largos pneus slick da Hoosier, de medidas 26x10x15, exigiram a instalação de alargadores imensos nos para-lamas. Como o Lupo tem balanço mínimo na traseira, o para-choque precisou ser cortado para dar espaço para os pneus. Na traseira, aliás, é possível ver as ventoinhas dos radiadores encaixados em uma abertura no para-choque, que também é atravessado pelo cano de escape do motor traseiro. Na frente há um enorme intercooler, e as saídas de escape ficam na parte posterior do cofre.
O toque final foi a repintura – originalmente o Lupo era preto, mas a DOP Motorsport optou por dar a ele um tom de azul que lembra muito o Lapiz Blue do Golf R.
#lupobimoto #dragracing
Posted by DOP Motorsport on Thursday, March 28, 2019
O tempo de 8,7 segundos no quarto-de-milha rendeu ao Lupo Bimoto o título em sua categoria no Campeonato Nacional de Arrancada da Romênia, no final do mês de março, provando que nem todo projeto ousado é puro exibicionismo.