como voce deve ter lido hoje mais cedo o dalmo comentou sobre a coincidencia dos nomes sp1 e sp2 da nova ferrari monza e porque o post de hoje do nosso especial flatout em araxa trataria justamente de dois carros com o mesmo nome o sp1 e o sp2 da volkswagen uma dupla rara de se ver nas ruas mesmo individualmente mas que para nossa sorte estava reunida em araxa no segundo dia do evento logo pela manha topamos com um caminhao cegonha desembarcando alguns carros entre eles estava este sp2 que apesar de estar ao lado de um impecavel jaguar xk se destacava por sua cor exotica o raro violeta pop o violeta pop foi uma aposta da volkswagen em uma cor com apelo mais jovem em meados dos anos 1970 quando a frota brasileira chegou ao seu auge cromatico com carros de diversas cores pintando o panorama urbano vista pessoalmente sob o sol a cor acende e da uma vivacidade impressionante ao carro como comentamos eu e o juliano o violeta pop e guardadas as proporçoes o nosso plum crazy [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 201338 201339 201340 201341 ] a tonalidade foi oferecida somente em 1974 no catalogo do sp1 e sp2 tl passat l/ls e brasilia mas em 1975 ja deixou de ser oferecida e por isso que encontrar um sp2 violeta pop e algo digno de registro alem de ter uma produçao curtissima de apenas cinco anos e menos de 11 000 exemplares sua pintura nao foi das mais populares e foi oferecida por menos de 12 meses no mercado a autenticidade da cor pode ser conferida pelas plaquetas de identificaçao do veiculo na dianteira do carro proximo a trava do capo se voce esta se perguntando o que e esta mangueira ligada a valvula do estepe e o sistema que pressuriza o reservatorio do lavador do para brisa — a roda esta montada ao contrario o modelo exposto no brazil classics renault show foi recentemente restaurado por completo seu unico item nao original sao as rodas scorro um acessorio comum da epoca embora o sp2 fosse oferecido com rodas de liga leve opcionais os pneus alias sao os pirelli cinturato cn36 da nova linha collezione para carros classicos — lançado em 1968 este pneu introduziu o o uso de cinta de aço quando em 1968 foi homologado para o fiat dino [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 201343 201344 ] mais raro ainda porem e o sp1 como as ferrari monza de mesmo nome o sp1 e o sp2 brasileiros foram lançados juntos em 1972 diferenciados apenas pela motorizaçao o sp1 usava o mesmo boxer 1600 deitado da variant com quem compartilhava a plataforma eram 65 cv a 4 600 rpm um numero baixo para os 850 kg do sp1 por conta disso os clientes preferiam pagar pouco mais pelo sp2 equipado com uma versao de 1 700 cm³ do mesmo boxer com 75 cv o resultado foram apenas 88 unidades vendidas em 1972 e 1973 quando o sp1 deixou de ser produzido isso faz dele o modelo mais raro da volkswagen no brasil — superando ate mesmo o karmann ghia conversivel que teve somente 176 unidades por aqui para piorar muitos exemplares do sp1 foram modificados e/ou caracterizados como sp2 — afinal eram identicos por fora — o que os torna ainda mais raros foi por isso que quando eu e o juliano chegamos para fotografar o belo sp2 violeta pop na manha seguinte pensamos que o modelo ao lado era apenas mais um dos milhares sp2 pintados de branco — sua cor mais comum foi somente quando passamos para a traseira do carro que o logotipo vw sp1 gritou na nossa cara avisando que estavamos diante de um dos carros mais raros do evento o logotipo sp1 e a unica forma de identificar o modelo sem abri lo as diferenças alem do motor 1600 menos potente e do cambio com diferencial mais curto se limitam ao console entre os bancos luzes de leitura alça de apoio na coluna a no lado do motorista e amperimetro todos presentes no sp2 mas nao no sp1 para fazer o motor 1700 do sp2 a volkswagen aumentou o diametro dos cilindros adotando pistoes maiores e aumentou a taxa de compressao de 7 5 1 para 8 5 1 apesar das diferenças tecnicas os dois motores eram identicos externamente e e por isso que os sp1 caracterizados como sp2 sao tao dificeis de se identificar bastava comprar os instrumentos e acessorios faltantes e seu carro ficaria visualmente identico ao modelo mais desejado — na hora de vender inclusive e antes que voce mencione o crlv bem basta lembrar que ate hoje em plena era da informaçao os departamentos de transito ainda tem falhas de comunicaçao entre diferentes cidades e estados pior a plaqueta de identificaçao usava a mesma letra l para identificar o sp1 e o sp2 nem mesmo abrindo o motor e verificando sas dimensoes internas e suficiente para a comprovaçao dado que ele era identico ao da variant topar com um sp1 original portanto e uma situaçao mais improvavel do que encontrar uma ferrari f50 e uma f40 juntas — ja que mencionei a marca italiana no inicio desta conversa como o sp2 violeta pop este sp1 branco tambem foi recentemente restaurado com todos os itens originais — do motor 1600 as cintas do bagageiro traseiro tanto o sp1 quanto o sp2 eram equipados com bancos de couro de fabrica oferecidos em tres tonalidades — preto marrom ou caramelo — e com volante esportivo exclusivo do modelo sp2 console central e quatro instrumentos auxiliares sp1 tunel sem console central e com tres instrumentos auxiliares as alavancas ao lado do freio de estacionamento liberam a circulaçao de ar quente no interior do carro os dois tinham velocimetro e conta giros no quadro de instrumentos atras do volante mas so o sp2 tinha instrumentaçao completa na porçao central do painel marcador do nivel de combustivel amperimetro termometro do oleo e relogio este substituido por um manometro no modelo fotografado enquanto o sp1 tinha apenas o medidor de gasolina termometro do oleo e um relogio os dois modelos tambem estavam equipados com radios de epoca o sp1 com o classico motoradio 3 faixas e o sp2 com o famoso toca fitas roadstar king ja dotado de sistema auto reverse ambos os carros pertencem a coleçao automoveis no brasil que gentilmente permitiu que fizessemos estas fotos detalhadas a esta mesma coleçao pertence um outro modelo rarissimo que foi exibido como um dos destaques do evento porem pintado com uma cor ainda mais rara como ele sera tema do proximo capitulo do flatout em araxa nao vou dizer qual o carro mas se eu disser que e uma estrela alada acho que voces vao acertar enquanto isso fiquem com mais fotos do sp1 e do sp2 violeta pop incluindo este wallpaper abaixo totalmente cal look
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