FlatOut!
Image default
História Técnica

Wankel de volta! Os detalhes do novo motor rotativo Mazda

Semana passada recebemos a notícia de que a Mazda retomou a produção do seu famoso motor rotativo. É um retorno diferente, tentativo e um pouco esquisito, verdade: é agora o motor de um pequeno gerador que vai ampliar o alcance sem reabastecimento ou recarregamento do novo Mazda MX-30 R-EV, um pequeno hatch com portas traseiras suicidas e stance de SUV. O uso neste tipo de aplicação é totalmente diferente do que costumava ser nos antigos RX7 e RX8: é agora apenas um gerador de eletricidade. O que remonta às vantagens iniciais do motor Wankel, o motivo para que foi inventado: é um motor extremamente compacto e leve para a potência que fornece. Desta forma o novo rotativo é totalmente diferente do que veio antes. Todo carro de rua da Mazda propelido por rotativos, produzido em série, se descontarmos como exceção o Eunos Cosmo dos anos 1990 com 3 rotores (e o vencedor de Le Mans com 4), sempre teve dois rotores por exemplo. Este tem apenas um rotor. O tamanho deste rotor também é uma