ja faz algum tempo que a mazda vem falando sobre um possivel esportivo hibrido — na verdade sao os registros de patente que vem mostrando isso ha algum tempo dentre estes registros esta um esportivo que ao que tudo indica pode ser uma pequena revoluçao para os esportivos eletricos o resumo e o seguinte um carro hibrido com motor rotativo com uma fileira de bancos e com baterias removiveis localizadas atras do motorista lembra do rx9 e provavel que este seja ele o que torna o negocio tao interessante e o conceito como ele funciona o hibrido usa um motor wankel e outros tres motores eletricos — um deles de ima permanente baixa tensao acoplado diretamente ao eixo do wankel capaz de fornecer 34 cv/25 kw os outros dois de induçao ligados a cada uma das rodas dianteiras com 28 cv/17 kw cada [caption id= attachment_347308 align= aligncenter width= 999 ] o motor eletrico conectado ao wankel mostrado aqui no arranjo do hibrido mx30[/caption] a alimentaçao fica por conta de um pacote de quatro modulos de baterias de 48 volts — uma tensao baixa se comparada a dos demais hibridos e eletricos um porsche 918 spyder por exemplo usa baterias de 385 volts enquanto a ferrari sf90 usa um sistema de 350 volts e justamente esta a parte da virada de mesa no jogo dos hibridos baterias de 48 volts nao tem diferencial de potencial suficiente para atravessar o corpo humano — e preciso de ao menos 80 volts para necrosar as camadas mais externas da pele e entao atingir as camadas mais profundas do tecido epitelial [caption id= attachment_347296 align= aligncenter width= 1395 ] as baterias[/caption] ou seja se as baterias tem baixa tensao e por isso baixo risco a segurança do usuario elas podem ser manuseadas por ele isso significa que as baterias deste hipotetico futuro mazda rx9 poderao ser removidas do carro para recarga ou para substituiçao da mesma forma que voce mantem dois pares de pilhas recarregaveis para seu teclado ou mouse sem fio mas sendo um hibrido este certamente nao e o objetivo real desse sistema e sim permitir o alivio de peso enquanto se garante um nivel de emissoes bonito e agradavel para os orgaos reguladores claro o documento menciona que o procedimento de substituiçao das baterias sera feito apenas por tecnicos treinados mas isso nao tornaria o sistema mais conveniente que os atuais sistemas de recarga rapida — afinal seria preciso agendar o serviço e substituir as baterias ou entao a mazda teria de ter uma rede de substituiçao de baterias 24 horas com tecnicos disponiveis de imediato como os postos de combustivel com frentistas os modulos sao conectados em paralelo e depois em serie — duas baterias conectam se entre si por ligaçao paralela e depois os pares paralelos sao conectados em serie tudo controlado eletronicamente por interruptores de alta potencia capazes de varia a tensao nominal permitindo que o conjunto forneça tensoes de 48v a 96v acima o sistema ainda tem um conjunto de inversores e aparentemente amplificadores capazes de aumentar a tensao em ao menos tres estagios — o que significa que sera possivel atingir velocidades mais elevadas dos motores eletricos mesmo com baterias de baixa tensao dois dos quatro modulos contudo permanecem no carro — aparentemente o sistema precisa de metade das baterias no circuito permanentemente enquanto a outra metade pode ser substituida ou removida por mera questao de conveniencia sendo um conjunto hibrido que certamente recupera energia de frenagens e talvez ate mesmo do motor de combustao interna e provavel que a permanencia de 50% do pacote de baterias seja uma questao de segurança do proprio sistema pensando no peso das baterias o documento nao traz detalhes mas e possivel estimar algo em torno de 30 kg do conjunto completo — ou 15 kg da metade que pode ser removida pelo usuario — considerando que cada modulo tem 3 7 kwh outro ponto chave nesta possivel pequena revoluçao da mazda esta no comportamento do carro motores de ima permanente tem entrega de torque imediata e linear enquanto os motores de induçao tem torque variavel como a mazda combinou os dois tipos de motores neste conceito eletrico ele tem potencial para uma entrega de potencia mais imediata enquanto os motores dianteiros podem fornecer alguma forma de vetorizaçao de torque ou controle de traçao ou ainda uma saida de curva mais progressiva e controlada isso claro sem contar o ronco do motor wankel que pode ter ate tres rotores — uma vez que isso tambem pode ser interpretado no documento acima https //www youtube com/watch v=cbjymh1eode tres rotores como o lendario 20b rw do mazda rx 7 se o futuro for mesmo eletrico espero que ele seja como este projeto da mazda promete
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