FlatOut!
Image default
História

Quando a VW fez um motor boxer refrigerado a água de quatro e seis cilindros

Vamos imaginar por um momento uma realidade alternativa. Uma em que a VW, ao invés de ter comprado a Audi, continuou independente, e o sucessor de Heinz Nordhoff não apagou o passado e começou de novo com o clone alemão de Fiat 128 hatchback chamado Golf. Nordhoff, para quem não sabe, é o executivo que fez da VW uma potência mundial nos anos 1950 e início dos 1960, tão-somente usando o Fusca e derivados. Contratado no pós-guerra pelo Major Ivan Hirst, do exército inglês, para administrar a fábrica da VW, era um sobrevivente daquele conflito, que antes fora executivo da Opel. Tornou a VW grande apenas renegando qualquer frivolidade. Com uma política de apenas melhoria contínua e sem lançamentos novos de grande estardalhaço como era comum na América, Nordhoff tornou a VW do pós-guerra uma potência mundial. É o criador do mito da lógica, do “bom senso sobre rodas” que seria superior ao des