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Técnica

Wankel e baterias leves: como a Mazda pode revolucionar os esportivos híbridos

Já faz algum tempo que a Mazda vem falando sobre um possível esportivo híbrido — na verdade, são os registros de patente que vêm mostrando isso há algum tempo. Dentre estes registros, está um esportivo que, ao que tudo indica, pode ser uma pequena revolução para os esportivos elétricos. O resumo é o seguinte: um carro híbrido com motor rotativo, com “uma fileira de bancos”, e com baterias removíveis localizadas atrás do motorista. Lembra do RX9? É provável que este seja ele. O que torna o negócio tão interessante é o conceito, como ele funciona. O híbrido usa um motor Wankel e outros três motores elétricos — um deles, de ímã permanente (baixa tensão), acoplado diretamente ao eixo do Wankel, capaz de fornecer 34 cv/25 kW, os outros dois, de indução, ligados a cada uma das rodas dianteiras, com 28 cv/17 kW cada.