eu nao tinha la grande experiencia com carros na verdade pouquissima seria meu segundo carro estava muito insatisfeito com um a4 plataforma b5 ano 1995 que me deu uma bela dor de cabeça com a suspensao multi link que nao e muito eficiente em termos de durabilidade na superficie lunar de sao paulo alem disso o cambio era automatico ja deu pra perceber que era talvez um carro bem interessante mas na hora errada e em maos inexperientes [gt40 content search= subaru widget= 1 ] a esposa a epoca namorada sempre comentava do belo ronco dos wrx que vez ou outra ela via nas ruas conhecido por mim a grande distancia dos rallys que sinceramente nao acompanhava de perto e dos games e claro surgiu uma oportunidade de me desfazer do a4 que me deixava bem insatisfeito e adquirir um tal wrx 2005 wagon aparentemente em otimo estado uma historia fantastica foi selada no inicio de 2012 o carro de familia subaru e aquele carro que te ganha no test drive voce ja gosta do som caracteristico do motor admira o visual acha interessante a mistica e a aproximaçao ao desconhecido fica curioso quando abre o capo e repara naquele motor largo e baixo com um belo intercooler proximo a parede corta fogo uma wagon com bancos concha sao varias caracteristicas que voce admira sem nunca ter sequer chegado perto mas voce realmente decide ao ligar o carro e sair para um teste pratico o impreza wrx 2005 station wagon conhecido como blobeye sendo o 2005 o ultimo da sua especie e um carro com um aspecto muito familiar mas que entrega a esportividade na suspensao mais dura no scoop no capo e e claro nos 218cv originais com 0 9 bar de pressao na turbina td04 13t esse e o ultimo impreza sobrealimentado fora do territorio japones a receber um motor 2 0l o ej205 ainda sem o controle de abertura variavel de valvulas o avcs que ja equipa o ej207 da versao sti e passaria a equipar todos os impreza a partir do facelift de 2005 o famoso hawkeye o wrx 2005 vem equipado com cambio manual de 5 marchas obviamente 4x4 sem controle algum do diferencial traseiro o que e uma enorme vantagem da versao sti que sempre vale lembrar so passou a ser importada oficialmente para o brasil em 2007 o interior do carro e extremamente simples vidros e travas eletricos ar condicionado com controles analogicos um radio para 5 cds ou seja sem conforto algum o ponto alto do interior dessa station wagon fica realmente nos detalhes voltados a esportividade e principalmente a segurança ele conta originalmente com um volante 3 raios da momo 4 airbags sendo o do motorista passageiro e nos bancos dianteiros que sao belos bancos concha e ainda painel de controles com conta giros no centro ainda no quesito segurança ha reforço estrutural com barras laterais nas 4 portas e na frente do painel porta fogo cinto 3 pontas para todos os passageiros inclusive o central traseiro e ainda isofix para 2 cadeiras infantis no banco traseiro voltando se ao conforto que nao e muito o banco traseiro e bipartido e pode ser 100% rebatido porta objetos com descanso de braço entre os bancos dianteiros porta copos no console central banco do motorista com ajuste de inclinaçao alem dos ajuste de distancia usual e volante com ajuste apenas de altura e a partir daqui se quiser mais conforto tera que partir para outro modelo da marca como a forester legacy ou talvez uma outback um ultimo charme que e simplesmente fantastico em qualquer carro e a ausencia de molduras nos vidros das quatro portas um pequeno detalhe que agrada muito e rende algumas situaçoes bem engraçadas aos manobristas desavisados que tentam automaticamente puxar a porta pela moldura com o vidro abaixado e acabam dando muitos tapas no ar a intencional ausencia de conforto e totalmente compensada a partir do momento que voce ja com bancos e espelhos ajustados e cinto de segurança afivelado resolve dar a partida o belo conta giros central inicia o trabalho de monitoraçao dançando sincronizadamente ao ritmo do boxer rumble com passo ditado pelo coletor de escapamento com geometria desigual o famoso coletor unequal ao acelerar o carro e esticar a primeira marcha ate quase 50km/h segunda ate os quase 100km o carro me ganhou definitivamente voltei com ele com a eterna companheira nas aventuras automobilistas minha esposa curtindo demais ate hoje eu me lembro muito do cheiro do interior do carro muito caracteristico tudo muito bem conservado sem rangidos ou qualquer ruido apenas o boxer rumble como trilha sonora o carro nao tinha absolutamente nada para fazer em termos mecanicos apenas o para choque dianteiro que estava com algumas rachaduras ocultadas por um vinil branco que escondia a cor original o premium silver ou famoso prata [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189451 189452 ] estava com um setup 100% original com rodas pintadas de preto era um carro que poderia ser curtido por muito tempo sem qualquer investimento era abastecer usar fazer as manutençoes recomendadas pelo fabricante e curtir uma das poucas manutençoes preventivas mas significantes foi a troca do kit de embreagem alem disso troca de pastilhas um cenario que ao longo desse project car voces perceberao que era extremamente pacato e confortavel e foi assim por bastante tempo em quase dois anos com ele o unico upgrade foi uma manopla de cambio e lembrando disso eu dou belas gargalhadas porque o contraste com o que o carro se tornou e imenso e isso e uma das muitas coisas que eu admiro nesse mundo dos carros incluindo os subaru e claro voce pode ser extremamente feliz com um carro 100% original ou pode ser extremamente feliz com um carro nada original nesses quase 2 anos de originalidade eu simplesmente cumpri as rotinas de manutençao e estive muito feliz longas estradas de terra no sul de minas com um 4x4 com certeza e muito divertido porque te faz lembrar dos anos 90 e da epoca de ouro da subaru no wrc e depois de muita brincadeira voce leva o carro para a oficina e o mecanico fica muito triste em ter que lhe falar que a unica coisa necessaria e um belo banho entao basicamente isso resume os quase primeiros 2 anos com o carro muito uso manutençao 100% preventiva envolvendo apenas trocas de fluido e sucessivas visitas ao lava jato apos meses com o carro notei que o vinil branco estava muito sujo riscado e com demais marcas do tempo resolvi entao que iria mudar esse visual mas por prioridades nao poderia partir para pintura ou nada que demandasse muito gasto o primeiro passo foi saber se a pintura prata estava em bom estado ao tentar remover o vinil mesmo com soprador termico danificou gravemente o verniz da pintura pensando no custo parti para a aventura de envelopar o carro com outra cor usando um tom escuro de azul casando com partes pretas o trabalho foi intenso e digo que nao recomendo e jamais faria novamente mas o resultado nao foi dos piores inclusive lembro que foi tao cansativo que por algum tempo eu deixei o capo cinza simplesmente por me lembrar do trabalho ingrato em aplicar o vinil mas o incomodo superou a preguiça e terminei por envelopar o capo e finalizar o trabalho e assim ficou por muitos meses [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189508 189509 189510 189511 189512 189513 189514 189515 189516 189517 189518 189519 189520 189521 189522 189526 189523 189524 189525 189527 189528 189529 189530 189531 ] ok caro leitor voce esta lendo um project car e voce certamente esta começando a sentir se no marasmo com tanta originalidade devo confessar havia um plano o plano era montar um setup mais off road sem um lift agressivo inspirando se exatamente nos carros do wrc paralelamente a isso apos ja conhecer bastante do carro eu comecei a planejar uma alteraçao que muitos consideram que deveria vir ja de fabrica a versao sedan do wrx 2005 possui nos para lamas e o painel traseiro junto com as portas traseiras uma porçao alargada que cria um belo vinco sobre as rodas e aumenta bastante a esportividade do visual externo do carro infelizmente a subaru optou por dar um visual mais sobrio a versao wagon nao conformado decidi que isso deveria ser corrigido e que essa seria a primeira grande alteraçao no carro em uma epoca que o projeto nem estava ainda muito definido apos algumas pesquisas descobri alguns poucos proprietarios nos estados unidos que fizeram isso basicamente voce precisava para a dianteira do par de para lamas e parachoque do modelo sedan sendo que essas peças eram 100% plug and play ou seja bastava demonstar as originais e montar as do sedan na traseira a coisa se complicava mais era necessario o par de portas traseiras toda a porçao lateral de cada lado tampa de combustivel e por fim e opcionalmente o parachoque do sedan que no meu caso decidi usar o da versao wagon mesmo no final de 2013 consegui de um membro do clube subaru no rio de janeiro as portas traseiras e as laterais de um sedan 2002 doador e fui com minha esposa ate la com o wrx buscar agora falta apenas as partes dianteiras para começar a avaliar um bom local para fazer o trabalho [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189554 189555 189556 189557 ] a grande virada primeiros dias de 2014 um sabado ensolarado aproximadamente 8 horas da manha precisei imprevisivelmente fazer um trabalho em um cliente em sao paulo cidade que moro sou uma pessoa que viaja muito profissionalmente entao qualquer oportunidade para dirigir o carro deve ser aproveitada resolvi ir com o meu carro primeira marcha cheia engata a segunda e leva ate os 100km/h terceira marcha engatada quase pronto para a quarta uma curva bem fechada e uma infeliz ondulaçao no asfalto que ja nao tinha muita qualidade a ignorancia e falta de experiencia falaram mais alto o resultado so pode ser descrito em fotos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189540 189541 189542 189543 189544 189545 189546 189547 189548 189549 189550 189551 189552 189553 ] ninguem se arranhou um enorme peso saiu das minhas costas o dano material pode ser reparado por muitas semanas pensei em vender o carro naquele estado ou desmonta lo e vende lo em partes no mesmo dia do acidente com o carro ja na garagem minha esposa olhou pra mim sorrindo e disse nao ta dificil da pra arrumar esse apoio e somando ao fato de que naquele estado pos acidente o motor ainda ligava sem problemas como sempre ligou passou a me motivar decidi que era uma oportunidade nao so de reviver um otimo carro como tambem aprender algo com isso [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 189532 189533 189534 189535 189536 189537 189538 189539 ] o track car eu precisava primeiro fazer o carro voltar a ser o que era e ai sim querer mais mas porque nao planejar ha tempos eu ficava acompanhado em foruns e no clube subaru a galera indo para os track days comentando compartilhando fotos e videos nao eram muitos ainda mas ja havia uma quantidade consideravel de eventos isso começou a chamar a minha atençao decidi que o acidente era uma grande oportunidade de mudar minha postura no transito e os track days tinha a reposta para isso e para o projeto que eu estava tentando idealizar resolvi entao que a partir daquele momento toda a reconstruçao do wrx e qualquer escolha a partir dali tinha um unico objetivo montar um carro para track days e voce ja deve ter entendido o porque do nome do projeto como citei anteriormente a versao wagon nao conta com os para lamas alargados do sedan entao porque nao montar um trackcar wide com belas rodas taludas nasceu ai a ideia do projeto widewagon o primeiro passo foi terminar de adquirir as peças dianteiras da widewagon para termos os para lamas alargados e ja ir adquirindo tudo que era necessario para reconstruir o carro que se resumia a partes visuais externas nenhuma parte mecanica foi danificada sequer o condensador do ar condicionado foi trocado comentei la atras que o carro era envelopado de branco depois recebeu um mix de azul e preto mas agora o carro seria reconstruido o que e justificativa o suficiente para aproveitar a oportunidade e fazer uma pintura completa a primeira cor que vem a mente de qualquer subarista ou entusiasta da marca e o definitivo blue mica ou world rally blue a cor carimbada da marca e assim foi comigo essa cor ficou na minha cabeça durante muitos meses por muito tempo pensei tambem em pintar na cor original o premium silver eis que um certo dia na regiao de moema me deparei com uma bela rs6 provavelmente de ano 2014 com uma espetacular coloraçao cinza fosco a qual imediatamente pensei ser envelopada apesar de improvavel que uma rs6 recebesse tal tratamento na cara de pau encostei o carro e fui na loja questionar e felizmente fui muito bem recebido era efetivamente uma cor opcional da audi fornecida pela glassurit de nome daytona gray matte ou cinza daytona fosco recebendo inclusive a dica do codigo da cor apos muito pensar conclui que eu queria algo diferente nao original entao a opçao do daytona gray matte era com certeza a que mais me agradava bom no proximo post voces iremos falar sobre a decisao na compra das peças afinal de contas alem de estarmos reconstruindo um icone iriamos tambem transforma lo em um track car a widewagon por deivid de foggi project cars #492
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