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História

Willys Capeta e o nascimento do GT brasileiro

Responda rápido: qual foi o primeiro motor a gasolina produzido no Brasil? A resposta, claro, é um Willys: o infame BF161, o seis em linha inicialmente de 2600 cm³, válvulas de admissão no cabeçote e escape laterais (cabeçote “em F”) e então 90 cv brutos SAE. Foi usado nos primeiros Jeep nacionais, em 1958, e fundidos em Taubaté, em uma planta onde até bem pouco tempo atrás ainda operava uma fábrica de motores da Ford. O fim da produção da Ford no Brasil foi triste por uma miríade de motivos. Mas particularmente me deixou triste pelo fim definitivo de um ciclo que se iniciou nos anos 1950, tomou força renovada nos anos 1990, mas hoje infelizmente parece a caminho do fim. O tempo em que o Brasil sonhou ser um produtor de automóveis. Se hoje parece difícil evoluir nesta importante faceta da economia, imagine nos anos 1950. Éramos um país agrário, sem conhecimento ou tradição tecnológica, isolados e sozinhos numa distante América do Sul. Mas tornar-nos um país industrial e