o nome tem peso willys interlagos foi o primeiro carro esportivo a ser produzido no brasil fabricado entre 1961 e 1966 pela willys overland do brasil que mantinha estreitas relaçoes com a renault na frança o interlagos era uma versao licenciada do alpine a108 — esportivo que usava motor 1 0 de 70 cv da renault e era uma versao mais mansa do classico a110 o interlagos viveu pouco mas intensamente depois que foi adotado pela equipe de fabrica como modelo de competiçoes o pequeno esportivo marcou epoca no automobilismo brasileiro nas maos de pilotos do calibre de luiz pereira bueno ou bird clemente os que viveram essa epoca fazem questao de contar sobre as berlinetas fazendo as curvas de interlagos de lado em belissimas derrapagens controladas toque de mestre agora quase 50 anos depois do fim do willys interlagos ele pode estar perto de voltar a ser produzido so que na italia e nao estamos chamando nenhum alpine a108 por seu nome brasileiro os italianos realmente decidiram usar o willys como inspiraçao da so uma olhada no logotipo no bico do carro e nao e so isso o nome willys foi usado sem cerimonias no material de divulgaçao como voce vera mais adiante os responsaveis pelo projeto sao os especialistas em classicos da maggiora e carrozzeria vitti eles divulgaram as primeiras renderizaçoes do modelo nesta semana no salao de bolonha na italia junto com algumas especificaçoes do modelo que foi batizado como aw380 berlineta ele tera apenas 110 unidades produzidas e usara um motor boxer de seis cilindros turbo de 620 cv e 3 8 litros — o que nos leva a crer que o modelo sera baseado no porsche cayman ou no 911 a carroceria sera de fibra de carbono para manter o carro nos 1 350 kg e com essa relaçao peso / potencia espera se que ele chegue aos 100 km/h na casa dos tres segundos e a maxima de 330 km/h sim sabemos exatamente o que voce esta pensando a italia tem uma historia incrivel de esportivos e berlinetas e gra turismos e afins por que raios os italianos decidiram produzir um esportivo brasileiro de origem francesa fabricado por americanos para acrescentar mais ingredientes a essa salada global [gallery columns= 5 link= file ids= 30720 30716 30712 30714 30718 ] nos temos um palpite para isso a marca alpine criadora do a108 e do a110 originais atualmente pertence a renault se voce puxar pela memoria certamente lembrara que a fabricante francesa esta preparando um revival do carro para as pistas interlagos embora seja um nome comum e marca registrada da fiat nao nos pergunte por que assim o nome willys talvez seja uma alternativa para ligar o modelo moderno diretamente ao classico que o inspirou sem arrumar problemas com advogados mas tudo isso e apenas uma suposiçao nossa independente das razoes estamos prestes a ver um classico nacional ressurgir na italia um pais onde o modelo original nunca foi vendido diante disso e impossivel nao lembrar no projeto de longa data idealizado pelo designer brasileiro joao paulo melo que teve passagens pela fiat e atualmente trabalha na marcopolo em 2006 joao paulo criou uma releitura para o classico brasileiro como projeto de graduaçao na faculdade em parceria com o colega felipe guimaraes coelho a dupla de designers seguiu a ideia original de jean redele o criador do renault alpine de oferecer ao publico um esportivo acessivel por isso o modelo foi idealizado para receber conjunto mecanico renault fabricado no brasil a ideia original era usar um motor transversal de dois litros e 142 cv em posiçao central traseira com a repercussao gerada pela possibilidade de termos um esportivo como o interlagos de volta os designers decidiram elaborar um levantamento de viabilidade tecnica para produçao de um carro como este o estudo resultou em um novo conceito em 2008 acima e em tentativas significativas de transforma lo em realidade mas o projeto acabou nao saindo do papel devido a crise mundial daquele ano e tambem ao desentendimento entre investidores diante das dificuldades de produzir um carro no brasil joao paulo — agora levando o projeto por conta propria — decidiu que seria mais facil tirar o carro do papel se ele fosse lançado como um carro de corridas algo semelhante ao que os responsaveis pela volta da puma estao tentando fazer voce pode ver mais detalhes do projeto no site oficial do designer com componentes nacionais motores de baixa cilindrada e faceis de reparar o novo projeto teve seu briefing reformulado para se desvincular tanto do projeto de 2006 quanto ao carro original da willys a ideia de joao agora e buscar patrocinio para criar uma categoria monomarca disputada por esse prototipo inspirado no interlagos original essa nova fase do projeto ja atraiu o interesse de possiveis investidores mas ate agora o designer — que falou com o flatout nesta sexta feira ainda nao sabe quando todas as promessas se tornarao realidade [gallery columns= 4 link= file ids= 30739 30738 30737 30736 ] enquanto isso o willys aw380 berlineta italiano ja teve sua primeira unidade vendida a um milionario russo por cerca de r$ 1 milhao o que mostra que a ideia que joao paulo e seu colega tiveram em 2006 e boa de verdade nao achamos de forma alguma que os italianos se inspiraram no trabalho de joao mas a situaçao e emblematica e mostra como a falta de incentivos excesso de burocracia custos elevados e uma economia instavel inviabilizam as boas ideias dos talentos brasileiros
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