A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Wire wheels: as rodas de cubo rápido de antigamente eram muito mais legais

A evolução da engenharia automotiva é realmente fascinante, mesmo para quem não gosta de carro. Nós gostamos, óbvio, e por isso, de vez em quanto gostamos de contar algumas histórias sobre como o automóvel mudou através das décadas. As rodas, por exemplo. Os primeiros carros do século XX usavam rodas de madeira, como as das charretes, ou então rodas de ferro emprestadas das máquinas de guerra, como canhões metralhadoras. Pouco antes, é 1886, o primeiro carro do planeta – o Benz Patent-Motorwagen de 1886, invenção de Karl Benz – usava rodas finas com raios de aço, parecidas com rodas de bicicleta, e pneus de borracha sólida, tudo projetado por Benz. Em meados de 2015, contamos a história de como os carros começaram a usar as rodas que vemos hoje, primeiro de aço estampado, e depois de liga leve (geralmente, alumínio e magnésio). Houve, contudo, uma parte desta história que ficou de fora: a das rodas raiadas de cubo rápido, que os carros de luxo, esportivos e de competi

Matérias relacionadas

A estranha história da concessionária Lada “abandonada” na França

Dalmo Hernandes

Pilotar um Camaro 1969 de corrida é a melhor forma de se recuperar de um grave acidente

Juliano Barata

Tommykaira, a preparadora Nissan que virou fabricante de esportivos

Dalmo Hernandes