A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Projetos Gringos

Wörthersee Treffen 2015: confira o que está rolando no maior encontro de VW do planeta

2015-Worthersee-Day-5-Audi-480

Foto: Fourtitude.com

A edição de 2015 do Wörthersee Treffen, o maior encontro de fãs e proprietários de Volkswagen do planeta, começou oficialmente ontem, dia 13 de maio. A verdade, porém, é que o pequeno vilarejo de Velden, na Áustria, começa a receber visitantes a bordo de seus Volks logo no primeiro dia de maio. O lugar se torna um verdadeiro santuário de volksmaníacos por duas semanas, com carros modificados estacionados em todas as ruas enquanto seus donos passam o tempo em hotéis, restaurantes, postos de gasolina e, claro, estacionamentos.

Obviamente a verdadeira festa começou mesmo ontem, à margem do lago Wörthersee, e continua até sábado (16). De qualquer forma, já no primeiro dia o pessoal do Stance Nation cravou: o evento está muito maior do que no ano passado, a diversidade de modelos continua, bem como a variedade de atrações — além dos carros dos participantes, claro, que a cada dia parecem aumentar o nível de seus projetos.

É só dar uma olhada na pintura e no fit and finish de alguns dos carros neste post. Também parce que o número de carros de outras marcas que acabam se infiltrando também é maior. E é até bacana, por exemplo, ver um Ford Focus RS logo atrás de um Golf Mk1.

worthersee-encontro (6)

Não é difícil chegar — na verdade nesta época do ano parece que todas as estradas da região levam a Wörthersee, com um VW modificado servindo como guia. E, com as boas estradas da Europa, suspensão a ar e protetor de cárter lambendo o chão não são problemas graves. O importante é comparecer e, acredite, há entusiastas que passam o ano todo planejando a viagem para a Áustria. E mais: depois que tudo acaba eles já fazem a viagem de volta para casa pensando nos preparativos do ano seguinte.

[vimeo id=”127537639″ width=”620″ height=”350″]

Para se ter uma ideia da importância do evento não só para a comunidade VW, mas para a própria economia do vilarejo, veja as fotos abaixo: esta multidão de VW foi fotografada entre os dias 1 e 2 de maio, quase duas semanas antes do início do Wörthersee Treffen 2015, e foram tiradas pelos caras do Eurodub.com.

Worthersee 2015 - 1st May

Worthersee 2015 - 2nd May

Worthersee 2015 - 1st May

Há lava-jatos, concursos em que os carros mais bonitos são escolhidos pelo público e por juízes especializados. Versões especiais chamam a atenção — como o raro Golf Rallye Mk2, feito para homologação do VW no WRC.

[vimeo id=”127594735″ width=”620″ height=”350″]

Mas os carros comuns também se tornam únicos graças à personalização que, apesar de seguir tendências (atualmente as clássicas rodas BBS raiadas parecem ter dado espaço a outros modelos), permitem que cada proprietário se expresse à sua maneira. Há até algumas visões familiares a nós brasileiros, como o VW Quantum acima e o Passat abaixo.

Worthersee 2015 - 2nd May

Worthersee 2015 - 1st May

As fotos abaixo, por sua vez, foram feitas ontem, no primeiro dia do evento — e a cada minuto, centenas de outras fotos são publicadas na Internet pelos entusiastas e publicações que compareceram ao Wörthersee neste ano.

worthersee-encontro (25)

worthersee-encontro (27)

Agora, já faz alguns anos que a Volkswagen percebeu que o Wörthersee é um ótimo palco para que a companhia mostre interação com seu público. Assim a própria VW — e outras marcas do grupo como Audi e Skoda — marcou presença com carros conceito feitos exclusivamente para o festival.

O Audi TT Clubsport é um deles. Equipado com um cinco-cilindros de 2,5 litros e sistema biturbo com uma turbina elétrica, o esportivo produz 600 cv,  capazes de levá-lo aos 100 km/h na casa dos três segundos.

conceitos-worthersee (12) conceitos-worthersee (8) conceitos-worthersee (9) conceitos-worthersee (10) conceitos-worthersee (11)

A Volkswagen, como já dissemos, levou um Golf GTI modificado por um grupo de 13 jovens aprendizes, que personalizaram um Golf GTI com esquema de pintura em dois tons, modificações nas rodas, suspensão, motor e sistema de som. O carro ainda não foi revelado ao público, ao contrário dos outros dois Golf levados pela marca alemã.

590886732315311775-970x0

O Golf GTI Clubsport, por sua vez, é uma prévia de uma edição especial do modelo que será lançada ano que vem, no aniversário de 40 anos do Golf GTI. Além do body kit mais agressivo (com direito a aerofólio na traseira), novas rodas e itens estéticos especiais, o Clubsport recebeu uma recalibragem no motor 2.0 TSI, cuja potência subiu de 230 para 235 cv.

conceitos-worthersee (6) conceitos-worthersee (7)

O último conceito, porém, é ainda mais radical: o Golf GTE Sport Concept, um conceito com com propulsão híbrida capaz de entregar nada menos que 415 cv. O motor a combustão é um TSI de 1,6 litros vindo diretamente do VW Polo usado pela equipe da fábrica no WRC e entrega 300 cv, enquanto dois motores elétricos (um deles, instalado próximo à transmissão de seis marchas com dupla embreagem e o outro atrás, movendo as rodas traseiras) fornecem mais 115 cv. O torque também impressiona: juntos, os motores a gasolina e os elétricos produzem 68,3 mkgf.

conceitos-worthersee (4)conceitos-worthersee (3) conceitos-worthersee (2)

 

conceitos-worthersee (5) conceitos-worthersee (1)

É o suficiente para que o GTE Sport Concept acelere até os 100 km/h em 4,2 segundos, com máxima de 268 km/h. O mais impressionante, porém, é o consumo de combustível: 50 km/l em ciclo misto (cidade e estrada).

A Skoda — a marca tcheca que se torna cada vez mais interessante a ponto de lamentarmos que ela seja exclusiva para a Europa — apostou nos ralis e na diversão ao volante com seus conceitos no Wörthersee. O primeiro deles é o Fabia R5 Combi, versão perua do carro de rali da equipe de fábrica no WRC — completo com motor 1.6 turbo de 300 cv, rodas de 18 polegadas, suspensão preparada, interior espartano e gaiola de proteção.

conceitos-worthersee (9)

conceitos-worthersee (3)

O outro, o Skoda FUNstar, é uma versão picape do Fabia, e não é um conceito muito diferente do que conhecemos por aqui com a VW Saveiro. Resultado de um programa de aprendizes semelhante ao da Volkswagen, o FUNstar traz carroceria cinza com detalhes em cores vibrantes e a proposta de ser um veículo de lazer.

conceitos-worthersee (1)conceitos-worthersee (10)conceitos-worthersee (14)conceitos-worthersee (13)

 

Matérias relacionadas

Wörthersee Treffen: o que rolou na edição 2016 do maior encontro de Volkswagen do planeta

Dalmo Hernandes

Bolwell Nagari: o esportivo australiano inspirado pelos Lotus | Lasanhas sem Fronteiras

Dalmo Hernandes

Este casal está dando uma volta ao mundo em um Ford Modelo T de mais de 100 anos de idade

Dalmo Hernandes