Mais um ano, mais uma edição do Wörthersee Treffen. Em 2016, a maior festa temática feita por fãs e para fãs da Volkswagen (e, por extensão, das outras marcas do grupo), começou na última quarta-feira (4) e termina hoje (7). Nestes quatro dias, mais de 100.000 entusiastas fizeram uma verdadeira peregrinação até as margens do lago Wörthersee, na Áustria e puderam ver, além de centenas de carros modificados, alguns conceitos feitos pelas próprias fabricantes, que já adotaram o evento como parte de seu calendário oficial.
Você pode até não curtir a cena stanced, mas uma coisa é certa: cada um dos carros mostra que seu dono não mediu esforços para deixá-lo com a sua cara, e a criatividade dos caras nos projetos está cada vez maior — assim como a diversidade de modelos modificados.
Há alguns anos, a esmagadora maioria dos projetos era baseada em alguma geração do Volkswagen Golf — hoje, vê-se uma variedade muito maior. E alguns podem até te inspirar, caso você tenha uma mente mais aberta. Olha este Polo MK2, por exemplo: não lembra um Gol BX brasileiro, com motor arrefecido a ar?
Se você não prestar atenção, seus olhos podem até te enganar. E a gente não duvida que os faróis sejam exatamente os mesmos usados por aqui
Mas o Wörthersee Treffen é muito mais do que isto. Como já falamos a respeito das edições passadas, o evento é exclusivo para a VW e outras marcas do grupo, mas sempre acaba recebendo alguns infiltrados de outras fabricantes. Eles não são hostilizados nem nada do tipo, e acabam até contribuindo para dar uma variada na paisagem.
Tem até um clássico japonês escondido ali. Já achou?
Como de costume, a própria Volks aproveita o evento para mostrar conceitos exclusivos e lançamentos. O Golf GTI Clubsport S, por exemplo, fez sua primeira aparição pública oficial no Wörthersee Treffen, depois de quebrar o recorde de tração dianteira no Nürburgring Nordschleife ao cumprir uma volta no circuito em 7:49,21.
Como já é costume, a marca também levou dois conceitos feitos por trainees, um conjunto de 12 futuros funcionários, todos com idade entre 20 e 26 anos. Os jovens pegaram um Golf GTI e, para comemorar o aniversário de 40 anos do hot hatch, o transformaram no Golf GTI Heartbeat.
Além da criativa decoração externa, o carro recebeu modificações mecânicas e, agora, seu motor entrega nada menos que 400 cv — quase o dobro dos 220 cv originais do motor 2.0 TSI. Além disso, o carro tem os bancos concha do GTI Clubsport e, no lugar do banco traseiro, uma gaiola de proteção e um sistema de som de 1.360 watts com sete alto-falantes. As rodas são BBS de 20 polegadas.
O outro conceito feito pelos trainees é o Golf R Variant Performance 35, feito para celebrar os 35 anos do Wörthersee Treffen. Seguindo a mesma linha do GTI Heartbeat, o carro ganhou preparação mecânica para chegar aos 348 cv e um sistema de som de 2.500 watts com 12 alto-falantes.
Agora, para ver tudo isto, é preciso chegar lá. E, como sempre, centenas de fãs organizaram verdadeiras caravanas para chegar a Reifnitz, a cidade austríaca onde fica o lago Wörthersee. Para estes caras, a preparação para o evento começa no dia seguinte ao fim da edição anterior, e o evento em si começa na semana anterior, quando se pega a estrada — afinal, a road trip é boa parte da diversão.
Vamos bater na mesma tecla: mesmo que você não curta carros baixos assim, dá gosto de ver um asfalto lisinho onde se pode andar com eles, diz aí?
Uma vez lá, o clima é bem amigável. Vê-se carros estacionados na grama e rodas de amigos com caixas de cerveja e cestas de piquenique, sentados em cadeiras dobráveis ao lado de seus possantes. Muitas vezes, os carros ficam sozinhos enquanto seus donos vão conferir os projetos dos outros — na maioria das vezes, com muito respeito. E isto é o que importa.
No mais, é um espetáculo visual que se repete todos os anos. Vamos às fotos? São quase 70 — todas tiradas pelo pessoal do Eurodubs.com, site holandês que realiza uma cobertura fotográfica de responsa do evento todos os anos. Se é sua praia, aprecie!