ha bastante tempo fizemos aqui no flatout uma lista em duas partes 1 e 2 com carros diferentes que tinham o mesmo nom como o ford maverick que nos eua e brasil era um cupe de traçao traseira e na europa era um suv da nissan rebatizado e com os emblemas da ford ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] hoje vamos resgatar este tema mas com um twist inospito vamos falar sobre carros que dividem o nome mas sao de fabricantes e muitas vezes epocas e segmentos diferentes alguns exemplos sao bem conhecidos mas outros acabaram meio que caindo no esquecimento por varias razoes continental o primeiro nome da lista e um dos mais notaveis continental uma palavra que exala luxo so de ler mas bentley continental ou lincoln continental [caption id= attachment_255785 align= aligncenter width= 1024 ] lincoln continental 1940[/caption] o senso comum diz que o lincoln veio primeiro ele foi lançado em 1939 e de la para ca teve dez geraçoes o lincoln continental foi introduzido depois que edsel ford encomendou um carro para uso pessoal a lincoln inspirados pelo filho do chefe os projetistas da lincoln imaginaram um carro de luxo com elementos europeus como o estepe montado na tampa do porta malas que acabou ficando conhecido como pneu continental continental tire em ingles uma teoria alias diz que o proprio nome continental entrega a influencia europeia no design do carro no caso em referencia a porçao continental da europa o mesmo senso comum afirma que o bentley continental veio depois e de fato a fabricante britanica começou a vender seu continental em 1952 13 anos depois do lincoln o continental da bentley era uma versao especial de seu r type era um carro com pegada mais esportiva e o titulo de automovel de quatro lugares mais veloz do planeta graças ao seu motor seis em linha de 130 cv que o levava ate os 190 km/h ele usava uma carroceria mais leve e tanto seu desenvolvimento quanto sua fabricaçao eram supervisionados pela rolls royce que naquela epoca era dona da bentley acontece que plot twist a rolls royce ja havia utilizado o nome continental antes desde 1934 quando o rolls royce phanton tinha uma serie especial chamada continental o rolls royce continental tinha cambio mais longo mais adequado para atingir velocidades maiores nas autoestradas da europa continental que nao existiam no reino unido ironicamente a ultima geraçao do lincoln continental lançada em 2017 foi muito comparada em estilo aos bentley a intençao da lincoln era afastar o novo continental do modelo de nona geraçao que no fundo era pouco mais que um ford taurus com acabamento mais luxuoso [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 255786 255787 ] sierra para os entusiastas o nome ford sierra remete imediatamente ao carro europeu de traçao traseira ou integral que fez sucesso nas provas de turismo e um pouco menos de sucesso nos ralis sua versao rs cosworth e nada menos que mitica e originou o tambem mitico escort rs cosworth o ford sierra foi lançado em 1982 e apesar do inicio das vendas ter sido prejudicado pelo visual controverso seu bom desempenho no automobilismo e as consecutivas reestilizaçoes o ajudaram a ficar em produçao ate 1993 quando se trata da gmc sierra porem estamos falando da versao da gmc para a chevrolet c/k de quarta geraçao lançada em 1988 as tres primeiras geraçoes se chamavam gmc c/k quando a chevrolet silverado foi lançada nos eua em 1999 sua equivalente da gmc manteve o nome sierra vale mencionar que o nome sierra ja era usado pela gmc no caso desde a decada de 1970 quando as versoes mais caras e melhor equipadas do gmc suburban recebiam o sobrenome sierra suburban falando em suburban o suv da chevrolet tambem divide seu nome com outro carro o gm veio primeiro en 1935 a chevrolet começou a fabricar o carryall suburban furgao com chassi de picape que como o nome dizia deveria carregar tudo carry all em ingles uma familia de quatro pessoas e toda a sua bagagem sem aperto o conceito permaneceu praticamente inalterado de la para ca com exceçao de que o chevrolet suburban atual tem espaço para sete pessoas e toda a sua bagagem e tambem oferece muitos itens de conforto e conveniencia enquanto o primeiro suburban tinha a proposta de ser basico e barato o plymouth suburban lançado em 1949 nao era tao diferente ele tambem oferecia bastante espaço interno para uma familia e toda sua tralha mas era uma perua feita sobre um chassi de carro e nao sobre uma picape mais do que isto foi o primeiro plymouth deste tipo a ter a carroceria feita toda em metal antes dele a fabricante so tinha opçoes com madeira na carroceria as conhecidas woodies gto este e possivelmente o caso mais famoso da lista ao menos tres carros diferentes e iconicos tem o mesmo nome gto e o significado tambem e o mesmo gran turismo omologato um carro de competiçao homologado e modificado para rodar nas ruas o primeiro carro a usar este nome foi a ferrari 250 gto que teve pouco mais de 30 unidades produzidas entre 1962 e 1964 ela era de fato um carro de competiçao que podia rodar nas ruas tinha carroceria de aluminio interior aliviado e um v12 de tres litros debaixo do capo o pontiac gto foi lançado coincidentemente em 1964 graças a visao e a insistencia de john delorean que muito antes do escandalo do dmc 12 era engenheiro na pontiac ele conseguiu convencer a cupula da fabricante que colocar o maior motor da linha em seu menor carro nao era uma ideia absurda e nao era mesmo era genial delorean assumia inspiraçao para o nome gto era a ferrari 250 gto ele gostava da ideia de associar o carro as corridas de turismo na europa mesmo que na pratica o muscle car tenha se tornado um mito nas arrancadas e gm nao teve problemas com a ferrari ao registrar o nome simplesmente porque gto e uma marca registrada da fia e nao da ferrari [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 255795 255796 ] em 1990 a mitsubishi lançou seu gto o nome que o lendario 3000gt tinha no japao e so nao foi utilizado na europa e nos eua porque a consultoria da fabricante achou que os clientes mais detalhistas fossem implicar com o nome gto tao bem representado pela ferrari e pela pontiac em um carro japones que falta de auto estima nao e mais o nome gto ja havia sido usado pela mitsubishi em 1970 quando a marca lançou uma versao do galant que ha 50 anos era um cupe compacto de traçao traseira chamada galant gto e a inspiraçao assumida tambem foi na ferrari 250 gto lancer o mitsubishi lancer e um carro absolutamente lendario graças a sua historia no wrc o especial de homologaçao lancer evolution teve dez geraçoes fabricadas entre 1992 e 2016 e deu origem a uma rica cena de tuning e preparaçao mas o nome mitsubishi lancer foi usado pela primeira vez la em 1973 e ele nasceu como um mero intermediario entre a linha de kei cars da mitsubishi e o galant [caption id= attachment_229087 align= aligncenter width= 1024 ] o primeiro lancer[/caption] o nome lancer porem nao foi exclusividade da mitsubishi que sequer foi a primeira a utiliza lo ja em 1955 a dodge colocou o sobrenome lancer nas versoes cupe de seus modelos coronet e royal pratica que foi mantida ate 1959 o primeiro carro chamado batizado apenas dodge lancer veio pouco depois em 1961 uma versao rebatizada do plymouth valiant com acabamento mais sofisticado e preço mais alto nao durou muito tempo no fim de 1962 o dodge lancer passou a se chamar dodge dart mas nao foi a ultima vez que existiu um dodge lancer em 1985 o nome foi trazido de volta para uma versao rebatizada do chrysler lebaron gts um hatchback de quatro portas com traçao dianteira que ate teve uma versao da shelby com motor turbo de 175 cv e barras estabilizadoras mais grossas mas definitivamente nao e lembrado como o lancer da mitsubishi sebring entre os exemplos mais obscuros desta lista esta a dupla de sebring um maserati e o outro da chrysler o primeiro foi um cupe lançado em 1962 feito especificamente para o mercado norte americano sobre a base do maserati 3500gt o conjunto mecanico era exatamente o mesmo composto por um seis em linha de 3 5 litros e 235 cv mais um cambio manual de cinco marchas um borgwarner automatico de tres marchas era opcional a carroceria porem era completamente diferente com um design mais americanizado feito sob medida pela carrozzeria vignale seu nome era inspirado na dobradinha da maserati nas 12 horas de sebring de 1957 com juan manuel fangio e stirling moss nas duas primeiras posiçoes foram feitas 593 unidades todas de forma artesanal entre 1962 e 1969 o chrysler sebring tambem foi batizado em referencia as 12 horas de sebring mas nao em homenagem a uma corrida em especifico e sim ao circuito na florida mas diferentemente do que acontece com o maserati o nome chrysler sebring nao se refere a um unico carro diferentes modelos usaram este nome entre 1995 e 2010 entre cupes sedas e conversiveis o primeiro deles alias era uma versao de duas portas cupe ou conversivel do carro que conhecemos no brasil como chrysler stratus 500 esta e uma exceçao por conta da grafia distinta fiat 500 e ford five hundred assim mesmo por extenso o primeiro e sem duvida o carro mais conhecido trata se do popular subcompacto que a fiat lançou inicialmente em 1936 o famoso topolino que era um dos menores carros do mundo na epoca este foi fabricado ate 1955 e dois anos depois veio o nuova 500 que e considerado o mais classico dos 500 lançado em 1957 ele provou se extremamente popular por seu design simpatico pelo baixo preço e pela frugalidade na hora de consumir combustivel anos mais tarde virou artigo vintage de boutique e sua fama levou a fiat a colocar no mercado em 2007 o atual 500 o ford five hundred por sua vez foi um carro de vida bem curta lançado em 2004 ele tinha a pretensao de substituir o ford taurus de quarta geraçao aquele que era todo oval e e razoavelmente conhecido no brasil a inspiraçao para seu nome eram os classicos galaxie 500 e fairlane 500 vendidos entre as decadas de 1950 e 1970 embora tenha sido bem recebido pelo publico o ford five hundred mudou de nome quando foi reestilizado em 2007 a pedido de alan mulally ceo da ford na epoca o seda voltou a se chamar ford taurus century encerrando esta lista temos o buick century e o toyota century o primeiro foi um icone norte americano por decadas lançado em 1936 ele foi um dos primeiros modelos da buick a ultrapassar as 100 mph 160 km/h e por isto recebeu o nome century ele teve seis geraçoes ao longo dos anos em diferentes segmentos sendo que a ultima delas vendida entre 1997 e 2005 compartilhava sua plataforma com o chevrolet impala da mesma epoca ja o toyota century e o mais caro e luxuoso de todos os toyota lançado em 1967 ele foi batizado em homenagem ao centenario de sakichi toyoda que nasceu em 1867 e foi o fundador da toyota industries a proposta do carro era simples oferecer aos mais ricos da sociedade japonesa incluindo o presidente e o imperador um seda de luxo fabricado localmente que nao devesse nada as ofertas estrangeiras como rolls royce bentley ou mercedes benz pullman o century so teve tres geraçoes a primeira produzida entre 1967 e 1997; a segunda que durou ate 2017 e a atual a segunda geraçao foi por muito tempo o unico toyota com motor v12
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.