no mes passado fizemos um post sobre carros completamente diferentes de fabricantes e epocas distintas que compartilham o mesmo nome pois um dos nossos flatouters kenji ashimi valeu mais uma vez nos ajudou a lembrar de mais alguns casos esta alias e uma das coisas bacanas de ser um apoiador do flatout o acesso ao grupo secreto onde voce pode interagir com a equipe e mandar sugestoes e dicas para nos ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] novamente o tema aqui nao sao nomes que foram aproveitados pelas fabricantes de formas diferentes como ford maverick ou dodge charger por exemplo mas sim nomes que foram usados por fabricantes diferentes em veiculos que nao tem nada a ver um com o outro como o primeiro exemplo desta lista strada geralmente o que garante o uso de nomes iguais em carros de marcas diferentes e a distancia geografica nao houve problema algum no uso do nome continental pela bentley no reino unido e pela lincoln nos eua contudo aqui mesmo no brasil tivemos uma situaçao curiosa nos anos 1990 havia duas strada no mercado a picape da fiat e a moto da honda a propria fiat ja havia reciclado o nome strada era chamado assim o hachback fiat ritmo no reino unido e nos estados unidos durante a decada de 1980 a picape strada foi lançada no brasil em 1998 e como todos sabemos foi um sucesso tao grande que so em 2020 ganhou uma nova geraçao mas ela nao foi a primeira strada vendida no brasil a honda cb200 strada foi lançada em 1994 para substituir a cbx aero e ocupar o espaço que hoje pertence a twister com um motor de 197 cc e 19 cv potente para a epoca design minimalista e ate que musculoso ela foi vendida ate 2004 quando deu lugar a twister e ainda tem um bonus nas filipinas a mitsubishi l200 triton se chama mitsubishi strada o que nao deixa de ser curioso e que entre 2015 e 2019 a fiat vendeu uma versao rebatizada da l200 chamada fiat fullback que nao fez sucesso e saiu de linha com cinco anos de vida sprinter todo mundo ja andou numa mercedes benz sprinter van de passageiros que foi lançada em 1995 e e vendida no brasil desde 1997 atualmente ela esta em sua terceira geraçao e ja foi vendida nos eua como dodge e freightliner sprinter alem de servir como base para as volkswagen lt e crafter nem todo mundo andou porem em um toyota sprinter a versao mais conhecida e o sprinter trueno ae86 contraparte com farois escamoteaveis ao corolla levin esportivo mas na verdade o toyota sprinter foi uma versao alternativa do toyota corolla no japao por muito tempo desde 1968 quando o corolla ainda estava em sua primeira geraçao ate o ano 2000 na oitava geraçao do corolla tradicionalmente o sprinter tinha uma pegada mais esportiva que o corolla fosse com uma carroceria diferente como o sprinter fastback de primeira geraçao ou por uma nova dianteira como no caso do ae86 caravan no brasil o nome caravan e instantaneamente associado a perua do chevrolet opala e que chegou em 1974 seis anos depois dele a caravan teve uma vida longa durando dezoito anos e so deixando o mercado em 1992 sendo substituida pela suprema a perua do omega a chevrolet brasileira certamente emprestou o nome da opel que historicamente ja chamava suas peruas de caravan na decada de 1990 porem outra caravan tomou seu lugar a chrysler caravan que veio importada da austria a partir de 1995 foi vendida no brasil ate 2007 atravessando duas geraçoes nos eua ela era vendida como chrysler town & country dodge caravan e plymouth voyager a partir de 2008 ela foi substituida pela quinta geraçao da minivan e adotou o nome town & country tambem no brasil mas existe ainda outra caravan a nissan caravan van comercial leve vendida no japao e em outros mercados asiaticos ela e produzida desde 1973 e e mais conhecida no japao como nissan homy mas ela tambem tem outros nomes como nissan urvan nissan impendulo e isuzu como roadster [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 257323 257324 ] o nome roadster talvez seja o que foi utilizado em mais carros diferentes os mais conhecidos talvez sejam dois o mazda roadster nome do mazda mx 5 miata no mercado japones e o tesla roadster o esportivo eletrico baseado no lotus elise/exige que foi o breakthrough da tesla na industria automobilistica o mazda foi lançado em 1989 e o tesla em 2008 mas existiram outros roadsters lançados em outras epocas em 1939 por exemplo foi lançado o singer roadster da extinta fabricante britanica singer um pequeno calhambeque com motor quatro cilindros de ate 50 cv que foi produzido ate 1955 e que apesar do nome tinha versoes de dois ou quatro lugares outro roadster das antigas foi o triumph roadster esportivo com pegada mais luxuosa projetado nos ultimos anos da segunda guerra mundial e lançado em 1946 ele teve vida curta uma versao com motor 1 8 e cambio manual de quatro marchas foi produzida entre 1946 e 1948 e uma versao com motor 2 0 e cambio manual de tres marchas foi feita em 1948 e 19490 ambas somam pouco mais de 4 500 unidades vendidas em 1992 foi a vez do panoz roadster esportivo ultra leve com estrutura tubular e carroceria de aluminio que deriva de um projeto de frank costin projetista que foi um dos pioneiros na aplicaçao avançada de principios aerodinamicos nos automoveis foram feitas apenas 44 unidades entre 1992 e 1996 qundo o panoz roadster deu lugar ao aiv roadster que era muito parecido mas tinha um chassi spaceframe de aluminio tanto o panoz quanto o aiv roadster usavam motores v8 ford o primeiro usava um v8 windsor de 4 95 litros e 220 cv enquanto o segundo adotou o v8 modular de 4 6 litros do mustang svt cobra com 309 cv o smart roadster foi lançado em 2003 um esportivo feito com base na plataforma do smart fortwo devidamente esticada era uma tentativa de aumentar o apelo da marca smart ao mesmo tempo em que aproveitava o layout de motor turbo central traseiro do smart que praticamente implorava para ser usado em um esportivo o motor tres cilindros turbo de 698 cm³ podia entregar entre 60 e 80 cv sempre acoplado a uma caixa semi automatica de seis marchas com aletas para troca de marcha opcionais tambem houve uma versao brabus com motor de 99 cv era um pacote promissor e que vendeu bem mais de 43 000 carros fabricados ate 2005 mas a produçao foi interrompida prematuramente quando a smart teve de consertar milhares de carros por problemas de infiltraçao um reparo caro que tornou o smart roadster inviavel financeiramente por fim o morgan roadster veio em 2004 um esportivo retro como todos os carros da morgan equipado com um v6 ford cyclone de 3 7 litros e 280 cv cambio manual e traçao traseira em um carro de 940 kg o resultado e uma combinaçao explosiva e perigosa se voce nao souber direito o que esta fazendo premio nosso velho conhecido seda do uno o fiat premio tambem aparece nesta lista ele chegou antes foi lançado em 1985 e era um projeto brasileiro assim como a perua elba estes dois carros chegaram a europa atraves do brasil na italia tanto seda quanto perua eram chamados fiat duna o outro premio sem acento e japones ele surgiu em 1996 como uma versao do corona mas em 2001 ganhou status de modelo independente ele e vendido ate hoje no japao e tem ate um irmao gemeo o toyota allion corsa outro carro japones obscuro com um nome bem conhecido no brasil e o corsa nao nosso chevrolet corsa que foi lançado aqui em 1994 e teve duas geraçoes mas o toyota corsa nome alternativo para o toyota tercel carro compacto posicionado abaixo do corolla o toyota corsa era fruto da diversificaçao exacerbada de modelos que rolou no japao a partir da decada de 1980 sendo vendido apenas na rede de concessionarias toyopet da toyota enquanto o tercel ficava com as redes corolla e diesel da fabricante no japao ele foi vendido ate 1999 e obrigou a opel a mudar o nome do corsa para vende lo na terra do sol nascente por la ele se chamava opel vita
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.