no periodo entre o fim dos anos 50 e o inicio dos anos 60 o mundo viveu o inicio da era espacial começou em 1957 quando os sovieticos lançaram ao espaço o primeiro satelite artificial o sputnik 1 que em pouco mais de uma hora e meia estava orbitando a terra o feito marcou o inicio de um periodo de grande desenvolvimento na tecnologia aeroespacial ciencia dos materiais o estudo das propriedades microscopicas moleculares atomicas e subatomicas da materia e sua relaçao com as propriedades macroscopicas e computaçao [gt40 content search= supercarro widget= 1 ] foi tambem em 1957 que paralelamente os estados unidos começaram a trabalhar no desenvolvimento do primeiro aviao bombardeiro movido a energia nuclear em um programa claramente influenciado pelos avanços tecnologicos trazidos e estimulados pela corrida espacial seu nome era xb 70 valkyrie e ele foi desenvolvido primariamente pela north american aviation que entre 1927 e 1968 foi uma das principais fabricantes de aeronaves do mundo e uma das lideres em termos de inovaçoes e tecnologias experimentais o xb 70 valkyrie tinha nao um nem dois muito menos tres quatro ou cinco motores nucleares ele tinha seis e era capaz de voar em mach 3 ou seja tres vezes a velocidade do som ou seja pelo menos 3 700 km/h mas embora tenha de fato saido do papel com dois prototipos funcionais construidos 0 xb 70 valkyrie jamais cumpriu sua missao original nao que ele seja menos interessante ou menos impressionante por causa disto claro atendendo a um dos anseios dos nossos leitores que ja pediram mais materias sobre aviaçao veiculos militares e projetos espaciais vamos agora contar a historia do xb 70 valkyrie a necessidade de um bombardeiro supersonico era 1954 ja 9 anos depois do fim da segunda guerra mundial mas os estados unidos desenvolviam armamentos nucleares a todo vapor afinal o mundo estava no meio da guerra fria e a ameaça de um conflito armado entre os eua e a uniao sovietica era iminente naquela epoca bombas nucleares pesavam dezenas de toneladas e caso fosse preciso transporta los ate a uniao sovietica era preciso ter um aviao grande o bastante para carregar todo o combustivel necessario e tambem veloz o bastante para escapar ileso do raio de explosao desde o inicio da guerra fria em 1947 ja se estudava a possibilidade de adotar reatores nucleares para resolver este problema isto porque em vez das centenas de milhares de litros de combustivel utilizadas por motores turbojato convencionais os motores nucleares precisavam de uma quantidade muito menor de consumiveis como plutonio ou uranio que duravam por muito mais tempo meses e nao horas seria preciso armazenar apenas uma quantidade pequena de combustivel tradicional a ser utilizado apenas durante a decolagem foi em 1955 que a força aerea dos estados unidos united states air force u s air force usaf divulgou um requerimento pra uma aeronave que cumprisse tais requisitos a capacidade de carga e a autonomia de um boeing b 52 stratofortress que em situaçoes extremas podia carregar ate 140 000 kg; e a velocidade de pelo menos mach 2 2 470 km/h duas vezes a velocidade do som de um convair b 58 hustler que era movido por quatro turbojatos general electric j79 ge 5a capazes de entregar 4 700kgf de empuxo cada uma ou seja 18 800 kg de empuxo no total https //www youtube com/watch v=opdr8qmaopg o prazo era longo a u s air force previa que o novo bombardeiro entraria em serviço em 1963 foram emitidos codigos para dois projetos simultanos weapon system 125a para o bombardeiro nuclear que seria referido como b 72; e weapon system 110a para uma versao mais tradicional com motor turbojato como alternativa caso o projeto nuclear nao desse certo e nao deu mesmo [caption id= attachment_204700 align= aligncenter width= 800 ] um dos motores nucleares[/caption] nao foi por falta de esforço e nem de investimento dois prototipos de motores nucleares foram feitos e testados pelas fabricantes general electric e pratt & whitney enquanto convair e lockheed disputavam para conceber o melhor projeto de estrutura e fuselagem dito isto ja naquele ano a propria usaf chegou a conclusao de que seria inviavel a construçao de uma aeronave movida a fissao nuclear mas ainda assim o projeto foi arrastado ate o cancelamento em 1961 quando ja haviam sido gastos us$ 1 bilhao cerca de us$ 8 45 bilhoes em valores atualizados mas o fato de o b 72 ter sido cancelado acaba tornando o xb 70 que era o codinome do weapon system 110a ainda mais notavel ele foi o unico que se tornou uma aeronave operacional e conseguiu de fato atingir a mach 3 usando turbojatos tradicionais os seis motores propocionavam uma visao impressionante vistos de tras assim como o porte fisico da aeronave do papel para os ceus o esquema acima mostra a primeira proposta da naa para o ws 110a um gigantesco aviao com asas trapezoidais e quatro motores turbojato nas extremidades das asas ficam os tanques de combustivel cada um do tamanho de um bombardeiro boeing b 47 a proposta da boeing era semelhante ambos os avioes teriam peso aproximado de 340 000 kg em ordem de decolagem e ao serem examinados pelo general da usaf curtis lemay foram ate ridicularizado isto nao e uma aeronave e uma formaçao de tres avioes ele teria dito de volta as pranchetas naa e boeing aperfeiçoaram bastante o conceito e chegaram a dois conceitos parecidissimos uma aeronave longa com uma enorme asa em formato de delta as diferença principal era o posicionamento dos motores o ws 110a da naa tinha os ja citados seis motores enfileirados na traseira enquanto o boeing utilizava motores em pods separados sob as extremidades das asas apesar das semelhanças o projeto da naa tinha algumas vantagens aerodinamicas isto porque as pontas das asas eram dobraveis para baixo e quando o faziam prendiam a onda de choque gerada pela aeronave quando a barreira do som era quebrada; assim a onda de choque poderia ser utilizada para aumentar a pressao atmosferica sob a asa e consequentemente conseguir mais sustentaçao aerodinamica os efeitos colaterais positivos eram um aumento na superficie vertical da aeronave o que contribuia para mais estabilidade em velocidades supersonicas e uma reduçao consideravel no arrasto aerodinamico o que ajudava a economizar combustivel em setembro de 1957 a u s air force definiu os requisitos oficiais para os prototipos velocidade de cruzeiro de mach 3 a mach 3 2; altitude de voo entre 70 000 e 75 000 pes por volta de 21 000 a 23 000 metros autonomia de no minimo 16 900 km e peso bruto de ate 220 000 kg os procedimentos de pouso e decolagem deveriam ser exatamente os mesmos do boeing b 52 utilizando as mesmas pistas de pouso e hangares estas eram caracteristicas importantissimas um bombardeiro tao rapido seria em tese praticamente imunes a avioes de interceptaçao pois passaria apenas alguns minutos dentro do alcance de um radar inimigo e caso fosse detectado ja estaria longe quando os caças estivessem posicionados para intercepta lo e de qualquer forma na epoca nao havia um caça sovietico sequer capaz de atingir uma altitude tao grande com as vantagens de seu projeto a north american foi a vencedora da competiçao com a boeing e recebeu autorizaçao para iniciar o desenvolvimento dos prototipos em fevereiro de 1958 paralelamente uma especie de concurso cultural foi aberto para que os civis pudessem escolher o nome da aeronave dos mais de 20 000 nomes inscritos valkyrie foi o escolhido north american aviation xb 70 valkyrie [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] derrocada da valquiria https //www youtube com/watch v=v y8brwlp 8 o problema com o xb 70 valkyrie talvez tenha sido justamente o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias na era espacial enquanto o bombardeiro era aperfeiçoado em um programa de 18 meses com o primeiro voo remarcado para dezembro de 1961 os sovieticos nao paravam de trabalhar em um missil superficie ar que fosse capaz de interceptar um bombardeiro supersonico de forma muito mais eficiente do que um caça alem de precisar de calculos mais simples e rapidos os misseis teleguiados nao eram tripulados e custavam menos que os caças a u s air force sabia que era inevitavel o advento de tais misseis sovieticos o que de fato aconteceu em 1960 assim os bombardeiros começaram a atuar em atitudes mais baixas prejudicando a linha de visao dos misseis mas isto acabaria cancelando os beneficios de uma aeronave como o xp 70 que so conseguia atingir sua velocidade maxima em altitudes elevadas voando baixo ele so era um pouco mais rapido do que os b 52 e ja estava custando muito mais caro antes mesmo de ficar pronto para piorar no fim dos anos 1950 começaram a ser empregados os primeiros misseis balisticos intercontinentais icbms que conseguiam fazer o mesmo trabalho de um bombardeiro porem sem tripulaçao sua maior vantagem seria a alta velocidade em trechos que nao eram cobertos pelo alcance dos misseis anti aereos superficie ar como em boa parte da viagem entre os eua e a urss mas nao era o bastante para que o investimento fizesse sentido com o fim do mandato do presidente dwight eisenhower e a chegada de john f kennedy que assumiu o cargo em janeiro de 1961 algumas coisas mudaram conversando com a north american aviation e a nasa que estavam tocando o programa o xb 70 kennedy soube que a pressuposta vantagem que a força aerea do estados unidos sobre a uniao sovietica em termos de armamentos aeronauticos na verdade nao existia em resposta no mes de março daquele ano kennedy ordenou o cancelamento do projeto original citando como motivos a inviabilidade tecnica e economica afinal ja haviam sido gastos us$ 800 milhoes cerca de us$ 6 75 bilhoes em valores atualizados em um bombardeio que tinha poucas chances de penetrar as defesas inimigas por outro lado era inegavel a contribuiçao para a tecnologia aeronautica do xb 70 assim como a necessidade de aproveitar alguma coisa do trabalho feito ate entao depois de tanto investimento a alternativa de kennedy transformar o xb 70 em uma aeronave experimental com foco em explorar as possibilidades de voar a tres vezes a velocidade do som em uma aeronave com potencial para ser um bombardeiro na pratica a ideia era seguir estudando elementos aerodinamicos construçao aeronautica e motores turbojado utilizando o xb 70 como instrumento um orçamento bem mais limitado de us$ 100 milhoes us$ 804 milhoes em 2018 aproximadamente foi aprovado ainda em março de 1961 john kennedy autorizou a fabricaçao dos prototipos que ficaram prontos em 1964 o primeiro em maio e o segundo em outubro ambos os avioes eram identicos com fuselagem e estrutura de aço inoxidado e titanio em paineis do tipo sanduiche com estrutura favo de mel eles tinham seis motores turbojato general electric yj93 ge 3 cada um dos motores entregava 12 700 kgf de empuxo com afterburner totalizando 76 200 kgf somando os seis motores o sistema de combustivel tinha radiadores por toda sua extensao para resfriar o combustivel e evitar superaquecimento ou mesmo auto igniçao dos motores nesta tarefa ele era auxiliado por injeçoes de nitrogenio durante o abastecimento e tambem no sistema de pressurizaçao do combustivel o xp 70 valkyrie tinha 57 6 m de comprimento 32 m de envergadura e 9 1 m de altura a superficie da asa tinha 585 m² de area e o ex bombardeiro pesava 115 030 kg vazio carregado pesava 242 000 kg e o peso limite na decolagem era de 246 000 kg os tanques de combustivel armazenavam 177 000 litros https //www youtube com/watch v=qzawffjqaqc a velocidade maxima aferida foi de 3 309 km/h ou mach 3 1 a velocidade de cruzeiro era de 3 200 km/h e a altitude maxima era de 77 350 pes ou 23 600 metros a velocidade mach 3 foi atingida por 108 minutos espalhados em dez voos ela foi mantida por mais tempo em maio de 1966 32 minutos a historia do north american aviation xb 70 valkyrie começou a acabar em junho de 1966 a segunda aeronave estava participando de uma manobra com outras quatro aeronaves para uma sessao de fotos sob encomenda da general electric que havia fornecido os motores de todos os cinco avioes no fim da sessao o piloto de um dos avioes um calça f 104 starfighter teve a visao bloqueada e acertou a asa esquerda do valkyrie o aviao menor explodiu danificando os dois lemes e os estabilizadores verticais do xb 70 sem eles a aeronave experimental começou a girar descontroladamente https //www youtube com/watch v=fcorwuxlnqo a queda aconteceu pouco depois ao norte da cidade de barstow na california tanto o piloto do f 104 joe walker que era o principal piloto de testes da nasa quanto carl cross que era co piloto do xb 70 morreram al white que pilotava o valkyrie foi ejetado e ficou gravemente ferido com um dos braços esmagados pela porta da capsula de escape os testes com o primeiro aviao continuaram acontecendo ate 1968 no dia 17 de dezembro daquele ano o xb 70 valkyrie deu seu ultimo voo supersonico antes de ser levado em fevereiro de 1969 para a base da força aerea de wright patterson em dayton ohio onde ficaria permanentemente exposto hoje no local funciona o museu nacional da força aerea dos estados unidos e e la que o valkyrie esta ate hoje
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