FlatOut!
Image default
Car Culture História

XJR-15: o outro supercarro que a Jaguar fez na década de 1990

O Jaguar XJ220 sempre será lembrado como o supercarro britânico que, um dia, foi o mais veloz do mundo. Já comentamos, em outras ocasiões, a respeito de sua conturbada história – o plano de usar um motor V12, a troca por um V6 biturbo com origem nos ralis e sua consagração como carro mais veloz do mundo antes do McLaren F1. Acontece que, diferentemente do que muita gente pensa, o XJ220 não foi o único supercarro que a Jaguar fez na década de 1990. O outro é o XJR-15, completamente inspirado nos bólidos que a Jaguar levou para disputar as 24 Horas de Le Mans na época e, veja só, muito mais raro e desconhecido do que o XJ220. Esta é sua história – breve, porém intensa. Jaguar XJR-9 Começou na virada da década de 1990, quando a Jaguar havia acabado de vencer duas edições das 24 Horas de Le Mans praticamente em sequência: primeiro, em 1988, com o protótipo XJR-9; depois, em 1990, com o XJR-12. Contamos a história de ambos neste post, mas não custa relembrar um pouquinho