o jaguar xj220 sempre sera lembrado como o supercarro britanico que um dia foi o mais veloz do mundo ja comentamos em outras ocasioes a respeito de sua conturbada historia o plano de usar um motor v12 a troca por um v6 biturbo com origem nos ralis e sua consagraçao como carro mais veloz do mundo antes do mclaren f1 acontece que diferentemente do que muita gente pensa o xj220 nao foi o unico supercarro que a jaguar fez na decada de 1990 o outro e o xjr 15 completamente inspirado nos bolidos que a jaguar levou para disputar as 24 horas de le mans na epoca e veja so muito mais raro e desconhecido do que o xj220 esta e sua historia breve porem intensa jaguar xjr 9 começou na virada da decada de 1990 quando a jaguar havia acabado de vencer duas ediçoes das 24 horas de le mans praticamente em sequencia primeiro em 1988 com o prototipo xjr 9; depois em 1990 com o xjr 12 contamos a historia de ambos neste post mas nao custa relembrar um pouquinho ambos os prototipos foram desenvolvidos pela jaguar em parceria com a tom walkinshaw racing equipe de corrida fundada por tom walkinshaw ex piloto e engenheiro que no inicio dos anos 1980 colocou o jaguar xj s para correr no campeonato europeu de turismo e venceu [youtube id= 1pwkccnddic width= 620 height= 350 ] sabendo do que ele era capaz a jaguar colocou a twr para cuidar de seu programa para le mans e o resultado foram as ja citadas duas vitorias ambos eram equipados com motores v12 que em sua configuraçao mais extrema rendia mais de 700 cv e foram bem sucedidos na missao de acabar com o reinado da porsche no circuito de la sarthe na frança o sucesso do xjr 9 em 1988 colocou uma ideia na cabeça de tom walkinshaw que criar um superesportivo com base no prototipo com suas credenciais nao foi dificil para tom walkinshaw convencer a jaguar a criar uma divisao especial especialmente para a tarefa a jaguarsport o plano parecia perfeito projetar o supercarro que recebeu o codinome de r9r vende lo a clientes selecionados e esperar as verdinhas entrarem no caixa o carro seria projetado e construido pela twr enquanto a jaguar cuidaria da logistica e das vendas o chassi do tipo monocoque que usava o motor como componente estrutural era exatamente o mesmo do xjr 9 projetada por tony southgate que ja havia desenhado a estrutura do ford rs200 do grupo b de rali e por isso a silhueta de ambos e praticamente a mesma o estilo do carro contudo ficou por conta de peter stevens exatamente o mesmo cara que pouco tempo depois desenharia o mclaren f1 nao e preciso muito tempo para notar semelhanças no estilo dos dois nao e mesmo alias tal como o mclaren f1 o xjr 15 envelheceu muito bem claro certos elementos como farois e lanternas sao bastante datados mas a silhueta do jaguar e bastante atual alias sua carroceria foi a primeira de um carro de rua a ser totalmente construida em fibra de carbono de acordo com a fabricante britanica o motor tambem foi herdado do xjr 9 ou quase era um v12 de seis litros em vez dos sete litros que deslocava o motor do carro de corrida alem disso o v12 recebeu uma calibragem mais civilizada para entregar 457 cv a 6 250 rpm e 58 1 mkgf de torque a 4 500 rpm mas nao se engane estamos falando de um motor todo de aluminio com virabrequim e bielas forjados carter seco e injeçao eletronica sequencial da zytec freios e embreagem eram da ap racing [youtube id= jwx0ej1vipa width= 620 height= 350 ] acoplado a uma caixa manual de seis marchas de competiçao o motor era capaz de levar o carro de ate os 100 km/h com maxima de 307 km/h limitada pelo escalonamento das marchas a suspensao tal qual no xjr 9 era completamente independente com amortecedores bilstein do tipo pushrod e braços triangulares sobrepostos na dianteira enquanto a traseira tinha braços superiores e suportes montados dentro das rodas a fim de economizar espaço para os dutos venturi era um carro de corrida disfarçado de um carro de rua e isto ficava claro ao dar uma olhada no interior fibra de carbono exposta nas soleiras das portas e no painel com um acabamento rustico e o minimo necessario para esconder as raizes do carro os dois bancos eram uma peça so para economizar espaço o volante tinha base reta e sequer havia carpete forrando o assoalho o que nao impedia o xjr 15 na sua condiçao de superesportivo de custar uma fortuna us$ 960 mil na epoca ou us$ 1 7 milhao em dinheiro de hoje na nossa moeda sao r$ 5 3 milhoes em conversao direta e tambem nao impediu que 53 pessoas garantissem seus exemplares que foram entregues entre 1990 e 1992 na epoca do lançamento a jaguarsport anunciou que criaria uma categoria monomarca para o xjr 15 a jaguar sport intercontinental challenge realizada em 1991 tres corridas aconteceriam antes dos grandes premios de monaco silverstone e spa francorchamps de formula 1 e dezesseis carros foram inscritos a jaguar sport fornecia suporte tecnico e infraestrutura para as equipes e o vencedor levaria um premio de us$ 1 milhao [youtube id= nrh2_1tigs0 width= 620 height= 350 ] a competiçao durou so um ano em 1992 a produçao do xjr 15 foi encerrada e o programa extinto o motivo a jaguar queria focar no xj220 que como sabemos acabou sendo o supercarro certo no momento errado o carro que aparece na galeria abaixo e o xjr 15 nº 021 produzido em 1991 e com menos de 1 400 milhas 2 250 km no hodometro ele esta anunciado no site classic driver e a concessionaria que o esta vendendo pede £ 400 000 por ele ou r$ 1 56 milhao considerando o valor de um exemplar quando novo podemos estar diante de uma pechincha
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