projetos antigos que sobrevivem por decadas nem sempre sao defasados na maioria dos casos na verdade eles simplesmente perduram por nao haver melhor substituto e o caso da yamaha yz250 que completa 46 anos de vida em 2020 e nao parece disposta a se aposentar tao cedo nao estamos falando de uma motocicleta de rua mas sim de um veiculo de competiçao a yamaha yz250 carinhosamente conhecida por seus fas como yammy yz e uma lenda do motocross e das provas de enduro no deserto um icone que foi lançado em 1974 e continua em produçao 46 anos depois e cuja influencia pode ser sentida nao apenas em toda a historia do motocross mas tambem nas motos de rua incluindo minha humilde xtz 150 crosser cujos visual e certas caracteristicas tecnicas como a suspensao traseira sao visivelmente influenciados pela yammy yz250 esta e sua historia que para os admiradores se confunde com a propria historia do motocross nos estados unidos isto porque para começar a yamaha yz250 nao foi concebida no japao pela propria yamaha ela foi o trabalho de entusiastas gente que vivia de correr de moto em estradas de terra a familia jones tradicionalissima no meio que tambem era responsavel pela equipe norte americana da yamaha nas provas de motocross a primeira yamaha yz foi feita por ele para seu filho gary jones que começou a competir em 1967 aos 15 anos de idade e dois anos depois ja fazia parte do primeiro escalao da equipe nao por sua linhagem mas por seu talento o mesmo com o qual ele em 1972 conquistou seu primeiro titulo na categoria inter am da american motorcyclist association a moto que gary jones utilizava era uma yamaha dt 1 esta sim um projeto japones ainda muito parecida com uma motocicleta street ate mesmo no uso de dois amortecedores na traseira don jones foi o responsavel por trocar a suspensao traseira por um sistema monobraço ainda com dois amortecedores o motor original era um dois tempos arrefecido a ar com 249 cm³ e potencia proxima dos 30 cv e nao era so isto a moto de gary jones tambem ganhou um novo bloco feito por seu pai um quadro modificado e um tanque de combustivel maior reza a lenda que para aprovaçao da matriz a moto foi enviada ao japao para ser inspecionada com a inscriçao a2z no tanque feita por don jones de proprio punho indicando que ela havia sido modificada de a a z quando voltou para os eua devidamente aprovada e sem modificaçoes diga se a motocicleta havia sido rebatizada como yz simplesmente porque a2z estava fora dos padroes da fabricante de todo modo esta primeira motocicleta feita por don jones serviu de base para que a yamaha desenvolvesse a versao de produçao que foi lançada em 1974 foi ja no ano seguinte que outro elemento crucial na yz250 foi incorporado o sistema monoshock que dispensava os dois amortecedores nas laterais por uma unica peça posicionada abaixo do banco ha duas vantagens simples no arranjo especialmente ao rodar sobre pisos irregulares primeiro a carga e toda concentrada em apenas um ponto o que melhora a estabilidade e a manobrabilidade da motocicleta segundo como o amortecedor fica posicionado a frente do eixo traseiro o movimento do braço nao e transferido diretamente para a suspensao o que tambem se traduz em maior estabilidade e controlabilidade o primeiro a utilizar o sistema monoshock foi o sueco hakan andersson que em 1973 havia conquistado sua primeira vitorua com uma moto da yamaha dotada do sistema foi esta a inspiraçao para que esta suspensao traseira fosse adotada na yz de produçao a partir de 1975 a principio com um braço de aço que foi substituido por uma pela de aluminio em 1978 apos modificaçoes menores nos anos seguintes foi em 1982 que a yamah yz passou por sua primeira revoluçao a adoçao de um novo motor de arrefecimento liquido e da tecnologia ypvs yamaha power valve system na pratica uma valvula pneumatica modificava a altura da janela de admissao da camara de combustao de acordo com a faixa de rotaçoes o que permitia um melhor aproveitamento da mistura e tornava o motor mais elastico o restante das modificaçoes feitas naquele ano nao foi exatamente eficaz a adoçao de um radiador montado no garfo por exemplo prejudicou a manobrabilidade da motocicleta o que levou a sua relocaçao para o quadro no ano seguinte em 1986 a yamaha yz250 passou por outra mudança completa com um novo quadro freio dianteiro de acionamento hidraulico e o amortecedor traseiro instalado em uma posiçao mais baixa o que melhorou bastante sua eficiencia em 1989 a suspensao dianteira recebeu garfo invertido o que novamente auxiliava na estabilidade mas foi alvo de criticas por alguns dos seus adeptos que preferiam a confiabilidade do garfo convencional modificaçoes incrementais foram realizadas na suspensao nos primeiros anos da decada de 1990 bem como alteraçoes esteticas drasticas incluindo a adoçao de novas carenagens e do tanque de combustivel em forma de vulcao que a partir dali tornaria se a cara das motocicletas off road a grande modificaçao porem veio em 1999 quando a yamaha adotou um novo motor que acompanharia a yammy yz pelos ultimos 20 anos de sua existencia o projeto feito do zero substituia o motor quadrado com curso e diametro identicos de 68 mm por uma configuraçao de curso longo 72 mm enquanto o diametro era de 66 4 mm com isto a resposta em baixas rotaçoes melhorou bastante com pico de 4 23 kgfm de torque a 7 500 rpm e a potencia subiu para 48 8 cv a 8 800 rpm https //www youtube com/watch v=sqqu3tpoqgm em 2004 foi realizada a ultima grande mudança de projeto a yz ganhou o quadro de aluminio e a geometria de suspensao que manteve ate o fim de 2019 o que mudou dai em diante foram detalhes na suspensao com a adoçao de uma mola de titanio na traseira em 2006 e mudanças menores nas soldas do chassi e materiais da estrutura visando pequenas reduçoes de peso o grande trunfo da yamaha yz250 foi manter se competitiva ao longo dos anos em quatro decadas e meia ela foi responsavel por cinco titulos nacionais de motocross da ama e nove titulos de supercross sendo que o mais recente deles foi conquistado em 2004 alem disso o publico amador que pilota competitivamente ou apenas gosta de se aventurar em trilhas aos finais de semana tambem ajudou a segurar a yz250 na linha de produçao por tanto tempo
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