se voce nao entendeu ate agora o motivo da bmw nao ligar para a enxurrada de criticas que recebe diariamente a respeito de seu estilo atual altamente controverso perceba que e tudo de proposito a empresa tem uma longa tradiçao de soltar coisas no mercado que irritam muita gente mas com o tempo viram classicos respeitados [caption id= attachment_341930 align= aligncenter width= 999 ] o novo z4 coupe[/caption] sim hoje e um pouco diferente o povo em geral nao gostava muito desses carros estranhos da marca e os entusiastas os viam com bons olhos hoje parece ser o inverso o que tambem mostra claramente que a populaçao nao confia nem quer mais ouvir os experts em nenhum assunto todo mundo acredita que pode saber de tudo usando ferramentas como google e chatgpt mas de qualquer forma esta tradiçao vem de algum tempo atras mais claramente desde que o americano chris bangle tomou as redeas do estilo da bmw e criou suas flame surfancing e colocando seu nome na historia o bangle butt se o seo hoffmeister tem um kink o bangle tem um butt cada um fica famoso do jeito que merece [caption id= attachment_341966 align= aligncenter width= 999 ] o bangle butt original[/caption] mas nao importa hoje todo mundo faz carros influenciado pelo que bangle fez nos anos 2000 principalmente e toda critica ferrenha que rolava para cima e para baixo na epoca que esses carros eram novos hoje totalmente esquecida na epoca a liderança da bmw apoiou o estilo controverso de bangle e isso deu certo por que motivo faria diferente agora engraçado notar uma coisa tudo pode ficar maluco quanto quiser no estilo mas o serie 3 continua discreto e com proporçoes boas os cupes e m3 ate podem ganhar enormes dentes de castor ou pior partes femininas mas o serie 3 nao e a aposta segura num mar de coisa maluca este fim de semana finalmente tivemos uma pausa neste festival de coisa feia que tem saido dos intestinos de munique direto para suas lojas sem escrupulo nenhum aconteceu num ambiente chique talvez o lugar mais belo do mundo o lago de como aos pes dos alpes no norte da italia no concurso de elegancia de villa d’este um castelo renascentista de 1565 que hoje e um hotel de luxo e o z4 coupe uma reediçao clara do original z3 coupe de 1998 o novo coupe na verdade uma peruinha com uma porta hatchback traseira e realmente belissimo e a resposta e os pedidos de uma versao de produçao sao avassaladores fazia tempo que nao viamos um bmw tao bonito mas pouca gente lembrou que provavelmente a irredutibilidade frente a criticas externas do design bmw nasceu provavelmente exatamente aqui no z3 coupe de 1998 o famoso sapato de palhaço z3 breadvan ou como diziam os alemaes turnschuh ou sapato esportivo este carro foi extremamente controverso quando saiu; dividiu veementemente os entusiastas entre os que achavam o carro lindo e maravilhoso e os que o achavam uma aberraçao estilistica que nunca devia ter aparecido apertando repetidamente o botao desver ao mesmo tempo que gritam chorando ajoelhados meus ooooolhos ame ou odeie; indiferença nao existe aqui e a receita basica pra um classico sem sobra de duvida o sapato de palhaço hoje e um dos mais cobiçados bmw da historia ajudado pela raridade se quase 300 mil z3 existem mundialmente menos de 18 mil coupes foram fabricados no lançamento do hoje conhecido z3 clownshoe o material de imprensa usava uma palavra alema eigenwillig que supostamente significa determinadamente indo por seu proprio caminho dizia tambem que o desenho deve gerar bastante discussao e discussao ele gerou entendeu agora nao adianta fazer piada e reclamar a bmw fara ouvidos moucos so esta fazendo o que sempre deu certo para ela e a sua discussao e o seu meme bem falem mal mas falem de mim como diria um certo paulo famoso o sapato de palhaço original a historia aqui e mais uma daquelas de gente querendo fazer mais do que lhes foi pedido a historia do z3 coupe começou quando um grupo de cinco engenheiros de desenvolvimento pegam um dos primeiros prototipos do z3 que estava destinado a destruiçao escondem ele num canto das vastas instalaçoes de pesquisa e desenvolvimento em munique e começam a tentar imaginar um z3 que fosse mais orientado para alto desempenho e nao passeios tranquilos a beira mar como parecia ser o objetivo do roadster https //flatout com br/aceleramos o bmw z3 na estrada dos romeiros/ a ideia deles acaba colocando um hatchback atras para tornar o carro mais pratico mas o estilo ficou esquisito e acabam conversando com o departamento de estilo profissional da empresa que adora a ideia e prepara algo para aprovaçao dizem que quando wolfgang rietzle chefe de engenharia da bmw e pai do e36 e do range rover 2002 viu o design pela primeira vez um silencio sepulcral pairou sobre um estudio por um tempao deixando todo mundo desconfortavel [caption id= attachment_341947 align= aligncenter width= 999 ] com o irmao z3[/caption] todo mundo envolvido neste projeto sabia que as chances eram pequenas aqui o z3 fora concebido como um roadster barato um miata alemao mas que nao seria fabricado na alemanha em um de seus primeiros passos para se tornar o gigante multinacional que e hoje os objetivos de custo ambiciosos do z3 obrigaram a bmw a procurar mao de obra mais barata a foram achar em spartanburg carolina do sul nos eua e uma das primeiras fabricas mundiais da bmw que antes teve algumas subsidiarias independentes como na africa do sul mas aqui pretendia que os z3 fossem vendidos no mundo todo a partir dos eua parentese aqui quando trabalhei na alemanha em 1997 a conversa basica dos alemaes sobre a fabrica da bmw no sul dos eua e que nunca iria dar certo o motivo que eles davam era de doer na epoca mas vai soar muito pior hoje a fabrica nao ia dar certo por ter muitos afrodescendentes juro as historias que me contavam me deixaram estupefato sem saber o que dizer mesmo com as sensibilidades menos sensiveis de 1997 lembro de ter dito a mim mesmo entao isso que e racismo o fato e que esse pessoal bonzinho ai desceu ate a carolina do sul e nunca mais voltou de la se agiram como os alemaes aqui no brasil logo esqueceriam o racismo por descobrir que esquecendo isso as oportunidades sexuais aumentavam exponencialmente; sexo e miscigenaçao ainda e uma maneira divertidissima de se acabar com as noçoes de racismo mas divago o fato e que o z3 cupe era uma venda dificil para a liderança da bmw por exigir coisas nao planejadas desde o inicio o design porem fez seu dever de casa foi justamente a praticidade e a originalidade da carroceria que acabaram por convencer rietzle este aparentemente dormiu no assunto e acordou adorando o carro [caption id= attachment_341969 align= aligncenter width= 999 ] o volvo 1800es[/caption] a inspiraçao foram basicamente dois carros do passado o mgb gt e o volvo p1800es ambos lançados entre 1972 e 1973 embora nao mencionado pela bmw em 1969 existia o mais moderno desenhado pelo estudio ogle reliant scimitar se5 e nao vamos esquecer que aquele outro sapato de palhaço o jaguar e type de 1962 tambem tinha uma porta traseira https //flatout com br/mgb e mgb gt juntos flatout classics/ a base era obviamente o z3 um carro diferente basicamente a frente do bmw serie 3 e36 com modificaçoes caixa de direçao mais rapida uma delas e a traseira do anterior e30 compartilhava a plataforma diferente com o e36 compact mas tinha uma posiçao de dirigir bem mais baixa e para tras era diferente do resto da linha assim a suspensao dianteira era mcpherson mas com as colunas bem inclinadas para tras e para o centro; a traseira era bem mais simples que a multilink do e36 usando os braços arrastados da anterior e30 o roadster para ser barato começava com motores 4 em linha aspirados mas o coupe inerentemente mais caro e especial receberia apenas os motores seis em linha com 2 8 litros ou os 3 2 litros dos z3 m coupe depois um 3 litros normal tambem apareceria no lugar do 2 8 litros o teto deu mais rigidez ao carro o que era o objetivo dos engenheiros desde o começo; acabou 26% mais rigido mesmo com a porta traseira e isso com pouco aumento de peso a bmw declarava apenas 21 kg a mais no cupe conseguidos quando se deleta o pesado teto conversivel lembrem se mas a revista car & driver americana encontrou numeros diferentes medindo o z3 coupe que testaram em 1998 era 14 kg mais leve que o m roadster equivalente e nada menos que 90 kg mais leve que o m3 e36 entao corrente com o mesmo motor e cambio os seis em linha aspirados ajudam o carro hoje a ter um status lendario mesmo o 2 8 litros e um motor forte cheio de torque em baixa e giro alto e e suave e soa sofisticado como poucos dava 192 cv a 5300 rpm e 28 mkgf a 3950 rpm para um peso total de apenas 1300 kg divididos quase exatamente meio a meio em cada eixo 50 4/49 5% segundo a car & driver a partir do ano 2000 vira 3 0 com 231 cv e 30 6 mkgf o m coupe americano como o m3 recebia o 3 2 litros de 240 cv uma versao maior do motor basico mas a versao europeia tinha o motor bem mais interessante um seis em linha de 3 2 litros com cabeçote diferente seis borboletas individuais de injeçao e nada menos que 320 cv a 7400 rpm era limitado a 250 km/h mas fazia o zero a 100 em 5 4 segundos todos eles eram equipados com cambio manual de cinco velocidades e tinham suspensao recalibrada para maior rigidez e nova missao o carro era simplesmente sensacional recebendo apenas elogios de todos que o dirigiram aqui nao ha controversia a mistura de uma carroceria menor e mais leve e agil com os motores seis em linha mais deliciosos que a bmw ja fez nao podia resultar em nada diferente o carro foi produzido ate 2002 e permanece firmemente na categoria de classico hoje a primeira geraçao do z4 que veio em seguida teve tambem seu m coupe um carro hoje meio esquecido tambem; mas nao e para menos o z3 sapato de palhaço foi algo tao incrivel que qualquer coisa que viesse depois tinha literalmente sapatos grandes demais para encher see wht i did there ha slap mas de qualquer forma agora tanto tempo depois fazer um z4 inspirado nele e uma boa ideia o carro atual nao parece chamar atençao de ninguem o que torna o investimento em uma nova geraçao algo duvidoso um carro bonito assim e com tanta historia legal por tras ja teve sucesso em mudar isso faça ele virar algo de verdade bmw nao vai se arrepender
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