hoje e dia de jogo do brasil a seleçao vai enfrentar a servia no ultimo jogo da primeira fase da copa do mundo como para nos praticamente tudo e desculpa para falar de carros nao vai ser diferente desta vez vamos aproveitar para contar a historia do carro servio mais famoso do planeta o zastava koral que voce provavelmente conhece como yugo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] talvez voce tambem conheça a reputaçao do yugo se nao conhece fique sabendo que ele e considerado um dos piores carros do planeta o que nao e uma reputaçao 100% justa mas que tem suas razoes de ser por outro lado o yugo tambem ja foi motivo de orgulho para sua fabricante a zastava entao nos parece apropriado contar esta historia hoje e precisamos começar com um pouco de historia de fato o yugo e chamado assim porque sua fabricante a zastava foi fundada na republica socialista da iugoslavia o hatchback feito com base no fiat 147 porem disponivel com motores de outras origens começou a ser fabricado em 1977 e saiu de linha em 2008 neste meio tempo a iugoslavia que era um pais formado pela uniao federativa de seis republicas começou a se dissolver em 1991 como uma das consequencias do fim da guerra fria as naçoes que compunham a iugoslavia eram servia que incluia a voivodina e kosovo duas regioes autonomas croacia montenegro eslovenia bosnia e herzegovina e macedonia durante a guerra fria a iugoslavia fazia parte do movimento nao alinhado associaçao dos paises que buscavam uma posiçao neutra no conflito entre as duas superpotencias da epoca nao estavam do lado dos americanos e nem dos sovieticos e preocupavam se mais em resolver seus proprios problemas focando se no combate a pobreza no desenvolvimento economico e no caso dos paises iugoslavos em conseguir autonomia politica visto que todos os seis paises tinham um unico chefe de estado ocupando uma posiçao vitalicia assim em junho de 1991 croacia e eslovenia deram o primeiro passo ao declarar independencia e realizar eleiçoes presidenciais em setembro foi a vez da macedonia seguida pela bosnia e herzegovina neste ultimo caso houve um conflito armado que durou ate 1995 pois uma parcela significativa da populaçao da bosnia era composta por servios e croatas e boa parte do territorio do pais passou a ser considerada uma zona de disputa a chamada guerra da bosnia envolveu tambem a croacia e o restante da republica da iugoslavia composta basicamente por servia e montenegro que formaram um unico pais ate 2008 e resultou em 250 000 mortos e importante colocar este contexto na historia porque a situaçao tensa da iugoslavia afetou diretamente a industria automotiva local que tem no yugo seu veiculo mais emblematico por uma serie de razoes um canhao anti aereo zastava m55 a zastava foi fundada como uma fabricante de equipamentos militares em 1853 no fim da decada de 30 a companhia começou a produzir veiculos começando por uma frota de utilitarios ford montados sob licença para exercito da iugoslavia na decada de 1940 foi a vez dos jeeps que eram produzidos no mesmo esquema sob licença da willys overland e apos a segunda guerra mundial passaram a ser vendidos a civis a produçao durou ate o inicio dos anos 1950 quando a zastava firmou sua duradoura parceria com a fiat mais precisamente em agosto de 1954 tres meses depois teve inicio a montagem de modelos da fiat como o compacto 1100 e o medio 1400/1900 sembre batizados de acordo com o deslocamento do motor em cm³ no entanto o modelo de maior destaque nesta primeira fase da parceria foi o fiat 600 que logicamente era chamado zastava 600 na iugoslavia o zastava 600 foi produzido entre 1955 e 1985 e sem duvida foi o responsavel por mostrar a sua fabricante que seu negocio eram mesmo os carros populares ao longo de 30 anos o motor quatro cilindros arrefecido a agua passou de 633 cm³ e 28 cv para 767 cm³ e 30 cv em 1962 passando a se chamar zastava 750; e finalmente 848 cm³ em 1980 quando foi introduzido o zastava 850 que tambem tinha freios a disco na dianteira e cambio totalmente sincronizado em 1971 a zastava começou a fabricar sob licença o fiat 128 que havia sido lançado na italia em 1969 e era o primeiro carro da fiat com motor dianteiro transversal e traçao nas rodas da frente a ideia ja havia sido explorada na europa pelo mini original lançado no reino unido em 1959 mas historiadores automotivos concordam que foi o fiat 128 que aperfeiçoou e popularizou o layout que nao demorou para ser adotado pelas companhias rivais e tornar se o padrao no segmento a versao da zastava para o fiat 128 se chamava no inicio zastava 128 outros nomes foram adotados posteriormente como zastava 101 e zastava skala o carro era um tres volumes de duas ou quatro portas com tampa traseira hatchback em certas versoes que primava pelo baixo consumo de combustivel pelo bom espaço interno para seu tamanho e pelo baixo preço nao demorou para que tambem se tornasse um sucesso e abrisse espaço para um novo modelo derivado de um fiat o fiat 127 e velho conhecido dos brasileiros porem com outro nome e outro visual 147 na europa ele foi lançado em 1971 posicionado abaixo do 128 em porte porem em uma faixa de preço semelhante informaçoes precisas a respeito dos primeiros yugo sao dificeis de encontrar o que nao nos surpreende mas a escassa literatura a respeito da epoca diz que o primeiro yugo foi fabricado como zastava 102 em 2 de julho de 1977 o carro usava a plataforma do fiat 127 porem com componentes mecanicos e alguns detalhes de acabamento do fiat 128 seu estilo era proprio com mais linhas retas do que o 127 e foi possivelmente influenciado pelo visual de outro derivado do fiat o autobianchi a110 a produçao em massa teve inicio em 1980 com motores quatro cilindros de origem fiat 0 9 litro e 45 cv ou 1 3 litro e 65 cv ou peugeot 1 1 litro e 55 cv os motores eram todos carburados ate o fim dos anos 1980 quando foram introduzidos os primeiros modelos com injeçao eletronica bosch o visual do yugo era tao desarmonico que ficava charmoso e o conjunto mecanico ja tinha sua robustez mais do que comprovada no mercado iugoslavo era um automovel simples eficiente e que permitia que muitos reparos fossem realizados em casa nos paises da iugoslavia alias era preciso que o carro tivesse um problema muito serio para que seu dono resolvesse leva lo a uma oficina o sucesso foi tanto que a zastava logo começou a exportar automoveis para os estados unidos e o reino unido [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] nos eua o reponsavel pela importaçao do yugo foi malcolm bricklin que em 1982 foi ate a iugoslavia para fechar negocio com a zastava com sua ajuda foi aberta a yugocars inc em sun valley na california que começou a importar os carros em 1985 e o fez ate 1992 com um total de 141 651 carros vendidos em solo norte americano ja no reino unido o yugo foi vendido pela zastava cars gb subsidiaria britanica da empresa iugoslava que começou a operar em 1981 de inicio apenas o zastava 128 era vendido mas em 1983 o yugo chegou ao mercado britanico em ambos os empreendimentos a zastava procurou investir na imagem de carro barato e robusto do yugo que era vendido como um carro que cabia na vida de qualquer pessoa [youtube id= 8hoyc7vt8qo width= 620 height= 350 ] e nos primeiros anos o pequeno hatchback iugoslavo de fato foi bem recebido em boa parte graças a uma campanha de marketing bastante agressiva que deu resultado o yugo tornou se popular entre quem precisava de um carro barato e economico mas tambem fez relativo sucesso entre aqueles que procuravam um segundo ou terceiro carro para a familia no dia a dia acontece que a boa fase nao duraria muito e assim voltamos a parte historica da coisa o yugo era um carro fabricado com componentes vindos de toda a iugoslavia a parte eletrica vinha da eslovenia e da bosnia; o interior e os freios vinham da croacia; os cintos de segurança as fechaduras e os retrovisores vinham da macedonia; e os componentes restantes eram produzidos na servia onde o yugo era montado ate o fim dos anos 80 este sistema funcionava bem ate mesmo quem trabalhava na produçao do yugo na epoca diz hoje em dia que os anos de 1988 e 1989 foram a era de ouro do carro havia componentes de boa qualidade e uma preocupaçao grande com a montagem e o acabamento com o crescimento da tensao politica na regiao porem a situaçao tornou se o oposto o começo de uma guerra civil comprometeu severamente o transporte de componentes entre os paises que integravam a republica da iugoslavia e como resultado os yugo fabricados entre 1992 e 1996 tinham qualidade muito pior sendo feitos com peças que haviam sobrado dos anos anteriores e pessimo controle de qualidade a ponto de serem entregues as concessionarias com partes do interior se soltando a produçao caiu vertiginosamente de 200 mil unidades fabricadas em 1988 em 1992 apenas 14 000 carros foram produzidos em 1993 e 1994 foram fabricados 7 000 carros e uma leve recuperaçao elevou este numero para 9 000 em 1995 a partir de 1996 quando a antiga iugoslavia agora servia e montenegro começou a dar sinais de recuperaçao a produçao começou a aumentar lentamente mas foi algo apenas temporario do fim dos anos 1990 ate 2008 o yugo foi fabricado em menor quantidade depois de receber modificaçoes na dianteira e no painel de instrumentos o zastava yugo deixou de ser fabricado em 2008 com 794 428 exemplares produzidos em 31 anos
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